64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
DISSEMINAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS PESQUISADORES NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: Processos condutores para o Acesso Livre
Juliana Rabelo do Carmo 1
Valéria Bastos Silva 1
Sara Jordânia Reis Silva 1
1. Profa. Dra./ Orientadora -Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro - Depto de Biblioteconomia - UFMA
INTRODUÇÃO:
A comunicação científica é um meio de divulgar os resultados obtidos nas pesquisas realizadas por acadêmicos e professores de diversas áreas do conhecimento, o que reflete diretamente no nível de produtividade da instituição de origem. Este estudo visa analisar a aplicabilidade da política do Acesso Aberto às pesquisas científicas produzidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica, com a finalidade de promover a sociabilidade e garantir a transferência de experiências científicas na Universidade Federal do Maranhão.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti e em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como pesquisa documental. O estudo compreende duas etapas: a primeira, classificada como descritiva, tem por objetivo fazer um diagnóstico situacional do arquivo do PIBIC-UFMA; a segunda etapa tem como proposta o arquivamento eletrônico dos resultados das pesquisas que fazem parte do Programa, no período de 2010-2012, com base na técnica do Repositório Institucional da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
RESULTADOS:
A comunicação científica, meio de divulgação de resultados obtidos nas pesquisas, reflete diretamente o nível de produtividade de pesquisadores. Os Repositórios Institucionais (RI) podem ser definidos como instrumentos de armazenamento, gestão e disponibilização da produção científica em rede. Possuem o objetivo de reunir, preservar, dar acesso e disseminar boa parte do conhecimento da instituição, contribuindo para aumentar a visibilidade da sua produção cientifica. Empregam utilmente a política do Open Acess (Acesso Aberto), que tem por objetivo fomentar a publicação eletrônica e o acesso à produção acadêmica, permitindo a divulgação do texto completo. O movimento do Acesso Aberto fundamenta-se no princípio de que os resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos devem ser de livre acesso. Com a adoção de medidas para o Open Acess, diminui-se a vinculação com publicações científicas comerciais, possibilitando maior disseminação da produção. Os Repositórios Institucionais nas Universidades são um dos condutores para o Acesso Aberto. Como em uma biblioteca, e praticamente com os mesmos objetivos, os repositórios institucionais propõem o acesso livre às coleções e pesquisas que possuem relevância nas universidades. Eles também preservam de maneira eficaz e servem como um meio de divulgação do seu patrimônio científico.
CONCLUSÃO:
Os meios de comunicação social utilizados estão se adaptando às formas de produção da informação. Com o advento dos computadores e da internet, destaca-se a importância dos formatos de transmissão da informação, fazendo o uso de novas terminologias para designar as configurações atuais de armazenamento, processamento, produção e distribuição em rede, o que contribui para a aquisição do conhecimento. O Repositório Institucional da UFMA caracteriza-se como um instrumento potencial para efetivação do movimento do Acesso Aberto, especialmente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, onde se concentra grande parte de pesquisas científicas produzidas na Universidade. Além do gerenciamento documental e informacional, os subsídios se ampliam ao colaborarem com a disseminação da informação e com a disponibilização dos resultados das pesquisas realizadas pelo Programa, as quais fornecerão contribuições importantes para a comunidade acadêmica através do Repositório Institucional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Portanto, para tornar a produção científica produzida disponível através do Repositório Institucional, é necessário, primeiramente, a elaboração de planos para sua implementação e investimento em treinamentos. Essas ações irão contribuir de forma significativa para a comunicação científica, uma vez que serão disponibilizadas para um público mais abrangente à produtividade – sob forma de relatórios finais de pesquisa-, dos pesquisadores da UFMA.
Palavras-chave: Acesso Aberto, Repositórios Institucionais, PIBIC-UFMA.