64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
PADRONIZAÇÃO DO TESTE DE TETRAZÓLIO PARA A AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE SEMENTES DE ORELHINHA-DE-MACACO (Enterolobium schomburgkii Benth)
Henrique Queiroz Simão 1
Felipe Gomes Valle 2
Ademir Martins de Holanda Junior 3
Evellyn Sales dos Santos 4
Andreza Mendoça 5
Maria Elessandra Rodrigues Araújo 6
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus - Ji-Paraná
2. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus - Ji-Paraná
3. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus - Ji-Paraná
4. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus - Ji-Paraná
5. Profa. Ms./ Orientadora - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus - Ji-Paraná
6. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus - Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
A avaliação da qualidade de sementes po meio de testes rápidos que proporcione resultados reproduzíveis vem sendo buscado constantemente. Entre esses destaca-se o teste de tetrazólio . O teste de tetrazolio avalia a viabilidade e vigor das sementes. Os dados obtidos a parti do teste podem ser utilizados para a cormecialização e controle de qualidade durante o armazenamento. Portanto a espécie Enterolobium schomburgkii Benth pertence à família leguminosa mimosoideae e uma arvore de grande interesse madeireiro e possuiu potencial para plantios florestais em áreas degradadas, por ser heliófila nodolífera possuindo uma semente elíptica, de coloração amarela, com dimensões de 0,7 cm de comprimento por 0,4cm de largura. Tendo dormencia física causada por ipermeabilidade do tegumento à água. Considerando assim que boa parte das espécies floretais apresenta sementes que exigem periodos logos para germinar, o desenvolvimento de teste rápidos e eficientes na avaliação da viabilidade de sementes é de suma importância. Portanto, o presente trabalho teve por objetivos a padronização da metodologia do teste de tetrazólio e apicabilidade deste para a determinação da viabiladade e vigor de sementes de Enterolobium schomburgkii Benth.
METODOLOGIA:
O seguinte trabalho foi realizado no Laboratório de Sementes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Ji-Paraná. Os frutos de orelhinha-de-macaco (Enterolobium schomburgkii Benth) foram colhidos em área de ocorrência natural no município de Nova Brasilândia, RO. Assim, utilizou-se o metodo de teste de tetrazólio para a padronização da metodologia deste e sua aplicabilidade. Para a coloração foram utilizados quatro repetições de 25 sementes por tratamento seguidas de um acondicionamento em recipientes plásticos de 50 ml, onde as soluções de 2,3,5 trifenilcloreto de tetrazólio nas três concentrações (0,05%; 0,075% e 0,1%) durante os diferentes períodos (8, 12, 24, 48 horas). Logo após ficaram em câmara tipo B.O.D à 25°C, na ausencia de luz. As sementes passaram por uma analise, com auxílio de uma lupa binocular (6x) de aumentos. Para a caracterização das classes de viabilidade elaborou-se uma representação de sementes viáveis e inviáveis. Os resultados obtidos nos testes de germinação e de tetrazólio foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas através do teste de tukey, a 5%, adotando-se como testemunha o resultado do teste de germinação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado.
RESULTADOS:
A padronização do teste de tetrazólio depende de condições utilizadas, tanto para o preparo da sementes (pré-condicionamento e exposição dos tecidos) como no desenvolvimento do processo de coloração (concentração e tempo de exposição à solução de tetrazólio). Assim, sementes embebidas por 8 e 12 horas na concentração de 0,01% não obtiveram coloração, como também, sementes embebidas por 8 horas na concentração de 0,05% não obtiveram coloração. As sementes embebidas por 24 e 48 horas em todas concentrações obtiveram coloração adequada. Portanto na concentração de 0,01% à 24 horas obteve-se 41,5% de sementes viavéis, à 48 horas foram de 70% sementes viaveis. Na concentração de 0,05% foram obtidos os seguintes valores respectivamente, à 12 horas de 59%, à 24 horas de 73% e à 48 horas de 98% de sementes viavéis. E na concentração de 0,075% podemos observar os seguintes valores, á 8 horas 70%, à 12 horas 74 %, à 24 horas 87% e a 48 horas 99% de sementes viavéis.
CONCLUSÃO:
O teste de tetrazólio é uma forma viavel e rapida se comparado com outros testes como o de germinação, uma vez que com este podemos obter os primeiros resultados em poucas horas. Diante disso, as melhores metodologias a ser adotada no experimento acima foram, à concentração de 0,05% de (2,3,5 trifenilcloreto de tetrazólio) no tempo de 48 horas e à concentração 0,075% de (2,3,5 trifenilcloreto de tetrazólio) no tempo de 48 horas
Palavras-chave: Tetrazólio, Sementes, Orelhinha-de-macaco.