64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
O ESTÁGIO DE VIVÊNCIAS NO SUS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ADRIELLE LOPES DE SOUZA 1
CÉSAR PIMENTEL FIGUEIRÊDO PRIMO 2
1. ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UESB - BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAPESB
2. PROF. DR./ORIENTADOR - DEPARTAMENTO DE SAÚDE - UESB
INTRODUÇÃO:
No fluxograma curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), não constam disciplinas do domínio das políticas públicas de saúde, embora, o curso esteja lotado no Departamento de Saúde. A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), situada em Salvador/BA, desenvolve ações de qualificação, formação e educação permanente para os estudantes da área de saúde de diversos cursos no estado da Bahia, criando oportunidades para vivenciar um estágio relacionado com o funcionamento dos serviços de saúde pública no estado. No caso do curso de Educação Física da UESB, faz-se necessário o aproveitamento deste estágio para que os acadêmicos tenham a oportunidade de conhecer e vivenciar as questões relativas ao SUS. Assim, o objetivo deste trabalho foi registrar um relato de experiência sobre a quarta edição do Estágio de Vivências no SUS, sob a ótica da discente participante. Para tanto, fez-se uma observação sistemática dos serviços de saúde da cidade de São Francisco do Conde/BA. Concluiu-se que o Estágio de Vivências no SUS apresenta um elemento que contribui na formação profissional dos acadêmicos de Educação Física, sugerindo a necessidade de se estabelecer um enfoque sobre essa temática na formação.
METODOLOGIA:
O relato de experiência pode se configurar, como um instrumento de análise do potencial de aprendizagem do processo educativo realizado, sendo desenvolvido a partir da sistematização e registro das reflexões e vivências. Sendo assim, o estudo foi conduzido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer (NEPEEL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, campus Jequié/BA) a partir da ótica de uma discente do sétimo semestre do curso de Licenciatura em Educação Física sobre o seu Estágio de Vivências no SUS. A experiência teve duração de nove dias, e foi realizada na cidade de São Francisco do Conde/BA, contando com a participação de estudantes de diversos cursos da área de saúde, dentre eles: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e Educação Física. O processo de observação atendeu a três etapas: observação do atendimento dos profissionais de saúde das diversas áreas aos pacientes; diálogo participante entre os estagiários e os profissionais de saúde dos serviços; debates setoriais entre os estagiários de vivências no SUS sobre a metodologia adotada pelos profissionais de cada estabelecimento.
RESULTADOS:
Foi identificada uma grande variedade de informações veiculadas no âmbito das diversas áreas profissionais que envolveram o Estágio de Vivências no SUS. A diversidade de participantes de outros cursos da área de saúde e de diferentes faculdades/universidades da Bahia possibilitou um elevado enriquecimento de conhecimentos oriundos de diferentes áreas de formação. Foi possível conhecer de forma sistemática como funcionam os serviços de saúde do munício de São Francisco do Conde, tendo em vista que foram realizadas visitas técnicas em diversos serviços de saúde na comunidade, dentre eles: Programa de Apoio Pedagógico e Psicossocial aos Alunos e Professores (PROAP), Núcleo de Apoio Permanente de Educação e Pesquisa em Saúde (NAPEPS) e o Centro de Referência a Saúde da Mulher (CRESAM). Ademais, as visitas feitas ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ao Hospital Municipal de São Francisco do Conde e ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), ao acampamento do Movimento dos Sem-Terra (MST), e a uma reunião da Associação de moradores do município de São Francisco do Conde promoveram uma mudança de atitude e percepção dos estagiários de Vivências no SUS, quanto aos processos ocorridos na dinâmica do Sistema Único de Saúde.
CONCLUSÃO:
O Estágio de Vivências no SUS permitiu, nesse período de estágio, uma análise e compreensão mais amplificada do contexto histórico, social e político de implantação do SUS na Bahia. Além disso, permitiu uma grande troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes de vários cursos da área de saúde. Com isso, o desenvolvimento de atividades de caráter multiprofissional e interdisciplinar provocou uma reflexão crítica muito intensa acerca do seu papel na sociedade, tendo em vista que a partir da troca de experiências entre uma equipe multiprofissional, há maior construção de conhecimentos, e uma vasta percepção do mundo do trabalho, associado com a relevância da humanização da sociedade. Então, a formação acadêmica, profissional e humana do participante do estágio de vivências, principalmente o estudante de Educação Física, torna-se mais ampla e completa. Por consequência, prever-se que este comportamento reflita no melhor atendimento à comunidade, não apenas nos aspectos relacionados à saúde pública, mas também direcionado aos outros fatores que igualmente contribuem decisivamente para a garantia de uma efetiva qualidade de vida da população, como a educação.
Palavras-chave: Formação profissional, Educação física, Estágio no SUS.