64ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira |
DESPERTANDO O OLHAR CRÍTICO DOS ALUNOS ATRAVÉS DE UM ENSINO DE LITERATURA MAIS ATRATIVO |
Idaiana Barbosa dos Santos 1 José Antônio Feitosa Apolinário 2 |
1. Graduanda em Licenciatura Plena em Letras/ Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAST 2. Prof. Dr./ Orientador – Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAST |
INTRODUÇÃO: |
Como de fato sabemos o projeto PIBID Letras da UFRPE/ UAST tem como princípio o ensino de literatura para incentivar aos alunos lerem textos literários em sala de aula, todo ensino é problemático e gera vários debates, mas o ensino de literatura é o mais crítico, pois o trabalho em sala de aula parte de biografias e questões historiográficas e não com textos literários em si. Na intenção de provocar uma leitura reflexiva no ensino médio propomos um trabalho com a literatura brasileira em textos em versos e em prosa que discorra sobre temáticas sociais que viabilize aos alunos em debates discussões o desenvolvimento de sua criticidade. |
METODOLOGIA: |
A Escola Estadual Methódio Godoy Lima da cidade de Serra Talhada, localizada no estado de Pernambuco, é uma das cinco escolas que contam com o PIBID Letras UFRPE/UAST, na qual encontramos uma forma pertinente de introduzir uma prática pedagógica do ensino de literatura, mais atrativa, porém critica. A estratégia pedagógica executada aconteceu através de monitorias, oficinas supervisionadas pelos professores da escola junto à supervisora. Todas as aulas e minicursos propostos por nós foram de caráter lúdico, onde mostrávamos várias hipóteses de interpretação, aceitando as colocações individuais feitas pelos alunos nas oficinas, em torno de conteúdos de literatura e de língua portuguesa. Em uma oficina realizada em contra turno trabalhamos com o Navio Negreiro de Castro Alves, texto a partir do qual foram desenvolvidas várias atividades, leitura em jogral, produção discursiva, apresentação da produção textual, debates e alguns produziram uma leitura dramática do texto que eles elaboraram. |
RESULTADOS: |
A princípio, encontramos dificuldades, pois nos deparamos com alunos que não tinham nenhuma expectativa de vida após o ensino médio. Então percebemos que a maior dificuldade encontrada foi à falta de leitura dos alunos, pois a grande maioria não tinha argumentos para debater, justamente pelo fato de lerem pouco. Visto isso, resolvemos propor aos discentes uma aula de literatura diferente, na qual usamos leituras de textos de extrema importância como Navio Negreiro e trabalhamos o desenvolvimento da oralidade, pois acreditamos que ela inclui não apenas a capacidade de falar, mas também a capacidade de ouvir com compreensão, julgando essa fonte de aprendizado crucial para a plena participação do cidadão na sociedade. Todos precisam saber ouvir e entender o que está sendo dado em sala de aula e na vida cotidiana. Por isso apostamos muito na oralidade. Fizemos teatro a partir do texto e produção dissertativa argumentativa. As oficinas passaram a ser no contra turno, trazendo consigo um número de participantes excelente. Logo em seguida, houve um aumento elevado nas notas dos alunos assim como um interesse em participar do ENEM, o que antes não existia. |
CONCLUSÃO: |
Podemos dizer que o ensino de literatura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético do aluno. Assim, afirmamos que a literatura pode igualmente proporcionar aos alunos do ensino médio o despertar para novas relações com as diferentes expressões da vida social, com os sentimentos e visões de mundo que nela subsistem, adequando assim, condições para o desenvolvimento intelectual e a formação de princípios para medir e codificar os próprios sentimentos e ações. A partir do momento que o aluno tem contato com um texto literário de qualidade, confrontando-o, ele é capaz de refletir, indagar, questionar, escutar outras opiniões, articular e reformular seu pensamento, fazendo suas próprias colocações e ligando ao texto a sua vida com um olhar reflexivo voltado para a sociedade. |
Palavras-chave: Ensino de Literatura, Desenvolvimento Crítico, Oralidade. |