64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
COMADRE FULOZINHA, VOCÊ SABE QUEM É? |
Maria Graciete Nascimento da Silva 1 Maria Luiza Laureano Rosas 1, 2 Rejane Pereira da Silva 1 |
1. Prefeitura Municipal de Camaragibe 2. Prefeitura do Recife |
INTRODUÇÃO: |
O projeto “Comadre Fulozinha, você sabe quem é?” teve como objetivos principais: reconhecer a história da Comadre Fulozinha como uma lenda pernambucana e compreender a função social dessa lenda que é a preservação da natureza. Esse projeto foi realizado em quinze dias com os estudantes dos segundos anos D e E e do terceiro ano A do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aldo Ferreira Castelo Branco, da Rede de Ensino de Camaragibe. A partir da exibição de um vídeo sobre a lenda, os estudantes demonstraram muito interesse e contribuíram bastante com o desenvolvimento do projeto trazendo questionamentos, dúvidas e depoimentos. A partir da compreensão da lenda, os estudantes entenderam sua função social e fizeram relações com a atualidade. Essas compreensões foram observadas no momento de socialização com toda a comunidade escolar, na Amostra Folclórica da escola, pois os estudantes demonstravam que tinham se apropriado do assunto e apresentavam os trabalhos que foram feitos em aula aos presentes com desenvoltura. |
METODOLOGIA: |
Iniciamos o projeto assistindo um filme sobre Comadre Fulozinha produzido por uma escola de uma cidade vizinha. Em seguida, conversamos sobre o filme e ouvimos vários histórias/depoimentos dos estudantes sobre Comadre Fulozinha. Todos tinham uma história para contar. A partir dessas histórias contadas, muitas atividades foram realizadas: lemos um cordel sobre Comadre Fulozinha; escrevemos textos de gêneros diferentes, coletivos e individuais; fizemos esculturas com massa de modelar; filmamos os estudantes contando histórias de Fulozinha e produzimos um vídeo com tais histórias; organizamos uma dramatização com fotos dos estudantes caracterizados com personagens da lenda (Comadre Fulozinha, caçadores, lenhadores); Nesse momento, também construímos o cenário e o figurino da dramatização. Das fotos tiradas na dramatização, fizemos um cineminha, contando a história de Fulozinha. Trabalhamos um cartaz que continham várias afirmações sobre Comadre Fulozinha dentro de envelopes. O estudante escolhia um envelope, lia a afirmação e respondia se era verdade ou mentira. Todos os trabalhos produzidos no projeto foram socializados na Amostra Folclórica da escola. Na ocasião, os estudantes que expuseram os trabalhos estavam caracterizados de Fulozinha, caçador ou lenhador. |
RESULTADOS: |
Com o desenrolar do projeto, era possível observar o envolvimento dos estudantes. Todo dia eles tinham histórias novas para contar sobre Fulozinha. Os pais dos alunos também contribuíram muito com informações e depoimentos. Os estudantes começaram a fazer relações entre a lenda e a preservação da natureza e perceberam a importância da lenda para o meio ambiente. Dessa forma, eles demonstravam muito interesse e apropriação ao realizar as atividades propostas. Todos os trabalhos realizados em aula foram expostos na amostra Folclórica da escola. |
CONCLUSÃO: |
Estudar uma lenda como a de Comadre Fulozinha suscita muitas histórias e desperta o imaginário das crianças. Diariamente, os estudantes traziam informações novas sobre a lenda e suas relações com a atualidade, o que enriqueceu bastante o projeto. Dessa forma, podemos concluir que alcançamos os objetivos propostos, uma vez que percebemos as construções de conhecimento realizadas pelas crianças através de suas falas, suas atividades, seus textos e desenhos. Além disso, foi emocionante e animador perceber a desenvoltura e o domínio de conteúdo com que os estudantes apresentaram os trabalhos realizados em sala de aula na Amostra Folclórica da escola. Eles explicavam nos mínimos detalhes, tiravam as dúvidas dos visitantes e ainda brincavam com afirmativas sobre Comadre Fulozinha. |
Palavras-chave: Comadre Fulozinha, Histórias, Preservação da Natureza. |