| 64ª Reunião Anual da SBPC |
| A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química |
| Análise do uso dos Softwares educacionais na formação dos discentes de Licenciatura em Química |
| Aline Mendes Gomes 1 Iane Anunciada de Souza 1 Poliana Pereira Ferrais 1 Maria Leopoldina Veras Camelo 2 Delza Cristina Guedes Amorim 3 |
| 1. Bolsista do PIBID de Licenciatura em Química do IF SERTÃO -PE, Campus Petrolina 2. Coordenadora Institucional do PIBID IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina 3. Coordenadora do subprojeto de Licenciatura em Química do PIBID IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina |
| INTRODUÇÃO: |
| Este estudo teve como objetivo analisar o uso dos softwares educacionais na formação dos discentes de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina e identificar como os softwares ChemSketch e ChemWindow, influenciam na elaboração e desenvolvimento de aulas tornando-as mais dinâmicas contribuindo para maior aproveitamento discente. |
| METODOLOGIA: |
| Para subsidiar este trabalho, recorreram-se a entrevistas com 50 % dos docentes da área de química lotados na coordenação do curso de Licenciatura em Química, observação de uma aula onde a professora e alunos utilizaram os softwares específicos, e entrevista com os discentes acerca do uso desse recurso, o que consolidou a pesquisa. |
| RESULTADOS: |
| A aula foi do componente curricular Química Orgânica III, ministrada para alunos do sexto período de Licenciatura em Química que tiveram oportunidade de vivenciar e visualizar as estruturas do íon molecular de diferentes compostos orgânicos, além de realizar fragmentações gerando os cátions radicais possíveis, permitindo avaliar aspectos relacionados à aprendizagem em Espectrometria de Massas. Os dados foram coletados por meio de questionários; gravações, em áudio; elaboração de uma aula de Química, envolvendo as tecnologias: quadro e pincel, e os softwares Chemwindow e Chemsketch. As análises foram feitas segundo a seguinte perspectiva: avaliação dos alunos a respeito da utilização dessas tecnologias no ensino de química. |
| CONCLUSÃO: |
| A partir dessas análises, foi possível perceber que o desenvolvimento das atividades de forma combinada entre tecnologias favorece a aprendizagem, visto que, os discentes conseguem compreender e visualizar as estruturas e fragmentações de modo a fortalecer o processo de aprendizagem. A importância de se ter conhecimento e domínio da ferramenta permitiu proporcionar uma aula com um bom rendimento e interesse dos discentes, o que sugere que, na utilização dos softwares, o importante é saber adequar essa ferramenta no âmbito de educacional. |
| Palavras-chave: Tecnologia educacional, Softwares, Método de ensino de química. |