64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
CONSTRUINDO OS POLIEDROS DE PLATÃO PARA O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS |
Wagner Felipe Brayner da Silva 1 Isabelly Amazonas 2 José Deibsom 3 |
1. Departamento de Matemática - UFRPE 2. Departamento de Matemática - UFRPE 3. Prof. / Orientados - Departamento de Matemática - UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
Platão, filósofo grego ( IV a.c. ), foi o primeiro matemático a estabelecer importantes propriedades dos cinco poliedros CUBO, TETRAEDRO, HEXAEDRO, DODECAEDRO e ICOSAEDRO. Ele descobriu que estes poliedros se encaixavam nas seguintes condições: cada ângulo do poliedro possui o mesmo número de arestas, o número de arestas é igual em todas as faces, todas as faces são iguais e que a relação de Euler é válida para todos estes poliedros. Por este motivo,esses sólidos ficaram conhecidos como Sólidos de Platão. Ele diz que: “Um poliedro é regular quando as faces são polígonos regulares congruentes, todas as arestas são congruentes e todos os vértices são congruentes. Isto significa que existe uma simetria do poliedro que transforma cada face, cada aresta e cada vértice numa outra face, aresta ou vértice.” Visando repassar aos alunos a importância dos poliedros de Platão e suas propriedades já citadas, foi criada a oficina Poliedros de Platão, realizada na Escola Lions de Parnamirim, localizada em Recife-PE para as turmas do 9º ano do Ensino fundamental, 1º, 2º e 3º anos do Ensino médio. E com isso, aprimorar os conhecimentos do aluno em relação à geometria, conteúdo de grande importância na disciplina de Matemática. |
METODOLOGIA: |
A oficina Poliedros de Platão foi dividida em 4 etapas: primeira: discussão sobre o tema, incluindo uma breve história sobre Platão, enfatizando o interesse dele no estudo dos poliedros e os conceitos de geometria como polígonos, vértices, ângulos, arestas e faces ; segunda: construção dos poliedros de Platão com canudos -neste tipo de construção foram destacadas as arestas; terceira: construção dos poliedros com jujuba e palitos - nela foram destacados os vértices dos poliedros, os quais eram representados pelas jujubas; e quarta: construção dos poliedros com a técnica de origami -nela foram ressaltadas as faces dos poliedros. Na primeira etapa do projeto, os bolsistas do PIBID realizaram uma discussão sobre o tema,mostrando aos alunos os conceitos de polígonos e suas propriedades,introduzindo assim o conceito de poliedro, mostrando a diferença básica domesmoparaum polígono, e quais as características dos Poliedros de Platão que os diferenciavam de todos os outros. Depois de todas estas explanações sobre o tema, os bolsistas do PIBID colocaram em prática a parte lúdica do projeto, 2ª, 3ª e 4ª etapas, onde os alunos puderam construir os poliedros de materiais já citados. E com os poliedros já construídos, os alunos puderam de uma forma bastante vantajosa visualizar as propriedades dos Poliedros de Platão e os conceitos básicos da geometria, citados acima. |
RESULTADOS: |
A princípio, os alunos para os quais a oficina foi apresentada não sabiam dizer o que era um poliedro e muito menosdiferenciá-lo de um polígono. Entretanto, após a intervenção dos bolsistas em cada etapa realizada, os alunospuderam observar que a proposta da oficina iriaalém de uma aula divertida e interativa, uma vez que elesconstruiriam os poliedros de vários materiais,visualizando suas propriedades mais facilmente, facilitando assim o aprendizado. Na primeira etapa da oficina os alunos aprenderam o conceito de poliedros, suas propriedades ea diferenciá-lo de um polígono. Nas etapas seguintes, eles foram colocados à prova na construção de cada poliedro, pois era uma atividade que parecia fácil, mas necessitava de uma atenção redobrada e de uma boa coordenação motora e nesta mesma etapa eles puderam aprender alguns dos conceitos básicos da geometria como o que seria uma aresta, uma diagonal, uma face e um vértice. Ambas asetapas aqui descritas tiveram o objetivo de contribuir com o desenvolvimento intelectual dos alunos, o que os levará a uma maior independência em atividadesque levemcomo base estes assuntos, propostas pelo seu professor em sala de aula. |
CONCLUSÃO: |
É importante ressaltarmos que a utilização de atividades deste tipo como instrumento auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, pode proporcionar resultados satisfatórios, visto que possibilita a aproximação do aluno com a disciplina em questão, minimizando barreiras e conceitos pré-existentes. Além disso, este tipo de atividade pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual dos alunos. A equipe do PIBID pôde observar que os alunos tiveram uma participação efetiva na oficina e obtiveram um melhor desempenho nos conteúdos estudados, uma vez que tinham um conhecimento pré-formado sobre o tema com a aplicação da oficina. |
Palavras-chave: Poliedros, Platão, Geometria. |