64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
SUCESSO/FRACASSO ESCOLAR NO ÂMBITO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA ANPED (2005-2010)
Gabriel Silveira Mendonça 1
Gina Glaydes Guimarães de Faria 2
1. Faculdade de Educação – UFG
2. Profa. Dra./ Orientadora Faculdade de Educação – UFG
INTRODUÇÃO:
Em 2009 o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da FE/UFG deu início a um conjunto de pesquisas sobre as políticas de ações afirmativas para o ensino superior porque a partir do referido ano, a UFG passou a adotar as cotas sociais e raciais como um critério de seleção ao seu vestibular. Diante da crescente adesão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ao sistema de cotas e da intensificação das discussões acerca da temática, atenta-se para a necessidade de pesquisas que apreendam os processos de inclusão/exclusão e suas implicações para o sucesso/fracasso escolar dos estudantes que ingressam à Universidade por meio do sistema de cotas. Este trabalho, um estudo bibliográfico, subsidia a pesquisa intitulada “Estudo do sucesso/fracasso escolar na trajetória acadêmica dos estudantes que ingressaram na UFG por meio do Programa UFGInclui” e tem como objetivo investigar, nos Anais da ANPEd (2005-2010), as concepções de ações afirmativas e suas respectivas articulações com a problemática do sucesso/fracasso escolar, bem como aprofundar o estudo dos referenciais teóricos e metodológicos que embasam os trabalhos.
METODOLOGIA:
Inicialmente foram selecionados os Grupos de Trabalho (GTs) que indicam, por suas propostas de trabalho, maior aproximação com o tema em estudo: GT03: Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos; GT11: Política de educação superior; GT14: Sociologia da educação; GT16: Educação e comunicação e GT21: Educação e relações étnico-raciais. Seguiu-se a leitura de todos os resumos publicados em cada um dos GTs selecionados (www.anped.org.br), entre 2005 a 2010. De um total de 1403 resumos, 15 (1,07%) foram selecionados para posterior leitura dos respectivos artigos, na íntegra. A leitura dos trabalhos foi orientada por uma planilha de análise e documentação constando itens de identificação do artigo, objetivos do artigo, posicionamento do autor em relação à adoção das ações afirmativas, concepções de universidade, de ações afirmativas, de sucesso/fracasso escolar, políticas universalistas e focalizadas, dentre outros. Por fim passou-se à análise dos dados e elaboração do relatório final da pesquisa.
RESULTADOS:
Evidencia-se que sete dos 15 artigos foram publicados pelo GT21, com predominância de pesquisas acerca das cotas como critério de acesso dos negros à Universidade. Seguem-se o GT11, com quatro trabalhos, o GT3 com dois e os GTs 14 e 21, com um cada. Todos os autores posicionaram-se favoravelmente às ações afirmativas, prevalecendo a compreensão de políticas afirmativas como ações de reparação de desigualdades historicamente constituídas. Trata-se de promover discriminações positivas para garantir o acesso de grupos minoritários a espaços específicos, como as universidades. Identificou-se preocupações quanto à efetividade destas medidas para resolver desigualdades sociais e raciais. Quanto ao sucesso/fracasso escolar, apenas um artigo discutiu claramente a concepção de fracasso na trajetória acadêmica, mediante uma pesquisa com professores de alunos ingressos por meio de cotas, os quais concebem o êxito ou o fracasso pautados no mérito individual. Ressalte-se a presença de quatro estudos que pesquisam o discurso sobre cotas na mídia, evidenciando explicações individualizantes para o sucesso/fracasso escolar, que desconsideram a dinâmica das relações sociais e as multideterminações políticas, econômicas, culturais, bem como suas articulações com a estrutura da nossa sociedade.
CONCLUSÃO:
O estudo realizado permite apresentar as seguintes tendências de investigação:
1. posicionamento claramente favorável à adoção das ações afirmativas pelas universidades públicas, no Brasil;
2. predomínio da discussão acerca das cotas raciais;
3. predomínio dos estudos sobre implementação de ações afirmativas nas universidades estaduais;
4. poucos estudos voltados para questões pedagógicas/acompanhamento dos estudantes que ingressam à universidade por meio das ações afirmativas.
Palavras-chave: Ações Afirmativas, ANPEd, Sucesso/Fracasso escolar.