64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA: APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jennifer dos Santos Sousa 1,2
Larissa Bacelar da Costa 2
Thamiris Pinheiro Santos 1,2
Rachel Costa de Azevedo Mello 2
Monica Lopes Folena Araujo 2
1. Bolsista PIBID – CAPES / Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
2. Deptº de Biologia – UFRPE
3. Bolsista PIBID – CAPES/ UFRPE
4. Profª/Orientadora – Departamento de Educação - UFRPE
5. Profª/Orientadora – Departamento de Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos. Entre as distintas fases da vida pode-se destacar, como exemplo, a idade escolar, que se caracteriza por um período em que a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso quando comparado ao do adulto (Philippi, 2000). A preocupação com a alimentação está presente na escola, tanto no que se refere à orientação, quanto aos conhecimentos sobre o tema. O objetivo deste trabalho é analisar uma sequência didática voltada para a alimentação mostrando a importância da alimentação e incentivando a adoção de práticas e hábitos saudáveis essenciais à saúde dos escolares. As sequências didáticas esquematizadas têm sido práticas recorrentes nas aulas de ciências e por isso buscamos utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa-ação no subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa- ação possibilita uma abordagem teórico-metodológica cuja meta é a transformação de determinada realidade implicando diretamente a participação dos sujeitos envolvidos nos processos (Ghedin &Franco, 2008).
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado na Escola Ministro Jarbas Passarinho em Camaragibe - PE, com 42 alunos na turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, a partir de uma pesquisa-ação crítica, foi ministrada uma sequência didática de cinco aulas. Na primeira aula foi aplicado um questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a alimentação e a construção da pirâmide alimentar, posteriormente foi iniciado o conteúdo “Introdução à alimentação”. Na segunda aula foi apresentado de forma dialogada e problematizadora o conteúdo “Nutrientes: os carboidratos, os lipídios, as proteínas, as vitaminas e os sais minerais existentes nos alimentos”. Na terceira aula foi realizada uma experiência investigativa sobre a presença de amido nos alimentos, provocando o levantamento de hipóteses sobre alguns alimentos do consumo diário dos alunos. A conclusão da sequência didática, nas duas aulas finais sobre alimentação foi realizada em grupo, a partir de oficinas para elaboração de um alimento nutritivo (salada de frutas) e cartazes ilustrados sobre a nova pirâmide alimentar. Para finalizar a sequência foi aplicado um novo questionário para avaliar novamente o aprendizado dos alunos sobre o tema e a importância atribuída pelos alunos de desenvolver atividades como esta.
RESULTADOS:
Após a análise dos questionários prévios e dos questionários posteriores às aulas, constatou-se que 100% dos participantes da pesquisa acham importante ter uma boa alimentação para manter seu desenvolvimento saudável e o funcionamento correto do organismo, e também, sabem identificar os alimentos considerados saudáveis, porém apenas 50% dos alunos consomem esses alimentos em quantidade significativa. Em relação à construção da pirâmide alimentar, nos questionários prévios, foi observado que 71,42% dos alunos não sabiam montar a mesma e 28,57% deles sabiam montar a pirâmide, porém não identificavam corretamente seus componentes. Já no questionário posterior às aulas foi verificado que 100% dos alunos aprenderam a construir a pirâmide alimentar corretamente e concordaram que aprender sobre alimentação saudável é necessário e importante, pois as aulas contribuíram e incentivaram os alunos a melhorarem seus hábitos alimentares diários.
CONCLUSÃO:
A sequência didática teve êxito em seu desenvolvimento, pois contribuiu positivamente para o aprendizado dos alunos, incentivando a mudança dos seus hábitos alimentares, tanto na escola quanto em casa. Ela constituiu-se uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem e seu uso neste trabalho facilitou o entendimento dos conteúdos e a prática educativa. Os alunos puderam obsevar as características e a importância dos alimentos, como também as experiências realizadas dentro das aulas levaram os mesmos a aprimorarem seus conhecimentos. A perspectiva do trabalho no processo de pesquisa-ação fortaleceu a escola como espaço de construção de conhecimentos no qual é possível associar ensino e pesquisa. Ademais, os conhecimentos construídos na escola podem ser socializados com a comunidade acadêmica e escolar, propiciando diálogo rico e construtivo que promove mudança ou até mesmo inovação na educação básica.
Palavras-chave: Alimentação, Sequência Didática, Ensino de ciências.