64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
IMPORTÂNCIA DA INSTALAÇÃO DE UM CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA (CIAT) NO ESTADO DO MARANHÃO: UMA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Renato Barros Garcia 1
Camila Guimarães Polisel 2
1. Depto de Farmácia - UFMA
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Farmácia - UFMA
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento da indústria e da tecnologia trouxe o incremento de milhares de substâncias tóxicas para a saúde humana e para o ambiente (medicamentos, saneantes, agrotóxicos, cosméticos, etc.), e inúmeras novas substâncias são disponibilizadas a cada ano. O aumento progressivo da incidência de intoxicações e envenenamentos no Brasil e a abordagem precária da temática justificaram a criação de um sistema abrangente de informação em toxicologia e farmacologia, e de alcance nacional. Os Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT’s) têm como objetivos fornecer informações e orientações para profissionais de saúde e para a comunidade sobre o diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção das intoxicações, assim como sobre a toxicidade das substâncias químicas e biológicas e os riscos que elas ocasionam à saúde. Os CIAT’s funcionam em regime de plantão permanente, 24 horas, todos os dias do ano, e seu atendimento pode ser realizado pelo telefone. Os únicos estados da região Nordeste do Brasil que não possuem um CIAT são o Maranhão e Alagoas. O presente estudo tem como objetivo discutir a importância da criação de um CIAT no Estado do Maranhão sob a perspectiva de profissionais de saúde atuantes em hospitais de São Luís, MA.
METODOLOGIA:
Um estudo qualitativo utilizando a técnica de entrevistas individuais semi-estruturadas foi realizado com profissionais de saúde atuantes no serviço de emergência de dois hospitais da rede pública de São Luís - MA. Um formulário foi desenvolvido e utilizado pelos pesquisadores com o objetivo de orientar as entrevistas e os tópicos de interesse, criar um ambiente agradável e facilitar a coleta do máximo de informações acerca do tema de interesse, através de perguntas abertas e fechadas. O material de análise incluiu as anotações do moderador, os arquivos de áudio e as transcrições das sessões. A interpretação dos resultados foi realizada através da integração de todos os dados somada a uma visão crítica dos pesquisadores. Os principais aspectos investigados nas entrevistas foram: o conhecimento de medidas de prevenção das intoxicações agudas e sua importância, a avaliação do nível de conhecimento e preparo da população em lidar com intoxicações domésticas, a auto-avaliação da qualidade do serviço prestado ao paciente no diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas, o conhecimento sobre o SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas) e os CIAT’s (Centro de Informações e Assistência Toxicológica), e a importância da criação de um CIAT no estado do Maranhão.
RESULTADOS:
Foram entrevistados 40 profissionais (12 médicos, 14 enfermeiros e 14 técnicos em enfermagem). Quando questionados a respeito da importância do conhecimento das medidas de prevenção das intoxicações agudas, a maioria (80%; n=32) afirmou ser de grande importância, porém, demonstraram limitações de conhecimento quando solicitados a citar exemplos: a verificação das dosagens dos medicamentos (90%) e o cuidado com o local de armazenamento destes (95%) e de produtos de limpeza (85%). A maioria dos participantes (95%; n=38) considerou a população despreparada para lidar com casos de intoxicações domiciliares (especialmente em crianças). Trinta profissionais (75%) afirmaram não estar devidamente treinados e preparados para diagnóstico e tratamento adequados nos casos de intoxicações agudas. A maioria (87,5%; n=35) apresentou desconhecimento sobre a existência do SINITOX e dos CIAT’s. Porém, após esclarecimentos pelo pesquisador acerca dos objetivos e estrutura dos mesmos, todos os entrevistados (100%) apresentaram atitudes positivas em relação à criação de um CIAT no estado do Maranhão, relatando que o mesmo poderia contribuir para prestar esclarecimentos à população acerca das intoxicações, bem como auxílio aos profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento adequado das mesmas.
CONCLUSÃO:
A maioria dos participantes do presente estudo admitiram limitações de conhecimento e capacitação necessários para o diagnóstico e tratamento adequados dos casos de intoxicações agudas humanas. Porém, apesar de tais limitações, os mesmos reconheceram a importância do tema e da instalação de um CIAT no estado do Maranhão. Nesse sentido, a promoção de cursos de capacitação, a melhoria na estrutura dos hospitais, bem como a instalação de um Centro de Informação e Assistência Toxicológica – CIAT no estado do Maranhão poderia contribuir sobremaneira para o aperfeiçoamento teórico-prático desses profissionais, com consequente suporte para o estabelecimento da conduta terapêutica mais adequada para cada paciente.
Palavras-chave: Estado do Maranhão (MA), Entrevistas individuais, Centro de Informações e Assistência Toxicológica (CIAT).