64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 6. História Moderna e Contemporânea
A REVOLUÇÃO CUBANA NO LIVRO DIDÁTICO
Isabel Ibarra Cabrera 1
Ingrid Ane Gomes Araújo 2
1. Profa. Dra / Orientadora – Depto. de História –UFMA
2. Graduanda do curso de História da UFMA / Bolsista do PIBIC
INTRODUÇÃO:
No estudo do marxismo, a Revolução é um dos assuntos mais destacados, tanto em sua teoria quanto na sua prática, o próprio Marx afirmava “ ...mais importante que explicar o mundo é transformá-lo” ( Marx, Engels, 1996). Essa transformação a que Marx se refere só aconteceria através da Revolução. Foi exatamente isso que aconteceu em Cuba, Ilha do Caribe na América Central, uma grande revolução, em meados do século XX, mais precisamente partir de 1959. Essa Revolução provocou mudanças profundas no seio da sociedade Cubana, e alterou a sua ordem política de forma decisiva. Cuba foi o último pais a se libertar do colonialismo espanhol em 1898, mas logo se tornou dependente de um novo colonialismo dos Estados Unidos da América em 1902 com a Emenda Platt, que dava todos os direitos legais aos Estados Unidos da América de intervir politicamente e economicamente em Cuba; toda essa dominação impediu o desenvolvimento da soberania e da unidade Cubana. Ao longo dos anos a sociedade cubana sofreu com a miséria, a fome, o desemprego, a baixa escolaridade e a desigualdade social resultantes do imperialismo norte-americano, toda essa situação se agravava mais ainda com a má administração política, marcada por golpes e corrupção das ditaduras instaladas no governo Cubano. Uma das principais ditaduras desse período foi a de Fulgêncio Batista.Foi contra o regime de Fulgencio Batista e contra toda a situação de penúria em que Cuba vivia no decorrer do seu processo histórico, que a Revolução Cuba
METODOLOGIA:
A execução do projeto de pesquisa sobre a Revolução Cubana no livro didático segue apoiado numa metodologia de pesquisa bibliográfica conduzida principalmente através de materiais escritos como nove livros didáticos do Ensino Médio volume 3 do ano 2010/2011 que ainda estão em circulação nas escolas públicas do pais, que versam sobre o movimento. Também foram analisadas fontes não- escritas como fotografias, e filmes que também versam sobre o assunto, e que estão contidas nos referidos livros didáticos. Para o desenvolvimento do trabalho foi feito um levantamento bibliográfico de nove livros didáticos pesquisados na Biblioteca do Centro de Ensino Governador Edison lobão. Os filmes, e as fotografias analisadas estão contidos nos livros didáticos citados abaixo. A pesquisa se desenrola de forma documental, ou seja, os materiais escritos que são mais precisamente os livros didáticos, são aqueles que estão sendo utilizados como fonte de informações para a pesquisa, sem a necessidade no primeiro momento do trabalho de campo. Segue-se abaixo a lista dos referidos livros, filmes e fotografias.1-História Geral e do Brasil. 2-Coleção Novo Olhar História 3-História de Gislene e Reinaldo Vainfass 4-Conexões com a História de Alexandre Alves e Letícia Fagundes de Oliveira. 5-História ser Protagonista de Fausto Henrique Gomes Nogueira, Marcos Alexandre Capillari. 6-História de Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Faria, Jorge Ferreira, e Georgina dos santos. 7-História das Cavernas ao Terce
RESULTADOS:
Observou-se que dos nove (9) livros pesquisados, apenas oito (8) deles trazem fotografias e imagens referentes ao movimento revolucionário. Quatro (4) deles dedicam somente uma (1) página para falar do assunto, um (1) deles dedica duas páginas para falar do movimento. Dois deles dedicam três (3) páginas para falar da revolução. E somente dois livros didáticos dentre os nove livros pesquisados dedicam quatro (4) páginas para falar sobre a Revolução Cubana.
Dentre os nove livros estudados apenas quatro (4) livros possuem textos complementares sobre a revolução, e três (6) deles recomendam filmes sobre o assunto. Dos nove livros pesquisados, apenas cinco (5) deles discutem de forma ampla e cuidadosa sobre o contexto histórico da revolução; falando sobre as causas, os objetivos e o resultado do movimento, discutem a situação social em que se encontrava a população cubana, falam sobre o regime político de Fulgêncio Batista, versam sobre a economia, e o socialismo na América latina, focaliza também um pouco sobre a biografia de Che Guevara e Fidel Castro.
CONCLUSÃO:
A Revolução Cubana foi um movimento de extrema importância não apenas para a sociedade local, mas para toda a América Latina, exerceu grande impacto tanto sobre os setores políticos conservadores quanto sobre os reformistas, sendo um movimento de resistência e oponência a ditadura, e a desigualdade social; A revolução Cubana alcançou êxito e as maiores conquistas se observam atualmente no campo da saúde pública, da medicina e da educação.Na saúde houve enormes ganhos, com uma sensível melhoria nas condições sanitárias da população.Muitas doenças como a malária, o tifo e poliomielite foram erradicadas graças a vacinação em massa, a maior parte da população cubana tem acesso gratuito a ao sistema especializado de saude. A educação também melhorou incrivelmente após cinqüenta anos da Revolução Cubana. “Em 1953, a taxa de alfabetização no país não ultrapassava os 25% . hoje, o governo socialista orgulha-se de ter chegado ao surpreendente índice de 99,8%. Todas as escolas incluindo as universidades, mundialmente reconhecidas pela qualidade do ensino- são públicas e gratuitas.” ( Trecho extraído da página 56, da revista de História da BBC- Revoluções que abalaram o mundo.)Os dados citados acima, que são resultados do que pregava a Revolução Cubana, pouco se observam nos livros didáticos do Ensino Médio, os nove livros pesquisados, por exemplo, falam muito bem sobre as causas, sobre os objetivos e sobre a guerrilha em si, mas pouquíssimo falam sobre os resultados, as conquistas
Palavras-chave: Revolução, Cuba, Livo Didático.