64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 4. Jornalismo e Editoração
ESTUDOS COMPARADOS DE JORNALISMO INFORMATIVO NAS ELEIÇÕES 2010
Rogério Xavier Melo 1
Roberta de Araújo Silva 2
1. Prof. Ms./ Orientador - Depto de Comunicação Social - Jornalismo - CESMAC
2. Aluna de Comunicação Social - Jornalismo - CESMAC
INTRODUÇÃO:
Conforme Antônio Fausto Neto (1996, p. 26), a mídia tem o poder de conferir existência aos fatos, em função da visibilidade proporcionada por essa presença nesses espaços. Defende ainda que o campo midiático age sobre o espaço social deslocando-o e funcionando como um “poder paralelo, a partir do qual põe em prática um conjunto de estratégias de onde se apontam caminhos e destinos da política”.
A esse respeito Pierre Bourdieu (1997) acrescenta que a legitimidade que a mídia confere aos acontecimentos não implica em dizer que formas simbólicas, como uma reportagem, sejam fidedignas aos eventos sociais ocorridos. Isso significa dizer que a mídia tem o poder de fazer as formas simbólicas parecerem ser verdadeiras, sem se interessar se de fato o são.
Desse modo, considerando essa assertiva, a representação dos fatos passa a ter mais legitimidade do que mesmo a sua ocorrência. Isso remete à ideia de que o que “sai” na mídia é “verdadeiro”. Essas observações revelam que o discurso jornalístico, por exemplo, o do texto Reportagem, não faz apenas relatar fatos ou descrever ações, mas também funciona como um instrumento de produção de sentido. ( NETO, 1996, p.10).
Para tanto, essa pesquisa se centrou no objetivo de desenvolver estudos comparados de Jornalismo Informativo na cobertura eleitoral para os cargos de Governador (a) do Estado e Senadores (as) da República, em Alagoas, no processo eleitoral de 2010.
METODOLOGIA:
O objetivo de estudo dessa pesquisa reporta à produção de sentido operada por textos jornalísticos informativos, especificamente a Entrevista, a Reportagem e a Notícia, bem como pela disposição dos elementos editoriais, como os textos principais, textos complementares, fotografias e infográficas (ilustrações de modo geral, como gráficos, tabelas, etc.) na mancha gráfica.
Para verificar a ocorrência de produção de sentido no processo eleitoral de 2010, em Alagoas, essa pesquisa foi formada por elementos estruturais da reportagem publicadas nas capas e nas editorias de política dos jornais diários Gazeta de Alagoas, O Jornal e Tribuna Independente, publicados em Maceió, bem como os semanários Extras, A Semana e Primeira Edição, também de Maceió, e Tribuna do Sertão, semanário produzido na cidade de Palmeiras dos Índios (AL).
Os dias definidos para a catalogação dos jornais diários foram 15, 26 e 29 de setembro, 03,04,06,28 e 31 de outubro, método que contempla edições publicadas em seis dias da semana. Quanto aos periódicos semanais, esses foram catalogados nas semanas que compreenderam os dias 24 a 30 de setembro, 1º a 07 de outubro e 04 a 10 de outubro. Mediante esse procedimento, obteve-se 20 jornais.
Dos elementos estruturais das páginas que foram analisadas, foi observada a tentativa de conduzira o olhar do leitor para determinadas zonas óticas, em detrimento de outras, conforme Luiz Costa Pereira Júnior (2006) ensina.
RESULTADOS:
Este projeto configurou-se como um pesquisa qualitativa centrada em análises, a partir das coletas de jornais impressos, para verificar a ocorrência de produção de sentido no processo eleitoral de 2010, em Alagoas, analisando elementos estruturantes dos textos jornalísticos Entrevista, Reportagem e Notícia .
Nesse estudo se observou que o discurso jornalístico, por exemplo, o do texto Reportagem, não faz apenas relatar fatos ou descrever ações, mas também funciona como um instrumento de produção de sentido. A esse respeito, Micael Herschmann (2000) assinala que a mídia seria um importante palco abrigando o debate contemporâneo. Seria o meio ideal para se adquirir visibilidade e se construir sentidos das múltiplas práticas culturais presentes no tecido social. Ele age, sobretudo, sentenciando e antecipando ações e qualificando sujeitos. Isso implica dizer que o produtor de discurso, mediante um processo de seleção e estratégias discursivas, pode direcionar a fala como lhe convém, ou segundo suas possibilidades.
A condução do sentido ocorre implicitamente no processo produtivo quando os objetivos e orientações do produtor já estão adaptados às condições de circulação e recepção dos objetos produzidos, de tal modo que a orientação para um sentido específico não precisa ser formulada como parte de uma estratégia explícita.
CONCLUSÃO:
Assim, se observa o jogo de relações de poder, no qual a mídia, nesse caso a impressa, funciona como uma arena de embates, bem como uma vitrine onde esses são travados pelos mais diversos Fatores sociais. Dessa forma, atos de sujeitos são, de certo modo, apropriados pela mídia, com a finalidade de produzir sentidos determinados. Exemplo disso é a atribuição de valores positivos a determinados candidatos (as) e de valores negativos a outros. Isso se explica pelas regras de produção discursiva que empresas de comunicação adotam, em função de seus vínculos mercadológicos, econômicos e políticos, bem como por regras de recepção discursivas adotadas por quem consome informações.
Palavras-chave: Jornalismo, Informação, Comparação.