64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS POR EFLUENTES DE CURTUME EM MEIO AQUÁTICO E NA SAÚDE HUMANA O CASO DE UMA INDÚSTRIA NO DISTRITO INDUSTRIAL DE ICORACI EM BELÉM DO PARÁ.
André Luiz Silva da Silva *
Rudilardson Silva Pinto **
Lucídea de Oliveira Santos ***
1. *Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Ideal – FACI. Coordenador de Pós em Gestão Ambiental.
2. **Graduando do 3º período do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Ideal – FACI.
3. ***Professora e Mestra do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Ideal – FACI.
INTRODUÇÃO:
A Faculdade Ideal, por meio do Grupo de Pesquisa do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental junto com o Núcleo de Meio Ambiente, desde 2009, desenvolve pesquisas sob seu fomento. A área de Química Ambiental propiciou a problematizar e a realizar estudo sobre a poluição por efluentes gerados pela indústria de curtume. O Brasil é considerado um dos maiores detentores de rebanhos bovinos ocupando lugar de destaque na produção mundial de couros, sendo o quinto maior produtor de couro bovino. De forma geral, o couro é uma pele animal que passa por intensos processos para a confecção de diversos produtos. O processo de transformação de peles em couros é dividido em etapas, conhecidas por Ribeira como curtimento e acabamento. Os percalços da produção de couro “wet-blue” se relacionam com os aspectos ambientais, haja vista que esses estágios produzem a maior parte dos resíduos potencialmente agressivos ao meio ambiente, em especial ao meio aquático. O destino final de todo o efluente urbano se resume a um corpo d´água onde o lançamento desses efluentes industriais de curtume, sem o devido tratamento, representa uma ameaça à biota aquática e a saúde humana, promovendo a poluição hídrica. Baseado nesse contexto, a pesquisa ora apresentada constitui-se de estudo sobre os impactos de efluentes provenientes de curtumes.
METODOLOGIA:
Estudos teóricos associados à observação e análise de um caso permitiram a pesquisadores e acadêmicos estabelecerem concernente relação entre teoria e prática, pois questões referentes à poluição têm sido intensamente discutidas na sociedade e no curso. Para efeito deste estudo realizou-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Com base na coleta de dados primários e secundários, a cerca dos impactos advindos de atividades realizadas em curtumes, foi possível identificar, selecionar e avaliar um caso, a empresa Curtume Ideal Importação e Exportação de couro salgado, fundada em 2001, no Distrito Industrial de Icoaraci, em Belém do Pará. Uma importante questão foi considerar o grau de periculosidade da atividade, por lançar seus efluentes contaminados em cursos d’água, contribuindo para a degradação da biota aquática, ocasionando riscos à saúde das pessoas que, utilizam direta ou indiretamente esse tipo de recurso. Dentre os dados documentais a balizar a análise destacam-se a regulamentação e controle da atividade poluidora contidas na Resolução CONAMA 357/05 que dispõe sobre a classificação dos corpos de água e sobre o seu enquadramento e estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes em corpos de água.
RESULTADOS:
Resíduos de sais de cromo trivalente não são tóxicos, porém em condições propicias, podem ser oxidados a cromo hexavalente que é nocivo ao homem, e em excesso pode desencadear no organismo humano, diferentes enfermidades como alergias, ulcerações, além da grave possibilidade carcinogênica. A presença de composto de enxofre no efluente de curtume é muito comum. A turbidez de origem natural, não apresenta prejuízos à biota aquática, porém o aumento desta, por atividades antrópicas, diminui a penetração de luz nos reservatórios superficiais, provocando alteração na fotossíntese das algas, afetando desta maneira a produção interna de oxigênio. Os nitratos estão presentes tanto nas águas superficiais, em torno de 5mg/L, quanto nas subterrâneas, cerca de 1000mg/L, sendo que nessas últimas a concentração elevada de nitrogênio nas águas pode causar doenças. São inúmeros e complexos os problemas referentes aos impactos gerados por curtumes, como este de Icoaraci, como foi relatado pelos moradores do entorno e observado in locu: - propagação de odores fétidos; apodrecimento de resíduos e parte orgânica, ocasionando odores desagradáveis e lançamento de efluentes e resíduos sólidos nos igarapés circunvizinhos.
CONCLUSÃO:
Trata-se de uma atividade que demanda pelo uso uma elevada quantidade de água e de substâncias químicas, gerando uma grande quantidade de efluentes, cujo despejo inadequado em reservatórios de água é preocupante, devido apresentar potencial poluente e tóxico pondo em risco a população vizinha aos reservatórios e ao meio aquático. São necessárias medidas de cunho socioambientais, sobre a preservação da água doce disponível, a fim de criar uma cultura de sustentabilidade, que promova o desenvolvimento industrial associado à preservação dos recursos hídricos. Então, como a Empresa está? Atualmente a empresa conta com um sistema de tratamento e está normalizado pela NBR 10.004/04 da ABNT, e está controlada e licenciada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O produto final do processo referente ao tratamento de resíduos sólidos é ensacado e destinado ao campo, servindo de adubo para o plantio. Como a empresa está minimizando esses impactos? Para minimizar o impacto atmosférico, o Curtume Ideal dentro de alguns meses estará implantando o projeto denominado Cortina Vegetal, onde será providenciado o plantio de espécies arbóreas aromáticas ao redor das dependências da empresa, contribuindo também para a diminuição de odores fétidos.
Palavras-chave: Impactos ambientais, Efluentes de curtume, Água.