64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Escolha de famílias em cana-de-açúcar via Modelos Mistos
Islan Diego Espindula de Carvalho 1
Jackson Veríssimo Tadeu da Silva 1
Lud’milla Monique Ferreira Dorvillé 1
Kleyton Danilo da Silva Costa 2
José Pedro da Silva 2
José Wilson da Silva 3
1. Graduando no Centro de Ciências Agrárias-UFAL
2. Mestre em Produção Vegetal CECA-UFAL
3. Orientador
INTRODUÇÃO:
O sucesso da exploração da cana-de-açúcar está condicionado principalmente aos programas de melhoramento, nos quais o objetivo é selecionar variedades mais produtivas e com características de interesse agronômicos e industriais. As metodologias de seleção ganharam importância quando os melhoristas começaram a conhecer mais sobre as herdabilidade das características envolvidas na produção, pois este conhecimento permite antever a possibilidade de sucesso na seleção SANTOS & NASPOLINI FILHO (1986). Nas primeiras fases de seleção nos programas de melhoramento de cana-de-açúcar, o uso de famílias pode ser preferido quando a triagem é pratica baseada em caracteres de baixa herdabilidade, tornando o processo de seleção mais efetivo. Estudos mostrando o potencial de famílias com valores genotípicos superiores quando comparados com outras de valores inferiores, evidenciam que a seleção com base nas melhores famílias é efetiva para identificar quais delas teriam maior proporção de clones elites (KIMBENG et al., 2001). O objetivo desse trabalho foi selecionar as melhores famílias de cana-de-açúcar da série RB primeira fase de seleção para caracteres agroindustriais.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido pelo Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA) da Unidade Acadêmica Centro de Ciências Agrárias (CECA - UFAL), no Município de São Miguel dos Campos - AL. Foram utilizadas 71 famílias de irmãos germanos, da série RB diversas, provenientes de cruzamentos do tipo bi-parentais. As sementes foram semeadas em caixas contendo substrato apropriado a sua germinação, ficando ao abrigo de um sombrete. sendo as plântulas repicadas e transferidas para área de aclimatação. As plântulas foram transferidos para o campo, sendo a mesma colhida em ciclo cana-planta com dez meses de idade. O delineamento experimental foi em blocos aumentados, sendo os tratamentos compostos por 71 famílias de irmãos-germanos e 3 testemunhas As testemunhas utilizadas foram as variedades comerciais: SP79-1011, RB867515, RB92579. A parcela experimental foi composta por 12 plantas dispostas em 2 linhas eqüidistantes 0,5 m. O espaçamento entre parcelas foi de 1,10m. As variáveis amostradas a campo foram: número de colmos por parcela (NCP), Brix (% de sólidos solúveis) refratométrico, tomado aleatoriamente em três colmos por indivíduo em toda a parcela resultando na média da família e Peso Total da Parcela (PTP) expresso em kilogramas (kg).
RESULTADOS:
Ao confrontar a seleção massal individual com a seleção de famílias, verificou-se que o primeiro método de seleção apresentou menor eficácia seletiva para as características Brix, número de colmos por parcela e peso total da parcela (kg), pois suas herdabilidades individual no sentido restrito ( ) foram de 0,34, 0,38 e 0,34, concomitantemente, ao tempo em que as herdabilidades das mesmas características em nível de média de famílias no sentido amplo ( ) foram de 0,56, 0,53, 0,60, respectivamente. As estimativas das herdabilidades no sentido restrito obtida para número e peso de colmos foi superior ao valor (0,18 e 0,16) reportado por BARBOSA et al. (2005). Os altos valores de para as características Brix, número de colmos por parcela e peso total da parcela permitiram também obter elevadas acurácias (0,94, 0,94 e 0,95, respectivamente) para a seleção entre famílias superiores. Com o intuito de diagnosticar famílias promissoras na região Nordeste do país para NCP e PTP, verificou-se que a seleção entre famílias ( = 0,53 e 60, respectivamente) seria eficaz, permitindo uma acurácia seletiva superior a 94%. Resultado semelhante foi encontrado por OLIVEIRA et al. (2008) onde trabalhando com a variável TCH encontrou acurácia seletiva entre famílias superior a 85%.
CONCLUSÃO:
A variação genética para as variáveis Brix, número de colmos por parcela (NCP) e peso total da parcela (PTP) foram explicadas predominantemente pelos efeitos genéticos aditivos. A seleção de famílias apresentou herdabilidade com alta magnitude em nível de média de famílias, demonstrando ser mais eficaz do que a seleção massal individual que apresentou herdabilidade com magnitudes que variaram de média a baixa.
Palavras-chave: Cana de açúcar, Melhoramento, Seleção.