64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
DOMINÓ ORGÂNICO: JOGO LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Glauciane Leal Dourado 1
Cícero Wellington Brito Bezerra 2
José Alberto Pestana Chaves 3
Kiany Sirley Brandão Cavalcante 4
1. Depto. de Química - UFMA
2. Depto. de Química - UFMA
3. Colégio Universitário - COLUN
4. Profa. Dra./Orientadora -Depto. de Química – IFMA
INTRODUÇÃO:
A Química como disciplina escolar, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) é um instrumento de formação humana, a qual dá subsídios para a interpretação do mundo e interação com a realidade, onde um dos seus desafios atuais é a relação entre o conhecimento ensinado e o cotidiano dos alunos. Segundo Nardin (2008) “a construção de um espaço de jogo, de interação e de criatividade proporcionaria o aprender com seu objetivo máximo, com sentido e significado, no qual o gostar e o querer estariam presentes”. Segundo Pierozan e Brancher (2003), o jogo de dominó por ser simples de ser confeccionado e jogado, se mostrou uma ótima ferramenta, que envolve um número grande de alunos em cada partida e pode ser jogado simultaneamente por vários grupos, além de poder ser adaptado para diferentes tópicos da química e, até mesmo, em outras disciplinas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo didático-pedagógico lúdico, semelhante ao tradicional jogo de dominó, utilizando-o como ferramenta facilitadora, complementar e alternativa para o ensino de química, ao mesmo tempo em que funciona como um instrumento motivador, dinamizando as aulas, proporcionando consequentemente aos discentes de forma descontraída o desenvolvimento do raciocínio e a reconstrução do seu saber, desenvolvendo desta forma uma melhor aprendizagem.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado utilizando a seguinte metodologia: pesquisa bibliográfica; escolha do conteúdo a ser trabalhado; construção do jogo; aplicação e avaliação. Os temas escolhidos foram Funções Orgânicas e Nomenclatura por ser um assunto visto na ementa da escola e por serem abordados no cotidiano, como a nomenclatura de alguns compostos. As regras do jogo são as mesmas necessárias para o jogo tradicional, porém o reconhecimento da Função e Estrutura Orgânica é primordial para que o jogador possa descartar as peças em seu poder, o que obriga o aluno/jogador a identificá-las corretamente. O dominó foi construído de E.V.A., com 28 peças de 38 x 23 cm. As peças são trabalhadas no chão. A turma foi dividida em 4 grupos e cada um ficou com 7 peças. Depois se iniciam o jogo, cada grupo joga o dado e começa aquele que obtiver o maior número. Finalizam-se quando um dos grupos coloca a última peça no chão. Concluído o jogo, foi entregue aos alunos um questionário contendo 13 perguntas com respeito à atividade desenvolvida, tais como; jogos auxiliam na fixação de conteúdo aplicado após o mesmo ter sido exposto; aprende-se melhor um conteúdo, introduzindo-o com jogos; ajuda a melhorar os relacionamentos por ser uma atividade desenvolvida em grupo.
RESULTADOS:
O jogo apresentado neste trabalho é um recurso disponível para executar em sala de aula, sendo um instrumento adicional de aprendizagem que o professor dispõe. Além do mais, mostrou-se eficaz em suprir algumas deficiências encontradas na aprendizagem do conteúdo explorado assim como a facilidade na compreensão do assunto de Funções Orgânicas. A aplicação do jogo em grupo teve vantagem, pois foi observado que houve discussão entre os componentes da equipe, despertando o espírito de competição entre eles e o jogo estimula o aluno a recordar os conteúdos estudados, fazendo assim com que eles respondessem mais rapidamente as perguntas com o objetivo de ganhar o jogo. Após a análise dos dados obtidos pelo questionário, verificou-se que todos os alunos (100%) acham que os jogos auxiliam na fixação do conteúdo aplicado, aprendem melhor o conteúdo com jogos, ajuda a melhorar os relacionamentos por ser uma atividade em grupo, coopera no sentido de tornar a aula mais atrativa, uma metodologia melhor do que aula expositiva, desperta o interesse em estudar o conteúdo, de fácil compreensão, ajuda a sanar algumas dificuldades, o que torna viável o seu uso nas escolas, aumentando assim, consideravelmente o rendimento dos alunos.
CONCLUSÃO:
Observamos que com a aplicação do conteúdo de Química Orgânica voltada ao jogo aplicado, melhorou o desempenho e a capacidade de aprendizado do aluno além de ser uma melhoria na forma didática. Assim, valendo-se desta característica, percebemos que o Ensino da Química no Ensino Médio pode ser aprimorado, proporcionando ao aluno prazer na aprendizagem.
Palavras-chave: Jogo didático, Química Orgânica