64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
ETNOMATEMÁTICA: a matemática descomplicada |
Ana Priscila de Sousa Sampaio 1 Antonio Fagner dos Santos Sousa 1 Francisco Ferreira Gomes Júnior 1 Maria Keliane Macêdo Monteiro 2 Maria Leidiane Macêdo Monteiro 1 Raimunda Ferreira Lima 1 |
1. Acadêmico do Curso de Matemática do Programa Darcy Ribeiro/UEMA 2. Acadêmica do Curso de Física do Programa Darcy Ribeiro/UEMA |
INTRODUÇÃO: |
A etnomatemática consiste em um conjunto de matemáticas específicas de cada cultura, estando presente em ações diárias e diferentes profissões. Com o intuito de enriquecer e dinamizar o ensino da matemática, num contexto em que a mesma é encarada de forma hostil por grande parte dos educandos, que a julgam difícil e sem aplicação prática no cotidiano, é preciso propor ações que integrem conhecimentos matemáticos formais e não formais, tornando o ensino/aprendizagem desta ciência mais significativo. Dessa forma, faz-se necessário a valorização do conhecimento matemático que o aluno traz do meio em que está inserido, bem como a realização de um estudo que não se restrinja à simples compreensão desse conhecimento, mas que procure entender o ciclo das gerações, organização intelectual, social e a forma como este é produzido e difundido. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma pesquisa de campo aliada a um levantamento bibliográfico que buscou compreender e relacionar os conhecimentos matemáticos às atividades profissionais do cotidiano, conferindo-lhe assim, um caráter qualitativo. O estudo foi realizado por meio de visitas a domicilio de lavradores, carpinteiros e pedreiros, onde os mesmos foram entrevistados. Partes das entrevistas foram filmadas e transcritas em forma de relatório que em seguida foram analisados e comparados à matemática escolar. Os sujeitos da pesquisa são pessoas humildes não escolarizadas, mas que desenvolveram habilidades matemáticas essenciais para execução de suas profissões. Os resultados obtidos foram expostos à academia e comunidade do município de Barra do Corda – MA em feira científica. Para facilitar a exposição dos dados, foram confeccionadas maquetes e produzidos painéis e vídeos. |
RESULTADOS: |
Identificação de conteúdos que podem ser trabalhados sob a ótica da etnomatemática, com o intuito de valorizar os saberes matemáticos que os alunos trazem do meio em que vive e desenvolver estratégias de ensino que contribuam para a compreensão da diversidade das matemáticas praticadas pelos os mesmos nos mais diversos contextos socioeconômicos e políticos-culturais. A etnomatemática é pouco difundida, mas é uma ferramenta pedagógica apta e eficiente para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, que estabelece um elo entre interdisciplinaridade, flexibilidade na sequencia dos conteúdos e a aprendizagem interativa. Sendo importante ressaltar que a etnomatemática não veio substituir a matemática formal, mas auxiliá-la ao ponto que integra conhecimentos matemáticos formais e não formais, dinamizando e enriquecendo esta ciência. |
CONCLUSÃO: |
Na área de Educação Matemática, destaca-se a preocupação quanto à dimensão cultural no ensino e na aprendizagem da mesma. Esta tem sido enfatizada através do surgimento da linha de pesquisa da Etnomatemática, que apresenta características específicas, constituídas por um conjunto de saberes matemáticos de uma cultura. A análise etnomatemática das profissões de lavrador, carpinteiro e pedreiro, permitiu o conhecimento de uma linguagem matemática diferente da encontrada nos livros didáticos e no vocabulário dos professores. Com este estudo foi possível conhecer práticas relacionadas às profissões e saberes matemáticos dos sujeitos da pesquisa. Esses profissionais não julgavam aplicar a matemática em sua profissão e por esta razão acreditavam que não poderiam contribuir com este trabalho. No entanto, suas informações foram essenciais para concretização do mesmo. Em face do exposto, é notório que a matemática extrapola os limites da sala de aula, havendo uma diversidade na forma de desenvolvimento e aplicação dos conteúdos. Cálculos de área, perímetro, volume; espaço; regra de três simples e porcentagem, são exemplos de temas que permeiam a etnomatemática e, portanto, podem ser trabalhados de forma lúdica e dinâmica tornando o processo de ensino/aprendizagem prazeroso e significativo. |
Palavras-chave: Etnomatemática, Ensino, Interdisciplinaridade. |