64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática |
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NAS ESCOLAS: BARÃO DE MACAÚBAS, COLÉGIO CRISTÃO JOÃO GUSTAVO E INSTITUTO DE EDUCAÇÃO EUCLIDES DANTAS (1960-1970). |
Elezenita Oliveira Americano 1 Daniele Santana Silva 2 Leila Silva Santos 3 Irani Parolin Santana 4 Claudinei de Camargo Sant´Ana 5 |
1. Graduanda - Depto de História - UESB 2. Graduanda - Depto de História - UESB 3. Graduanda - Depto de História - UESB 4. Profa.Ms./Co-Orientadora- Col.do Museu Pedagogico-UESB 5. Prof.Dr./Orientador-Depto de Ciência Exatas - UESB |
INTRODUÇÃO: |
Desde sua institucionalização enquanto disciplina, a matemática é tida como um “monstro”, sendo essa uma das disciplinas de maior reprovação escolar, com isso, alguns estudiosos matemáticos, buscaram promover reformas curriculares. Sendo que o primeiro processo de modernização do ensino de matemática ocorreu no ano 1929, no Brasil, liderado pelo catedrático de matemático Euclides Roxo que propunha a unificação da álgebra, geometria e aritmética em uma única disciplina, a matemática. O segundo momento de reforma ocorreu na década de 60 e 70 e ficou conhecido como o Movimento da Matemática Moderna (MMM), que buscava aproximar a matemática das universidades com a escola básica. Durante o período da MMM ocorreram vários congressos, onde foi criado o Grupo de Estudo de Ensino da Matemática (GEEM) entre outros que eram responsáveis pela formação de professores, analisando conteúdos, reformulando o ensino, o que ampliou os olhares e conceitos sobre esta nova metodologia e sua prática trazendo mudanças significativas. Assim o projeto: O movimento da matemática moderna nas escolas secundárias de Vitória da Conquista: uma análise do período de 1960-1970 passa por diferentes etapas, com a intenção de compreender o desenvolvimento da matemática como disciplina escolar. |
METODOLOGIA: |
Na pesquisa procuramos identificar as ações desenvolvidas pelos docentes e discentes da época, com a implantação das novas propostas curriculares e métodos de ensino da matemática. No desenvolvimento da pesquisa, nos valemos de diversas fontes. Primeiramente nos encaminhamos até o Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira da UESB, com o propósito de analisarmos os diários de classe das escolas: Barão de Macaúbas, Colégio Cristão João Gustavo e Instituto de Educação Euclides Dantas. Após a análise da documentação escolar, identificamos nomes de estudantes e professores, posteriormente a este processo, procuramos contactar os possíveis entrevistados, via email e telefonemas. Após o primeiro contato, realizamos algumas entrevistas semi-estruturadas. A nossa pretensão era encontrar professores da época, porém as fontes eram escassas, mas mesmo assim com algumas dificuldades conseguimos construir nosso banco de dados com relatos de alguns alunos dessas instituições. As entrevistas permitiram-nos fazer uma análise do ensino matemático das décadas de 60 e 70, levando em conta o conjunto do projeto, leituras bibliográficas com a temática da História da Educação que mostraram a situação das escolas e como foi que refletiu o MMM nas unidades de ensino situadas em Vitória da Conquista, Bahia. |
RESULTADOS: |
Esta pesquisa visa reconstruir a situação histórica em que a disciplina de matemática foi inserida nas escolas, a postura dos professores e conteúdos aplicados junto com os livros didáticos, focando principalmente, mas não exclusivamente, as práticas e representações matemáticas do professor do primário e ginasial no período de 1960 a 1970. Em depoimento a ex-aluna diz que “A disciplina de Matemática era difícil e o professor era rígido [...] Assuntos de Matemática eram as quatro operações, fração, conjunto (desenhava no quadro para demonstrar)[...] Tinha provas mensais” ( Aluna 1 ex aluna do João Gustavo ), já o ex aluno da Escola Barão de Macaúbas diz: “Matemática era elementar usava o quadro negro, tinha álgebra, fração" ( Aluno 2). Ao fazer a pesquisa buscamos levar em consideração toda a estrutura das escolas e os componentes que a compõem para se chegar ao resultado. De acordo com algumas leituras e observações percebemos que os problemas estão relacionados à ausência de professor especializado nas salas de aula, infraestrutura, material didático, programas governamentais e relação professor-aluno. Por haver uma diversidade de método/teórico e prática, a pesquisa analisou e identificou cada problema enfrentado por esses métodos/teorias e prática. |
CONCLUSÃO: |
A partir das leituras e entrevistas realizadas, foi possível analisar historicamente os processos de atualização nas instituições escolares baianas, das práticas matemáticas em algumas, particularmente aquelas relacionadas com a modernização dos programas e currículos de formação de professores e de ensino-aprendizagem, focando as relações entre as tentativas de institucionalização de certas formas de práticas e representação da matemática, focando principalmente, mas não exclusivamente, as práticas e representações matemáticas do professor deste nível de ensino. Verificando os problemas enfrentados pela disciplina matemática com as inovações trazidas pelo Movimento da Matemática Moderna e o Grupo de Estudo de Ensino da Matemática (GEEM) que tinha como intenção analisar como os professores se apropriavam dos conteúdos do movimento da matemática, não podendo ser entendidos como um fato isolado, mas sim, se estende as demais disciplinas curriculares, que sofreu e sofre grandes influências do Estado que não se restringem apenas ao interior da escola, mas também envolvem diferentes fatores de relações sociais, políticas, econômicas, etc. que são determinantes para o processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: Educação |