64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O PERFIL DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR BIOLOGIA: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO DA GERÊNCIA REGIONAL METROPOLITANA SUL
Laís Monteiro de Souza 1
Rodrigo Barros Ramos 1
Rejane Dias da Silva 2
1. Depto. de Educação, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
2. Profa. Dra. / Orientadora – Depto. de Educação – UFPE
INTRODUÇÃO:
A discussão sobre a formação de professores tornou-se mais viva nos últimos anos, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96), que redefiniu as discussões a respeito dos rumos da licenciatura e das atuais políticas de formação docente. De acordo com a LDB, só pode lecionar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, o professor graduado com Licenciatura plena. Mas, as redes de ensino têm encontrado dificuldades para manter seus quadros de professores adequados à LDB, em especial na área de Ciências. Segundo Silva (2008) na rede estadual, há um déficit de 1.200 professores qualificados para lecionar nessa área. Tal lacuna é preenchida por profissionais de outras áreas sem os requisitos necessários à docência em Ciências e Biologia, o que representa, sem dúvida, um obstáculo na qualidade da Educação Básica. Esse estudo buscou identificar o perfil da formação inicial dos professores de biologia que estão lecionando nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio das escolas estaduais da Gerência Regional Metropolitana Sul com objetivo de auxiliar as discussões atuais sobre a formação inicial dos professores da rede estadual.
Essa pesquisa foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
METODOLOGIA:
Para esse estudo, se utilizou duas abordagens metodológicas, a quantitativa e qualitativa, como nos adverte Santos Filho, “os métodos quantitativo e qualitativo não são incompatíveis; pelo contrário, estão intimamente imbricados e, portanto, podem ser usados pelos pesquisadores sem caírem na contradição epistemológica” (SANTOS FILHO, 2007, p. 51). Os dados foram coletados a partir de questionários com perguntas fechadas. Participaram da pesquisa 159 professores da área das Ciências Biológicas, de escolas da rede estadual da jurisdição da Gerência Regional Metro-Sul. Visou-se quantificar variáveis como: sexo, faixa etária, tempo de serviço na rede, instituição de formação e pós-graduação. Foram levantadas ainda as disciplinas que lecionavam, que apontaram os docentes com distorção, sem distorção e com complementação. No caso da variável com distorção levou-se em consideração os docentes com formação inicial em Ciências Biológicas, mas não lecionam Ciências e Biologia ; a variável sem distorção levou em consideração apenas os docentes que lecionam nas disciplinas de sua formação inicial; a variável com complementação levou em consideração os docentes que, além de lecionarem em sua área de formação inicial, lecionam outras disciplinas que não tem relação com sua formação inicial.
RESULTADOS:
Dos dados coletados pode-se traçar o perfil da formação inicial dos docentes da GRE Metro-Sul. Dos 159 professores que participaram da pesquisa, 59% leciona matérias nas quais não possuem formação inicial como Matemática e Química. 6,29% dos entrevistados apresentam distorção total (não atuam em sua área de formação inicial). Apenas 34,59% dos docentes estão coerentes com sua formação inicial, mas além de sua matéria lecionam outras. Quanto ao gênero dos docentes, 71,07% são do sexo feminino contra 28,93% do sexo masculino. Em relação à faixa etária encontra-se, em sua maioria, docentes entre 30 - 34 anos, 19,5%. Os dados revelam ainda, os anos de docência, dos quais, 30,82% possuem 4 ou menos anos. Quanto ao número de instituições de formação de professores foram identificado dezessete das quais se destacam a UFRPE e a Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) com 16,98%, cada; Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (FAINTVISA) com 15,09%, a UFPE com 10,06% e outras com 8,18%. Dos docentes uma grande maioria 65,41% possui especialização, 4,4% possui mestrado e 1,26% possui doutorado. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese levantada, de que há professores que não estão lecionando disciplinas condizentes à sua área de formação inicial.
CONCLUSÃO:
Considerando os dados obtidos, conclui-se que, na região Metropolitana Sul há um número significativo de professores sofrendo distorção em sua prática pedagógica, comprometendo a qualidade do ensino oferecido. Isso ocorre por falta de profissionais qualificados, e disponíveis na rede estadual. Reflete-se e indaga-se como poderão ser desenvolvidas políticas públicas que possam atender a demanda da falta de professores na região metropolitana sul do Recife, obedecendo-se a lei e respeitando a formação inicial dos (as) professor (as) licenciado (as) em Biologia, tendo sempre como perspectiva de um melhor desenvolvimento para a docência da rede estadual de Pernambuco e, aprimorando a qualidade do ensino da mesma. Alguns dos dados analisados revelam que esses profissionais da educação não estão obtendo um aprimoramento satisfatório, como pós-graduações, em sua área de atuação, ou por falta de oferta das políticas públicas, ou por acomodação. Todos esses fatores convergem para um único ponto: o empobrecimento do ensino básico da rede estadual de Pernambuco e em especial na Região Metropolitana - Sul.
Palavras-chave: Biologia, Ensino, Formação de professores.