64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
ENCONTROS E DESENCONTROS. OS ÍNDIOS DO SERTÃO DA FARINHA PODRE: CONTATOS, EMBATES E ALDEAMENTOS
Robert Mori 1
Glaura Teixeira Nogueira Lima 2
1. Departamento de História, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
2. Professora Doutora / Orientadora – Departamento de História – UFTM
INTRODUÇÃO:
Atuaram na configuração geo-sócio-histórica da região do Sertão da Farinha Podre, três grandes grupos étnicos: os índios caiapós meridionais; os índios bororos, trasladados da Capitania de Mato Grosso para combater os caiapós, e que foram alojados em aldeamentos, ao longo da estrada do Anhanguera; e por fim, a população geralista, oriunda das decadentes regiões mineradoras em busca de terras para a agricultura e a pecuária. O presente trabalho teve como objetivo, apresentar as diferentes versões existentes e escritas em diversos períodos cronológicos e por diferentes pesquisadores sobre as populações indígenas que habitavam a região em estudo, procurando promover uma análise acerca do contato entre os índios e entre estes e os geralistas; analisou as funções dos aldeamentos compostos principalmente por índios bororos, instalados por Antônio Pires de Campos ao longo da Estrada do Anhanguera e identificou e interpretou os documentos existentes no Arquivo Ultramarino. Diferentes grupos étnicos atuaram na configuração geo-sócio-histórica do antigo Sertão da Farinha Podre, porém, os trabalhos acadêmicos sobre as populações indígenas que habitaram o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ainda são incipientes. A partir da utilização de novas fontes históricas, por parte desta pesquisa, foi possível contribuir para a compreensão destes aspectos da história regional.
METODOLOGIA:
O material de pesquisa foi trabalhado a partir da utilização de diversas fontes, tais como estudos acadêmicos produzidos por historiadores, antropólogos, etnólogos e geógrafos, assim como os trabalhos produzidos por memorialistas e as fontes documentais arquivísticas disponíveis no Centro de Memória Digital da Universidade de Brasília (CMD/UnB). Nesse sentido, foram analisadas as fontes nos suportes indicados, confrontando-as com o instrumental teórico referente aos conceitos relacionados às questões indígenas.
RESULTADOS:
Esta pesquisa contribuiu para a compreensão da formação geo-sócio-histórica do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba, assim como permitiu a produção de uma nova versão sobre a história dos índios que habitaram estas regiões.
CONCLUSÃO:
As relações entre os índios e entre estes e os geralistas, historicamente, mostraram-se conflituosas e violentas.
Palavras-chave: Índios, Sertão, Colonização.