64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA DAS AULAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Andréa de Souza Silva 1
Ariane Félix Oliveira 1
Geaze da Silva Santos 1
Hilda Alesandra Lima Massena Medeiros 1
Aléssio Tony Batista Celeste 2
Maria Leopoldina Veras Camelo 3
1. Depto. de Ensino Superior – Curso de Lic. em Física - IF SERTÃO PERNAMBUCANO
2. Prof. Ms./Orientador - Depto.de Ensino Superior – Curso de Lic. em Física - IF SERTÃO PERNAMBUCANO
3. Profa. Dra./Depto.de Ensino Superior – Coord. Institucional PIBID - IF SERTÃO PERNAMBUCANO
INTRODUÇÃO:
O ensino de física na maioria das escolas públicas ainda é apresentado de forma descontextualiza da realidade provocando deficiências de aprendizagem por parte dos alunos, e consequentemente descaso por essa ciência. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IF SERTÃO-PE vem sendo desenvolvido desde 2010 na escola Estadual Dom Antonio Campelo-DAC, em Petrolina-PE, onde licenciandos do curso de Licenciatura em Física vivenciam a realidade da educação básica na escola pública estadual. Através desse programa os bolsistas utilizam metodologias lúdicas, inovadoras, e materiais alternativos, possibilitando conhecer vários momentos da realidade docente. Ao identificarem as dificuldades desses alunos em conceitos básicos para tornar significativa a aprendizagem sobre física os bolsistas juntamente com o auxilio do professor, desenvolvem atividades com a finalidade de prender a atenção dos discentes nas intervenções, objetivando consolidar e ampliar conhecimentos existentes e assim despertar interesse nas ciências.
METODOLOGIA:
Esse trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas de física no segundo semestre de 2011, com os alunos do ensino médio da escola DAC, utilizando vídeos, experimentos com materiais de baixo custo, aulas com o uso de datashow, resolução de questões sempre com dinâmicas para harmonizar o ambiente e palestras com temas diversificados sobre conceitos relacionados à física. Para o desenvolvimento desse trabalho, os bolsistas formavam grupos de quatro componentes, realizando planejamento antecipado em conjunto com as supervisoras do programa, com definição de metas, seleção de material específico para as aulas ministradas.
RESULTADOS:
Os discentes demonstraram bastante interesse nas aulas, principalmente com as realizações de experimentos, sempre curiosos e questionadores, mesmo quando aplicadas listas de exercícios havia uma mudança das aulas habituais, pois os bolsistas davam uma maior assistência aos alunos devido a sua quantidade, tirando suas dúvidas. O apogeu do trabalho foi uma melhor qualidade das aulas desenvolvidas, refletindo diretamente na evolução do conhecimento adquirido nas aulas.
CONCLUSÃO:
Através desse trabalho realizado pelos bolsistas de física do PIBID IF SERTÃO-PE, pode-se observar um aumento significativo no conhecimento de física. Os alunos foram avaliados antes do desenvolvimento do trabalho e após a realização das atividades aplicadas, sabendo que todas as aulas planejadas são avaliadas, através dos dados analisados dos resultados avaliativos, observamos essa evolução.
Palavras-chave: Interesse pela ciência, Aprendizagem cognitiva, Intervenção pedagógica dinâmica.