64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto |
A IDENTIFICAÇÃO DOS INDIVÍDUOS EM SEUS OBJETOS NA CONTEMPORANEIDADE |
Glauco Cavinato Moura 1 Teresa Maria Riccetti 2 |
1. UPM - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (IC) 2. Profª. Drª. - UPM - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Orientadora) |
INTRODUÇÃO: |
A crescente segmentação de mercado e a individualização da sociedade ocorrida nos últimos tempos apontam para novos papéis a ser desempenhados pelos objetos. As transformações ocorridas nas relações produtivas e o barateamento das tecnologias fizeram com que o diferencial dos objetos passa-se a ser em seus conceitos que carregam e não mais em suas questões produtivas. "O crescente desenvolvimento da individualidade como característica marcante dos tempos atuais traz consigo a necessidade de identificar-se, estabelecer uma identidade própria... Nesse contexto, a moda deixa de ser standard para virar ícone de identidade, sendo acompanhada pelos objetos e acessórios, que transformam-se em ícones do comportamento." (Dantas, 2005). A presente pesquisa teve como objetivo investigar as maneiras com que os indivíduos contemporâneos se identificam em seus objetos e assim, pretende com seus resultados, auxiliar no desenvolvimento de novos projetos de produtos para que atendam as expectativas do indivíduo contemporâneo. Para isso foram feitas entrevistas e discussões com o público jovem brasileiro de classe média. |
METODOLOGIA: |
O estudo seguiu os seguintes procedimentos metodológicos: Na primeira etapa foi realizado um levantamento bibliográfico em diversos livros e trabalhos acadêmicos, cruzando e confrontando os dados obtidos. Na segunda etapa foram aplicadas entrevistas qualitativas semi-abertas e discussões com jovens de 20 à 26 anos, de classe média, brasileiros, por meio digital através de um programa de mensagens de texto instantâneas para que o entrevistado pudesse ter o tempo que precisasse para responder as perguntas e ficando automaticamente registradas as respostas. A amostra conta com 15 entrevistas realizadas. Na terceira e última etapa foram feitas reflexões e análises do conteúdo obtido com as entrevistas, fazendo relações com as informações obtidas na primeira etapa. |
RESULTADOS: |
Os objetos são instrumentos para as maneiras de expressão do indivíduo contemporâneo, ou seja, através deles, os indivíduos demonstram suas características, valores, comportamentos e ideologias. As entrevistas realizadas puderam verificar como ocorre esse processo e resultaram em proposições interessantes: a maneira com que cada indivíduo lida com essa questão de identificação com seus objetos e o seu grau de conscientização acerca desse processo varia bastante. Enquanto há pessoas totalmente conscientes, há pessoas que não percebem esse fato; varia a capacidade que os objetos têm para que os indivíduos se identifiquem com eles. Relógios e óculos de sol, por exemplo, apresentaram nessa pesquisa uma alta capacidade para desempenhar essa função; as marcas desempenham bem o papel de identificadores, porém varia muito o potencial que elas têm, de acordo com sua força; as cores dos objetos podem apresentar alto valor simbólico para os indivíduos, podendo remeter tanto a questões pessoais, quanto a questões sociais; a relação entre o objeto e o indivíduo, portanto, é um processo bastante específico para cada caso. Estabelecer proposições gerais sobre essa relação é uma tarefa complexa, sendo difícil estabelecer regras absolutas. |
CONCLUSÃO: |
Podemos concluir que o indivíduo contemporâneo se identifica com seus objetos através de questões simbólicas. Seja através da marca ou de alguma característica estética do objeto, a identificação com o objeto pode ocorrer de duas maneiras: ou de maneira pessoal, quando a importância do símbolo é somente para o próprio indivíduo, sendo indiferente o que os outros pensam sobre. Ou de maneira social, quando a importância do símbolo é de convenção de algum grupo de indivíduos, ou seja, o que importa é o que o grupo pensa sobre. Varia a maneira com que cada indivíduo lida com seus objetos e para sabermos se um objeto está identificando um indivíduo, é necessário estudar o caso em especial para não cometer enganos como achar que o indivíduo possui tal objeto por se identificar com uma característica “X” dele, quando na verdade ele o tem apenas por não haver escolha. Por exemplo, por falta de oferta de outras opções no mercado, ou por limitações relacionadas a condição financeira. O design de novos produtos, portanto, deve sempre levar em consideração todos esses aspectos. |
Palavras-chave: objetos físicos, identidade, design de produto. |