64ª Reunião Anual da SBPC |
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral |
UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS – JOGO CINCO REINOS |
Diôgo Januário da Costa Neto 1 Welledes Moreno Aguiar 2 Geane Brizzola dos Santos 3 Gecilane Ferreira 4 |
1. Bolsista PIBID Biologia, Universidade Federal do Tocantins – UFT 2. Bolsista PIBID Biologia, Universidade Federal do Tocantins – UFT 3. Coordenadora do sub-projeto PIBID- Biologia, Universidade Federal do Tocantins 4. Professor Colaborador do sub-projeto PIBID- Biologia, Universidade Federal do Tocantins |
INTRODUÇÃO: |
A educação cada dia que passa merece um pouco mais de preocupação, pois cada vez mais esta entra em decadência, os alunos com grandes dificuldades na percepção de muitos conteúdos curriculares, e os professores acabam muitas vezes por não procurar outras metodologias que possibilitem um pleno desempenho em sala, deixando de lado determinados aspectos necessários para uma aprendizagem significativa. O processo de aprendizagem relacionado à temática Classificação dos seres vivos exige a utilização de uma linguagem mais dinâmica, dotada de analogias que permitam ao aluno construir um significado efetivo. Assim, com o objetivo de propor a utilização de jogos na sala de aula, propomos a utilização do jogo didático “Cinco Reinos”, na qual o docente possa usar como complemento de aulas expositivas com intuito de sanar possíveis dificuldades de compreensão do conteúdo. |
METODOLOGIA: |
O jogo Cinco Reinos é um recurso didático, baseado no jogo baralho celular. Sendo atribuídas nas cartas de baralho as principais informações que diferenciam os seres vivos de acordo com a classificação dos 5 reinos. O jogo é dividido em 5 partes, onde cada parte corresponde a 1 reino e cada reino contém 25 cartas. A proposta do jogo foi dividir a turma em 5 grupos de 5 pessoas, sendo que cada grupo fica com um determinado reino, os 5 participantes dos respectivos grupos simultaneamente receberão 5 cartas embaralhadas e no prazo de 1 minuto passarão simultaneamente 1 carta para o companheiro da direita com a finalidade de juntar 5 características de um reino. Ganha o jogo quem juntar 5 características do reino correspondente. |
RESULTADOS: |
O Jogo cinco reinos foi aplicado no Colégio Estadual Jardim Paulista na cidade de Araguaína-TO, com estudantes do 2° do ensino médio, a turma foi dividida em 5 grupos de 5 pessoas e cada grupo recebeu 25 cartas com as respectivas características do reino. Durante a aplicação do jogo os alunos se mostraram empolgados em brincar, uma vez que todos tiveram afinidade por se tratarem de cartas de baralho, que é um jogo bem aceito em todas as idades. É certo que algumas dificuldades foram observadas, sendo nas cartas do reino protista com proporções maiores. No geral, o jogo teve duração de 60 minutos, sendo a turma auxiliada pelos monitores do PIBID e pelo professor da disciplina. Em cada dúvida apontada o professor fazia uma pequena explicação para sanar a dúvida para todos os alunos, assim as dúvidas de um foram também esclarecidas para os demais. |
CONCLUSÃO: |
Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que a utilização do jogo cinco reinos como recurso didático pedagógico na sala de aula, pode ser uma alternativa de aulas discursivas, uma vez que os alunos que participam podem ter a oportunidade de sanar dúvidas com relação à disciplina durante a realização do jogo. Os objetivos do jogo foram alcançados, pois o recurso foi utilizado na sala de aula, em aulas expositivas e as dificuldades da disciplina foram discutidas e esclarecidas durante a aplicação do jogo. |
Palavras-chave: Jogo, Ensino, Taxionomia. |