64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Exposição Química na Vida
Alexandre Hofart Arins 1
Emerson Joucoski 1
Rodrigo Arantes Reis 1
Antônio Luís Serbena 2
1. Laboratório Móvel de Educação Científica - UFPR Setor Litoral
2. Prof. Msc. / Orientador - Laboratório Móvel de Educação Científica - UFPR Setor Litoral
INTRODUÇÃO:
O Laboratório Móvel de Educação Científica realizou no segundo semestre de 2011 exposição “Química da Vida”. teve como o objetivo principal auxiliar instituições de ensino do litoral paranaense no ensino da Química, e outros temas direta ou indiretamente relacionados, como os aquários do Laboratório de Biodiversidade e o Meliponário.
METODOLOGIA:
A temática foi escolhida devido ao ano de 2011 ser declarado pela Organização das Nações Unidas como o “Ano Internacional da Química”.
Estagiários do Labmóvel elaboraram vários experimentos para exposição buscando demonstrar como a química está relacionada ao cotidiano, desde as ações mais básicas até as mais complexas.
Os experimentos aproximaram a teoria da prática como forma de facilitar o aprendizado do tema proposto. Eram compostos de banners explicativos apresentados por bolsistas ao público visitante. Como exemplo, havia um sobre acidificação dos oceanos que demonstrava como este processo químico ocorre. Após uma explanação sobre banner e o experimento, fazia-se uma aplicação de ácido clorídrico em um esqueleto de coral para ilustrar as consequências negativas deste processo aos seres vivos marinhos.
Deste ponto, a exposição prosseguia com temas relacionados aos anteriores, como a questão da salinidade, demonstrada nos aquários biótopos, e a da fotossíntese, em outros dois experimentos. Haviam microscópios com algas retiradas de um dos aquários, para que pudessem ser visualizados os cloroplastos. Outro continha estas mesmas algas em balões de cássia, expostos à luz de pequenos holofotes. As algas liberavam bolhas de oxigênio, ilustrando em tempo real o processo em questão.
RESULTADOS:
A exposição apresentou uma matéria da grade curricular tradicional no ensino médio de forma diferenciada, mostrando conceitos através de exemplos teórico-práticos pouco aplicados na maioria das escolas.
Foram elaborados e apresentados cerca de vinte experimentos teórico-práticos durante os três meses de exposição, além de atividades e descrições pessoais por parte dos bolsistas.
Inicialmente, as instituições de ensino do litoral eram convidadas a trazer grupos de estudantes para a exposição, via contato telefônico. Nas últimas semanas, já havia procura espontânea por parte das escolas e colégios para o agendamento das vistas. Além disso, foi percebido um aumento na quantidade de estudantes, que passaram a visitar a Universidade para pesquisar sobre temas diversos.
Uma problemática significativa observada nas apresentações foi a questão do espaço físico. Considera-se que este foi relativamente limitado se levado em conta a quantidade de alunos das turmas maiores. Quando haviam mais de vinte visitantes, estes eram separados em dois ou três grupos, e cada um visitava uma parte específica da exposição. Isso exigiu que houvesse ao menos dois bolsistas disponíveis para cada rodada de apresentações.
CONCLUSÃO:
Além de incitar a curiosidade e apresentar conhecimentos pertinentes aos estudantes, espera-se que as exposições estimulem o uso de métodos de ensino alternativos, e demonstrem que também são eficientes para o aprendizado dos estudantes.
A busca espontânea pelas visitas, e o aporte de estudantes interessados em informações para pesquisas diversas pode indicar que foi fortalecido o vínculo da comunidade local com a Universidade.
As possíveis novas exposições necessitam planejamentos específicos para adequar o espaço físico ao número de visitantes. Espera-se que deste modo, um número maior de visitantes possa visualizar com facilidade os experimentos.
Palavras-chave: Exposição, Química, Educação.