64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
RESGATAR A HISTÓRIA DO CANGAÇO COM ESTUDO DAS LENDAS RURAIS
Patrícia Rejane Silva SEST 01
Joana Maria de Lima Silva SEST 02
1. Joana Maria de Lima Silva SEST
INTRODUÇÃO:
A Escola Municipal Pedro Cavalcante, localizada na Fazenda Conceição, área rural do município de Serra Talhada, sertão pernambucano, convive constantemente com “histórias” contadas por moradores da comunidade, relatando fatos ocorridos no período do cangaço, buscando explicar seu surgimento e da figura mítica do cangaceiro Lampião.
Esses relatos e crendices que se integram a escola, e que passam a fazer parte dos costumes e da diversidade cultural dos estudantes e professores, são denominadas de lendas. Tais lendas serviram de ferramenta pedagógica para estimular os estudantes à leitura e escrita.
Estabeleceu os Planos Curriculares Nacional de Língua Portuguesa, que o ensino de textos discursivos são adequados para construção da linguagem oral e escrita, sendo considerados como ferramentas eficientes para que os alunos conquistem os objetivos propostos pelo currículo da área de linguagem.
Constitui um grande desafio para os professores trabalharem com textos discursivos literários, do tipo: lendas, sobretudo quando o mesmo exige conhecimentos lingüísticos para subsidiar a produção oral e textual dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
As atividades vivenciadas em sala de aula durante a realização do projeto buscou resgatar as lendas existentes na comunidade, além de obedecer às etapas previstas do planejamento escolar, tais como: leitura, oralidade e escrita.
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada no projeto explorou as seguintes lendas:
“Testículos na gaveta”, a história de irmãos flagrado por Lampião, cometendo incesto. O famoso cangaceiro separou os dois e determinou que eles colocassem os testículos na gaveta e fechassem com chave; “Crianças no punhal”, essa lenda surgiu com o objetivo de acobertar os sertanejos que ajudavam a esconder os cangaceiros. Lampião prometia jogar as crianças filhas de quem os apontasse para o alto e as amparava com um punhal; “Macaco Lampião, surgiu pelo fato de o cangaceiro se esconder na mata durante as perseguições das volantes, subindo nas árvores e fugindo pelos galhos das copas. Vale salientar que a vegetação que forma a caatinga é arbustiva; “Você fuma?”Lampião teria sentido vontade de fumar, e sentido o cheiro de cigarro se dirigiu a um sujeito fumando, e perguntou: você fuma? O homem, verificando se tratar de Lampião, respondeu: Fumo, sim Senhor, mas se o senhor quiser eu paro agora mesmo; “Lenda do sal”. Lampião chegou à casa de uma senhora e pediu que ela fizesse comida. Ela cozinhou e não colocou sal. Um dos cangaceiros reclamou que a comida estava sem gosto. Lampião pediu um pacote de sal e despejou na comida do cangaceiro reclamante e o forçou a comer todo o prato. Contam que o cangaceiro teria morrido antes mesmo de terminar de comer.
RESULTADOS:
O projeto contribuiu com a oralidade dos estudantes, além de apoiar o processo de leitura nas etapas da oralidade, tais como: argumentação, interpretação e conclusão do texto estudado. Sensibilizar professores, estudantes e a própria comunidade para importância da construção do saber por meio da valorização da cultura local, fazendo do projeto uma atividade significativa. É importante ressaltar que na etapa da escrita foi possível identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo intervir no processo de aprendizagem. Considerando que o gênero discursivo lendas favorece a aprendizagem significativa por estar diretamente relacionada com a realidade das crianças e jovens da comunidade.
CONCLUSÃO:
Considerando que ler não é decifrar, no sentido de sonorizar as letras, mas que trata de utilizar informações visuais e não apenas visual para compreensão do texto, conhecer a ortografia das palavras constitui um auxílio imprescindível para antecipar o significado do que lemos. Concluímos que o projeto além de aguçar a percepção e observação dos estudantes com relação ao texto discursivo lenda, desenvolveu a criatividade oral e escrita. Ouvir e escrever uma lenda são estratégias de atividade que estabelece relação entre o currículo de linguagem e a aprendizagem significativa.
Palavras-chave: CULTURA, LENDAS, APRENDIZAGEM.