64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE NA ESCOLA E NA UNIVERSIDADE.
Marcelo Pereira de Lima 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão histórica sobre a importância do ensino da arte como também mostrar sua inclusão e seu percurso pelo ensino escolar, levantando discursões que perpassam pelo processo de ensino e aprendizado da disciplina dentro de sala de aula se o aprendizado é significativo para os alunos ou se a disciplina ainda é vista pelos estudantes como algo sem conteúdo ou a aula de mero fazer, algo ligado apenas ao lazer ou trabalho artesanal, o que se pode concluir que é uma herança dos métodos e os fins para qual disciplina tinha, quando começou a fazer parte do quadro de disciplinas escolares, como no século XIX na época da educação positivista e liberal onde a aula de arte dentro da escola tinha função utilitarista, outro ponto e a reflexão do ensino do profissional em arte educação, pois o processo educação do professor tem que ser significativo, isso significa que o processo de educação desse profissional deve enfatizar não apenas a teoria como algo isolado de outros conteúdos e conhecimentos como também as aulas práticas tem que enfocar um processo de construção, onde se possa criar construindo um novo saber, que seria aprender técnicas e processos, pois assim se teria um melhor envolvimento com o trabalho artístico, pois ele adquire uma objetividade.
METODOLOGIA:
O método empregado para elaboração da pesquisa se deu por um embasamento bibliográfico sobre o tema arte e educação dentro do campo da escola sua importância e sua história, dai se deu um levantamento de dados e informações acerca da temática, assim apontando os aspectos positivos do ensino da arte, mostrando o percurso dela dentro do campo da educação onde ela começou a ser empregada, que no caso foi no século XIX, na educação positivista, e assim analisando os pontos onde ela teve mudanças, como LDB nos anos 60, e a obrigatoriedade já nos anos 70, e ainda apresentando os pontos relevantes do ensino de arte na educação, como ela pode apresentar aspectos culturais de nossa sociedade, portanto se constituindo como uma área de conhecimento, como qualquer outra da humanidade, além do mais sua importância hoje também se apresenta pelo fato de hoje cada vez mais a imagem é empregada no nosso cotidiano, somos diariamente bombardeados por elas, e ter a capacidade de fazer uma analise crítica, leitura de imagem, de como isso nos influencia e como isso se relaciona com nosso modo de vida contemporâneo é de fundamental interesse não somente para a educação escolar como também universitária, portanto, outro ponto dentro da pesquisa foi a analise de artigos que abordam a questão de mudanças de disciplinas dentro da grade de ensino superior de arte, os materiais analisados tinham como discutir a questão da formação do profissional de educação em arte.
RESULTADOS:
Ao se fazer uma análise sobre o ensino de arte nas escolas percebe-se, que no campo de arte muito já se foi conquistado, antes um ensino que era empregado de forma utilitarista, depois ligado somente a prática, mas ainda não se apresentava em todas as escolas, mas somente em 1971 através da Lei 5.692/71 o ensino se tornou obrigatório, mas ainda sim a qualidade do ensino não era satisfatório como se espera hoje, faltava um melhor embasamento, trabalhar com esse aluno um ensino contextualizado e crítico, e ainda o ensino de arte ainda era muito ligado ao fazer, a prática, e ainda por cima os professores de arte eram polivalentes, tinham que administrar as várias linguagens do campo artístico, música, teatro, dança e artes visuais, mas hoje nos centros de ensino superior a questão da polivalência já foi mudada, um exemplo aconteceu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA),o curso de Educação Artística deixe de existir e da lugar ao cursos de licenciatura em Teatro, Música e por fim Artes Visuais, mas isso levou tempo, causando uma grande defasagem na grade de ensino da Universidade, pois é importante as reformulações analisar o que funciona e que precisa entrar na grade pois o ensino sofre constantes mudanças, não somente na universidade como na escola, portanto, é preciso esta repensando o ensino de arte dentro da universidade para poder gerar professores mais capazes e atualizados com as novas demandas do ensino, sendo assim é de fundamental preocupação esta sempre atento
CONCLUSÃO:
A compreensão que se percebe com analise do trabalho é que dentro do campo universitário, é preciso que ocorram sempre reformulações dentro de sua grade curricular para que se tenham bons profissionais preparados para novas exigências dentro do campo da educação escolar, em se tratando especificamente de arte-educação, sabemos da importância do seu ensino dentro das escolas, como ela ajuda a compreensão de mundo dos estudantes, como ela pode trabalhar sua sensibilização, reflexão e crítica, se bem conduzida pelo professor, para tanto é preciso pensar isso dentro da universidade, onde esses profissionais estão se formando, isso perpassa por uma formação onde valoriza uma constituição reflexiva e crítica, não somente abordar as questões teóricas e práticas sem que elas não adquiram um valor, tornar o saber teórico como as práticas de fazer arte, significativos, isso principalmente nas cadeiras de práticas que hoje não podem ser mais um mero fazer, tem que se acompanhado de conhecimento, embasamento teórico, pesquisa, trabalhar uma objetividade dentro dessa prática, assim o objeto artístico adquire um valor, esses pontos que precisam ser trabalhados na formação do professor de arte nos dias de hoje, para que ele possa passar esse conhecimento adiante dentro da escola, tornando o ensino de arte significativo para os alunos assim como foi para ele dentro da universidade.
Palavras-chave: Arte-educação, Ensino, Universidade.