64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 6. Gestão Financeira
A PERCEPÇÃO DO EMPRESÁRIO SOBRE OS INDICADORES DA ECONOMIA BRASILEIRA NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA EMPRESA. UMA APLICAÇÃO NA CIDADE DO ASSÚ – RN ANO DE 2011.
Arthur Gerffson dos Santos Araújo 1
Georgiane Aline Albano Batista 2
Daniel Alencar Freire 2
Paulo di Lorenzo Gomes 2
Frediano da Silva Jales 2
Fábio Chaves Nobre 3
1. Graduando do Curso de Administração/ Autor - UnP
2. Graduando do Curso de Administração/ Co-autor - UnP
3. Prof. Me./ Orientador - Escola de gestão - UnP
INTRODUÇÃO:
Diante do grande número de comércios varejistas já existentes, recém criados ou em fase criação na cidade do Assú – RN foi observado que muitos desses não têm por trás de sua criação um plano de negócios e nem foram criados com base em um planejamento, e com o tempo fica claro que o mercado seleciona e só sobrevive aquele ao qual o gestor consegue se adaptar as mudanças e exigências, aquele que tem conhecimento ou busca-o e torna-se capaz de gerir seu negócio com uma visão mais crítica e um olhar mais voltado para o controle das finanças. Esse estudo tem como objetivo principal analisar se o gestor na cidade do Assú – RN tem uma visão apurada capaz de utilizar a situação econômica atual do país e as previsões feitas pelo governo a seu favor, e saber que caminho deve seguir na odisséia, que é o mercado varejista.
METODOLOGIA:
Realizou-se, primeiramente, a identificação do maior tipo de atividade existente na cidade, com a ajuda de dados obtidos através do SEBRAE/RN agência de Assú. Depois da identificação do comércio como maior tipo de empreendimentos foi retirada uma amostra de 95 comércios varejistas a serem pesquisados de uma população de 300 empreendimentos existentes na cidade até o fim do ano de 2010 resultando em uma margem de 95% de certeza na pesquisa. Num segundo momento, objetivou-se analisar se as empresas utilizam as informações e previsões financeiras disponibilizadas pelo governo e meios de comunicação como material de estudo para a criação de projeções financeiras de seus investimentos e/ou negócios com o intuito de buscar um crescimento no seu empreendimento ou um bom retorno de seus investimentos sem correr o risco de apostar em situações economicamente improváveis.
RESULTADOS:
Para tanto foi elaborado um questionário de pesquisa e observou-se que 46,32% dos empreendimentos não fazem um planejamento financeiro e que em 56,84% dos casos as informações econômicas disponibilizadas pelo governo em nada interferem na tomada de decisões financeiras dentro da empresa, com a pesquisa também foi descoberto que muitos dos gestores que antes dispunham apenas do ensino médio como nível de escolaridade buscaram ou buscam qualificar-se para poder administrar da melhor forma possível o seu negócio.
CONCLUSÃO:
O que se entende com os dados obtidos da pesquisa é que grande parte dos varejistas do Assú não têm o conhecimento necessário para administrar uma empresa e fazem isso de forma bastante amadora e fica evidente com esses resultados a grande importância de instituições de auxílio ao micro e pequeno empreendedor que ajudam esses empresários a administrar seu empreendimento de forma mais profissional.
Palavras-chave: Comércio Varejista, Assú, Planejamento Financeiro.