64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia |
A TEMÁTICA TRANSVERSAL DO MEIO AMBIENTE: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA NA ESCOLA MILITAR DOIS DE JULHO |
Hellen Mayse Paiva Silva 1,4 João Carlos Silva Filho 2 Elys Correia Cunha 1,4 Darcilene Cristina Passos 1,4 Irecer Portela Figueirêdo Santos 3,5 |
1. Discente do Curso de Geografia - UFMA 2. Graduado do Curso de Geografia - UFMA 3. Profª. Ms/Orientadora - DEGEO/UFMA 4. Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental 5. Coordenadora do PIBID - DEGEO/UFMA |
INTRODUÇÃO: |
A proposta foi sensibilizar os alunos da turma do 6º ano da Escola Militar Dois de Julho sobre a coleta seletiva e reciclagem do lixo. Objetivou-se aliar teoria e prática, cidadania e consciência ambiental analisando a percepção ambiental dos mesmos. Com este diagnóstico buscou-se compreender a aplicabilidade do planejamento nas aulas de geografia analisando a percepção ambiental e ampliando a discussão sobre a coleta seletiva do lixo na escola e reciclagem. O foco encontra-se no planejamento de boas sequências didáticas construídas individual e coletivamente pela professora da escola para que esse tema transversal possa ser vivenciado pelos alunos na própria escola através do compartilhamento de experiências entre universidade e escola. |
METODOLOGIA: |
Este artigo foi orientado pelo método fenomenológico e qualitativo analisando os fatos de forma subjetiva e observação crítica, contribuindo para um bom entendimento de como a percepção ambiental pode ser trabalhada através da coleta e reciclagem do lixo. Para que os resultados pudessem ser obtidos, a pesquisa foi apoiada pelo corpo pedagógico e a professora do 6º ano da escola, que abriram espaço na sala de aula. Antes da elaboração do cronograma de intervenções foram realizadas várias reuniões com o corpo pedagógico e com a professora com a finalidade de traçar o melhor plano de aula para que as atividades fossem executadas com eficiência e eficácia. Este trabalho foi iniciado com os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e consultas de materiais bibliográficos na biblioteca central da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, a fim de que haja obtenção de suporte teórico para a elaboração do projeto; entrevista com a equipe pedagógica da escola (diretores, coordenadores, professores e secretários) e com os alunos da turma do 6º ano, sempre com a mediação da professora de geografia da escola; levantamento de dados com a coleta de materiais fotográficos do ambiente escolar para a concretização da atividade; e organização, interpretação e análise dos resultados. |
RESULTADOS: |
O processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação à temática transversal do meio ambiente foi desenvolvido a partir de palestras sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo; criação e seleção, pelos alunos, de frases e desenhos para promover a interação e integração destes no projeto; confecção de árvore de natal a partir de materiais recicláveis e/ou reutilizados; e análise da percepção ambiental da turma do 6º ano. Após esse entendimento, as concepções teóricas que fundamentam a organização do planejamento de ensino sobre a coleta seletiva e reciclagem e sobre as práticas na elaboração de planos e projetos foram propostas a fim de aplicar o conhecimento da educação ambiental, numa perspectiva crítica e transformadora. Ao analisar a percepção ambiental dos alunos, verificou-se que houve participação ativa da turma do 6º ano da escola nas atividades programadas, pois sem a participação dos mesmos tudo seria mais difícil de ser desenvolvido durante o semestre letivo. A professora também teve papel fundamental em todo o processo em que o cronograma de intervenções fora realizado. Então, a professora soube criar situações no interior do processo educativo que proporcionasse intercâmbio entre universidade e escola. |
CONCLUSÃO: |
É importante que os alunos compreendam que a coleta seletiva deve acontecer em todos os lugares, inclusive no cotidiano de cada aluno, pois em sua moradia também são produzidos muitos resíduos. O aprendizado deve ultrapassar os limites do ambiente escolar e cada aluno deve ser instrumento influenciador no seu meio. Assim, com a coleta seletiva, a escola promove a redução do impacto ambiental causado pelo lixo gerado pelas pessoas que frequentam a escola, evitando-se o seu desperdício e buscando, assim, uma prática voltada para a melhoria do ambiente escolar e da comunidade. A partir da escola, é possível a realização de campanhas de educação ambiental, conscientizando a comunidade escolar de que todos são responsáveis pelos resíduos: os que geram, separam, coletam, compram recicláveis como matéria-prima, bem como, os que reciclam e consomem os novos produtos. A proposta desse projeto é justamente analisar a percepção ambiental dos alunos sobre a coleta seletiva e reciclagem do lixo contribuindo para que eles compreendam a importância da educação ambiental e de como ela faz a diferença no contexto escolar e notadamente na sociedade. |
Palavras-chave: Meio Ambiente, Coleta Seletiva, Escola Dois de Julho. |