64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O USO DO ORIGAMI COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, UMA ESCOLA ESTADUAL, RECIFE-PE
Jéssika Silveria Melo dos Santos 1
Floriano Pereira Nunes Júnior 1
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues 2
Janaina de Fátima Oliveira da Silva 2
Maria Elizabete Pereira dos Santos 3
1. Depto de Educação - UFRPE
2. Profa da Escola Joaquim Xavier de Brito/ SECUC-PE
3. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Origami é a arte de dobrar o papel, criada há quase mil anos e é conhecido como um passatempo divertido e interessante. Segundo FOELKER (2003), ele tem o papel importante no desenvolvimento intelectual da criança, pois exige concentração, estimula a imaginação e habilidade manual. Além disso, é divertido ver um papel se transformar em um objeto com algumas dobras. Atualmente, a questão ambiental está cada vez mais presente no cotidiano para preservar a qualidade de vida. SEGURA (2001) destaca que o processo educativo pode conduzir à formação de atores sociais conscientes sobre sustentabilidade socioambiental, sendo a escola um espaço fundamental para estimular o sentido ambiental e formar cidadãos, apesar de pouco aberta à reflexões. Neste contexto, SEGURA (2001) afirma que os educadores têm grande responsabilidade na formação de pessoas que vão lidar com conflitos socioambientais. A reutilização do papel é uma forma de sensibilizar sobre a reutilização do lixo, bastando a imaginação para criar objetos de maneira lúdica. Objetivou-se apresentar uma prática pedagógica, com reutilização do jornal, como forma de sensibilizar os educandos, do ensino fundamental (6º ao 8º anos), sobre a importância de reduzir e reutilizar o lixo produzido, como prática de educação ambiental na escola.
METODOLOGIA:
Foi realizada, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFRPE, referente ao curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, uma oficina como prática pedagógica, intitulada “Origami Reciclável” durante a feira de conhecimentos da escola, onde as demais atividades foram realizadas simultaneamente. A atividade consistiu em uma intervenção para sensibilizar sobre o origami e a importância de reutilizar o jornal, reduzindo o seu descarte no ambiente. A partir da ideia dos 3R’s, foi entregue a cada um dos educandos uma folha de jornal, instruindo-os a cortar, com as mãos, em forma de quadrado e depois realizar as dobraduras passo a passo. Os assentos foram dispostos em semi-círculo para facilitar a interação entre os colegas e visualização do processo de dobradura dos papéis. À medida que os educandos tentavam dobrar, de acordo com as figuras expostas, as dúvidas eram tiradas individualmente pelos educadores envolvidos. Ao final, foi questionado verbalmente se gostaram da atividade, se esta despertou a perspectiva de reutilizar o jornal em outros trabalhos manuais e se eles se sentiram atuantes e transformadores de sua realidade.
RESULTADOS:
O origami foi uma ferramenta fundamental, pois eles se sentiram atuantes, sujeitos de sua realidade e não objeto, como afirma FREIRE (1979). A introdução sobre “origami” esclareceu do que se tratava o instrumento e os questionamentos sobre lixo e reciclagem, revelou que eles percebem a problemática e tentam, aos poucos, mudá-la, como por exemplo, a reutilização de caixas como porta trecos e o jornal na confecção de objetos artesanais. A reflexão sobre a degradação do meio ambiente envolve uma necessária articulação com a educação ambiental. O diálogo realizado levou os educandos a uma reflexão crítica, que resultará numa conscientização, para saberem como intervir na sua realidade (JACOBI, 2003). A prática com origami apresentou resultados significativos, quando os educandos reafirmaram sentirem-se sujeitos da sua realidade e mostrarem interesse em aprender outros origamis para ensinarem em casa e multiplicar a ideia, assim como outras alternativas para aproveitá-lo, como por exemplo, como enfeite de geladeiras ao colar um ímã no mesmo. Com isso, evidencia-se que a realização da atividade cumpriu o seu objetivo de promover uma sensibilização dos educandos no tocante a reutilização dos jornais, onde os mesmos sentirem-se estimulados a propagar esta atividade em seus lares.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que a Educação Ambiental ainda precisa ser trabalhada de forma dinâmica e mais presente no processo educacional, onde a escola representa um importante espaço de trabalho para estimular o sentido da luta ambiental e fortalecer a formação para a cidadania. Os educadores têm grande responsabilidade na formação de pessoas que vão lidar com conflitos socioambientais, onde a produção de conhecimento deve ser interdisciplinar, colaborando dessa forma para uma interação entre o meio ambiente e a sociedade de maneira holística. E quanto mais cedo os educandos iniciarem nesse processo de sensibilização, mais coerente será a sua base e se tornarão multiplicadores de ações ambientais.
Palavras-chave: Educação Socioambiental, Meio Ambiente, Reutilização.