64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
Adequação de Prontuário Eletrônico do Paciente no Hospital Universitário/HU – UFSC
Márcia Teixeira Pinto 1
Mario de Souza Almeida 2
Alessandra Linhares Jacobsen 3
1. Aluna do Mestrado Profissional em Administração Universitária - Depto de Ciências da Administração - CSE - UFSC
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Ciências da Administração - CSE - UFSC
3. Profa. Dra. Depto de Ciências da Administração - CSE - UFSC
INTRODUÇÃO:
Entende-se por Prontuário Médico todos os dados do paciente, gerados pelos profissionais do hospital envolvido no seu atendimento, tanto ambulatorial, emergencial ou internação, de forma cronológica em um documento único. Este é um elemento fundamental ao bom atendimento e um instrumento de educação permanente e de pesquisa. Neste estudo, foi avaliado o modelo de prontuário utilizado em papel e como este fato dificulta a gestão da informação. O estudo descreve a percepção de profissionais de saúde a respeito do prontuário eletrônico do paciente na gestão de hospitais e o impacto dessa tecnologia no trabalho, seu custo e dificuldades. O Ministério da Saúde enfatiza a utilização de formatos eletrônicos, buscando interação entre todos envolvidos para que esta mudança torne-se realidade. Este estudo tem como objetivo discutir o armazenamento e a dificuldade de buscar informação de forma rápida e legitima dos dados do paciente. Identificar a importância das tecnologias (TICs) e suas ferramentas e como elas podem facilitar o uso, benefícios e desenvolvimento de um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
METODOLOGIA:
A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2011. O presente estudo é de caráter transversal, com uma abordagem descritiva quantitativa, através de entrevista semi-estruturada, da direção do HU (Diretor),SAME (chefia do setor onde fica armazenado grande parte do prontuário), responsável pelo planejamento estratégico, Serviço de informática (analista de sistemas), todos do HU. Sendo assim uma amostra probabilística por conveniência de participação voluntária,. Previamente, os indivíduos pesquisados receberam um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para descrever os benefícios do prontuário eletrônico o trabalho também está fundamentado no levantamento teórico através de pesquisa bibliográfica. A pesquisa de campo é desenvolvida no local onde ocorre ou ocorreu um determinado fenômeno, devendo existir neste, elementos que permitam explicá-lo, sendo os dados coletados por intermédio de entrevistas, questionários, testes ou observação participativa. A pesquisa descritiva trabalha com as características de uma população ou de um fenômeno, podendo estabelecer correlações entre variáveis, definindo também a natureza de tais correlações, sem se comprometer com a explicação dos fenômenos descritos (VERGARA, 2000).
RESULTADOS:
A informação obtida pelos registros em prontuário em papel, não é de boa qualidade, dados são perdidos ou coletados precariamente. A informática possibilita essa coleta na forma prospectiva melhorando a assistência ao paciente e o acesso a informação, servindo como base para elaboração de pesquisas científicas e correto preenchimento dos laudos. Legibilidade, exatidão e implicações são para o atendimento ao paciente. Portanto, o PEP é o documento básico dentro de um Sistema de Informações Hospitalares. O armazenamento tradicional acarreta inúmeros problemas para a adequada recuperação e utilização das informações neles contidas. Os entrevistados considera a mudança necessária. A natureza do prontuário em papel é passiva e as informações permanecem arquivadas até que sejam solicitadas. A adoção do PEP é inexorável. Enquanto existe facilidade de manuseio e validade jurídica por outro lado, o volume crescente de informação dificulta a busca e intercâmbio de dados. Na forma eletrônica há um processamento contínuo, atualizado e integração com outros sistemas de informação. Sua implantação irá proporcionar o avanço e disseminação do conhecimento na área de administração e saúde, podendo este ser compartilhado por todos que manuseiam este dossiê.
CONCLUSÃO:
A implantação do prontuário eletrônico na rede básica de saúde propiciou um avanço nesta área, sendo um repositório onde as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas. Seus benefícios são: acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais; acesso a conhecimento científico atualizado e melhoria do processo de tomada de decisão; efetividade do cuidado para obtenção de melhores prognósticos nos tratamentos realizados. Segundo os entrevistados, existe ainda muita resistência ao seu uso e preocupação quanto ao caráter sigiloso dos prontuários. Este resultado será levado ao conhecimento dos gestores do HU, apresentar a comunidade científica e a sociedade em geral uma pesquisa consistente sobre as melhorias e benefícios do uso do prontuário eletrônico. Conclui-se que os dirigentes entrevistados não possuem uma visão ecológica conforme Davenport (1998) do processo de gestão da informação, mas estão certos que esta mudança facilitaria a disseminação do conhecimento. O atendimento do HU é de excelência e se o prontuário é o reflexo da assistência prestada, então que ele reflita nosso atendimento, considerando a gestão do conhecimento e valorização de pessoas no ambiente organizacional desta Instituição de Santa Catarina.
Palavras-chave: Prontuário eletrônico do paciente, Informatização em hospitais, Gestão do conhecimento.