64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
UM BREVE RELATO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E IDOSOS NO MUNICIPIO DE SÃO BENTO MARANHÃO
Maria Eunice Campos Brussio 1
Rosenildo Domingos Campos Brussio 2
Cintia de Fatima Botão Silva 3
Maria Mendes de Sousa 4
Teodoro Padilha Arouche 4
1. Orientadora, Doutoranda em Psicologia (UFP)
2. Autor, Mestrando em Educação (USAL)
3. Professora
4. Mestrando em Educação (USAL)
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) na Rede Municipal de Educação de São Bento-Ma, uma parceria do governo Federal junto a Secretaria Municipal de Educação em acordo com as orientações do Conselho Municipal deste município, com fins de implementar ações políticas para erradicar o analfabetismo no município.
Os jovens, adultos e idosos, são sujeitos que foram excluídos do sistema de ensino e em geral apresentam um maior tempo de escolaridade, com repetências acumuladas e interrupções na vida escolar e ainda vivenciam problemas tais como preconceito, vergonha, discriminação, criticas dentre outros, geralmente encontram-se desempregados ou em sub-emprego, com baixa auto estima e com grandes dificuldades de inserção no mercado de trabalho, fazem parte da cultura da trabalhidade formal ou informal, com grande experiências de vida. Nessa perspectiva por inúmeras razões em um determinado tempo esses alunos buscam a escola para mudar sua condição de vida pessoal e melhor viver o presente nessa sociedade moderna.
Neste contexto a regulamentação da EJA è confirmada pelo principio do respeito e aplicação de Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 (LDB), em conformidade o artigo 37 e o artigo 6° da resolução de 01 de julho de 2000 da Câmara de Educação Básica (CEB) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). Formam as normas e pareceres que tem como finalidade instituir as diretrizes para EJA, sob a forma presencial nos estabelecimentos de ensino da rede municipal.
METODOLOGIA:
Este trabalho realizou-se na Secretaria de Educação do Município São de Bento-Ma, no Conselho Municipal e na Escola Municipal Elesbão de Deus Pereira. Participaram dessas ações alunos, professores, gestores e funcionários. Utilizamos como fundamentação teórica a Lei de Diretrizes e Bases LDB nº 9394/96. Além das leituras dos livros de autores que fundamentam a área da EJA, Paulo Freire (2002), enfatiza: “a educação reproduz, assim, em seu plano próprio, a estrutura dinâmica e o movimento dialético do processo histórico de reprodução do homem”. Realizamos visitas à Secretaria de Educação e as Escolas para aplicação de questionários e a realização de entrevistas e a observação direta do cotidiano escolar.
RESULTADOS:
Observa-se que o município São Bento, vem atendendo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos e Idosos ( EJA), de modo presencial, no entanto observou-se que ainda é alto o índice de analfabetismo no Município. Todavia percebeu-se uma ampliação significativa de oferta de vagas na escola para educação de jovens, adultos e idosos, mas atualmente através do Programa Bolsa Escola, que constata a demanda ao cadastrar as famílias a serem atendidas pelo programa e ainda o Programa Brasil Alfabetizado e o PROJOVEM. Embora os professores participam das formações continuadas, importante instrumento que contribui e favorecem as expectativas dos alfabetizandos. Vale acrescentar que apesar de todos os esforços ainda há um grande índice de evasão.
CONCLUSÃO:
O trabalho de pesquisa nos fez perceber a importância das políticas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), no Município de São Bento e reforçar que todos podem e devem contribuir para a erradicação do analfabetismo, principalmente os professores com propostas curriculares integradas e elaboração de projetos que contemple os educandos, valorizando e incentivando o seu retorno a sala de aula em busca de melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Educação,, analfabetismo, educandos.