64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
JOGOS DE SALÃO NA ESCOLA: A ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
Douglas Jorge de Oliveira 1
Filipe Rodrigues de Mesquita 2
Fernando Lima Torreiro 3
Erika Suruagy Assis de Figuereido 4
1. Graduando em Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
2. Graduando em Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
3. Graduando em Licenciatura em Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
4. Profª Mestre/ Orientadora - Depto.de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho insere-se no PIBID/UFRPE e vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Dom Bosco, tendo como objetivo estimular na escola processos de ensino-aprendizagem dos jogos de salão, em especial do Xadrez, que num diagnóstico preliminar identificamos não ser vivenciado na instituição. Entretanto, de acordo com as Orientações Teórico-Metodológicas (OTM’s) de Pernambuco (2009), o jogo possibilita o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas relacionados à sociedade, ao espaço físico, ao tempo, ao ritmo, às capacidades e habilidades físico/motoras, aos limites e às regras. Nesse sentido, o projeto desenvolvido buscou introduzir os jogos, em especial os de salão, nas aulas de educação física, nos intervalos da escola e em ações com outras disciplinas, buscando a interdisciplinaridade, ampliando as referências culturais, sociais e históricas dos envolvidos (alunos, licenciados e professores).
METODOLOGIA:
A metodologia para realização deste trabalho encontra-se fundamentada no Coletivo de Autores(1992) e nas OTM’s(2009) de Pernambuco, numa abordagem crítico-superadora que tem como objeto de estudo, o jogo de xadrez que se constitui em um elemento da cultura corporal. Inicialmente realizamos um diagnóstico com observações na escola para verificar como se encontra a realidade, no que se referem ao conhecimento dos jogos de salão pelos alunos, sendo possível notar que o xadrez não era vivenciado nesta instituição, em seguida procuramos acresecentar outro jogo de salão a damas, mostrando os fundamentos históricos e sociais da mesma, assim como procuramos trabalhar mais o próprio jogo de xadrez dentro da escola com os alunos para aumentar a homogeneidade do grupo em relação a esse conteúdo, para isso, realizamos oficinas nos intervalos para oferecer novas vivencias aos alunos, nomeadas como “Intervalo Lúdico”, e realizamos no fim do semestre um evento, o COMAT, com outras áreas de conhecimento (Matemática, Física e Informática), para culminar toda a produção e aprendizado vivenciados durante este período, numa tentativa de aproximação da interdisciplinaridade.
RESULTADOS:
O trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Estadual Dom Bosco possui resultados bem satisfatórios, do ponto de vista organizacional dentro da escola, pois tem atraído a atenção dos alunos a prática dos jogos de salão, não apenas nas aulas de Educação Física, mas também na hora do intervalo, com o projeto intervalo lúdico, que foi o projeto do PIBID Educação Física que mais se consolidou dentro da Escola Dom Bosco, onde na hora do intervalo os alunos aprendem mais sobre os fundamentos do xadrez e podem ter um maior contato com esse jogo, outro trabalho que foi bem realizado foi um site onde nós os pibidianos de Educação Física em conjunto com os pibidianos de Ciências da Computação, Matemática e Física da UFRPE, criamos uma página na internet onde dentro dela continha o conteúdo de xadrez e lá eles podiam jogar entre si e vivenciar este conteúdo de forma virtual. Como produto de nossas intervenções foi possível realizar um seminário o COMAT, onde um Enxadrista federado foi à escola dar um relato e apresentar o fenômeno xadrez enquanto modalidade esportiva e mostrá-lo também como jogo com possibilidades lúdicas. Com o intuito da manutenção das atividades propusemos a inclusão do xadrez e da dama nas modalidades que serão oferecidas aos alunos nos “jogos internos” da escola.
CONCLUSÃO:
Concluímos que as intervenções que estão sendo realizadas na escola pública tem uma importância enorme por proporcionar novas vivências aos alunos e por garantir uma pluralidade de conhecimentos a cerca dos jogos de salão, permitindo desta maneira aproximarmos a escola ao que indica as OTM’s do estado de Pernambuco para a Educação Física. Percebemos que ao longo do processo, o quanto é importante que os alunos tenham vivencias dos conteúdos da cultura corporal existentes, no nosso caso o conteúdo de jogos, com enfoque nos jogos de salão, pois é necessário que os alunos tenham propriedade disto, não só pelo fato de melhorar as habilidades cognitivas em outras disciplinas ofertadas pela escola, mas principalmente para a ampliação do seu acervo cultural e reflexão sobre a realidade social. Ficou evidente a contribuição que esta prática na escola trouxe para a nossa formação enquanto futuros professores, com a aproximação à realidade da escola pública nos permitindo visualizar e materializar todo arcabouço teórico que acessamos no processo. Nesse sentido, pretendemos com a continuidade do trabalho que o conhecimento sobre os jogos de tabuleiro seja ampliado e resignificada a sua prática, e que esta prática torne-se parte da cultura da escola.
Palavras-chave: Xadrez, Jogos de Salão, Educação Física.