64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONCEPÇÃO SOBRE AS ABELHAS Apis mellifera E MAMANGAVAS Xylocopa spp. (HYMENOPTERA: APOIDEA) POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA REGIÃO NOROESTE CEARENSE
Petrônio Emanuel Timbó Braga 1
1. Prof., Curso de Biologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA.
INTRODUÇÃO:
A Ordem Hymenoptera reúne insetos como as abelhas e mamangavas que constituem a 3ª Ordem em termos de número de espécies. Porém, são os principais animais quando se pensa em biomassa no planeta. Cerca de 100 mil espécies de animais são conhecidas e incluídas nesta ordem (BETTINI, 1978 apud DIAS, 2009). A espécie de abelha mais conhecida é a Apis mellifera pela sua grande importância econômica, tanto na alimentação (mel, pólen, geléia real) como na farmacologia (própole, veneno) e diversos setores da indústria (cera) (PEDRO; CAMARGO, 1999). As mamangavas (Xylocopa spp.), são abelhas essenciais para a polinização de várias espécies de plantas nativas da caatinga, mata atlântica, cerrado, mata amazônica ou de zonas litorâneas e de várias culturas importantes (FREITAS; ALVES, 2009).
Considerando-se que o estudo dos insetos é parte do conteúdo abordado em diversas disciplinas presentes na matriz curricular dos cursos de ensino fundamental, médio e superior em diversos países (MATOS et al., 2009), poucos são os estudos sobre a percepção etnoentomológica dos himenópteros e, ainda, a importância destes, objetivou-se determinar as concepções dos estudantes do ensino médio sobre as abelhas e mamangavas, em escolas da rede pública de ensino estadual na zona noroeste cearense.
METODOLOGIA:
Este trabalho, parte de um estudo sobre as concepções sobre o ensino dos insetos por alunos de biologia em escolas da rede pública de ensino estadual na zona noroeste cearense, foi iniciado em outubro de 2009 e concluído em dezembro de 2011 e teve como objeto de pesquisa estudantes de 11 escolas em 6 municípios cearense: Cariré, Frecheirinha, Itarema, Massapê, Mucambo e Sobral. Foram investigados 83 estudantes, sendo 43 do 2º. ano, em 11 escolas e 40 do 3º. ano em 10 escolas, cujos depoimentos feitos por meio de um questionário com questões abertas e fechadas serviram para análise. Estes distribuídos aleatoriamente abordavam questões sobre a biologia das abelhas Apis mellifera e mamangavas Xylocopa spp. e foram acompanhados de fotografias das mesmas. Para as questões abertas, baseou-se na leitura sucessiva e categorização dos depoimentos. De acordo com Giacóia (2006), a pesquisa qualitativa envolve propostas muito mais flexíveis em comparação com a pesquisa quantitativa, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade ao pesquisador. Os dados, com abordagem quantitativa e qualitativa, foram analisados por intermédio de procedimentos da estatística descritiva, a partir da codificação por tabulação simples, distribuição de freqüências relativas das respostas dadas.
RESULTADOS:
A maioria dos estudantes, em ambos os níveis de escolaridade, afirmou conhecer as abelhas Apis mellifera, entretanto, poucos afirmaram conhecer as mamangavas, mostrando-se assim a popularidade das primeiras. A maioria desconhecia muitos dos aspectos biológicos das abelhas, entre os quais, a reprodução e as fases de desenvolvimento. A maioria afirmou conhecer a importância das abelhas Apis mellifera para o meio ambiente, entretanto, apenas 50% dos alunos do 3º ano afirmaram ter conhecimento desta importância para as mamangavas, quando, sabe-se que estas são importantes polinizadores da vegetação nativa, visto que são responsáveis diretas pela reprodução de muitas espécies vegetais silvestres da flora brasileira (VIEIRA et. al, 2010). Apenas, uma minoria afirmou conhecer a utilização e os benefícios que estas abelhas podem proporcionar ao homem, citando entre outros, o uso na alimentação e agricultura. Observou-se que a maioria tinha medo das abelhas Apis mellifera, sendo, ainda, citados os sentimentos de curiosidade, indiferença e nojo. Uma minoria, em ambos os níveis de escolaridade, respondeu ter o conhecimento de serem estas causadoras de alguma doença ao homem, e foi capaz de contar alguma estória e/ou conhecer alguma música relacionada as abelhas.
CONCLUSÃO:
Constatou-se, pelos resultados deste estudo, o pouco conhecimento das abelhas Apis mellifera e mamangavas Xylocopa spp., pelos estudantes do 2º. e 3º. anos do ensino médio, da rede de ensino estadual, no noroeste cearense, sobre os aspectos relacionados a biologia, entre os quais, a reprodução e as fases de desenvolvimento. Embora, a maioria tenha afirmado ter medo das abelhas Apis mellifera, estas mostraram-se ser mais populares em relação as abelhas mamangavas. Também, a maioria afirmou conhecer a importância destas para o ambiente, embora, nem todos afirmaram ter este conhecimento para as abelhas mamangavas. Ademais, a maioria desconhecia, entre outros, seus benefícios e/ou a sua utilização pelo homem, e apenas, uma minoria foi capaz de contar uma estória e/ou ter conhecimento de uma ou música sobre estas abelhas.
Palavras-chave: Educação, Entomologia, Etnoentomologia..