64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
Validação de método analítico para quantificação de tetraciclina por espectrofotometria no UV-Vis
Cleryston John Feitosa Rodrigues 1
José Fábio França Orlanda 2
1. Estudante de Iniciação Científica - Laboratório de Biotecnologia Ambiental (LABITEC), Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Imperatriz
2. Prof. DSc./Orientador - Laboratório de Biotecnologia Ambiental (LABITEC), Universidade Estadual do Maranhão, Campus de Imperatriz
INTRODUÇÃO:
As tetraciclinas representam uma das mais importantes famílias farmacológicas, devido o seu largo espectro de ação antibacteriano que atuam por inibição da síntese de proteínas, bloqueando a união de tRNA (RNA de transferência) ao complexo ribossômico de mRNA (RNA mensageiro). São usadas, como nas infecções bacterianas e frequentemente utilizadas em medicina veterinária, na nutrição animal e em aditivos alimentares destinados a uso pecuário. A persistência da atividade das tetraciclinas tem origem na contínua introdução em ambientes aquáticos por meio da disposição inadequada de esgoto hospitalar, sanitário e industrial, como também pelo uso de lodo ativado de estação de tratamento de esgoto na agricultura. Diante da problemática de poluição dos compartimentos aquáticos que servem de fonte de captação de água para o abastecimento público, há consideráveis possibilidades de contaminação também da água potável, por esse antibiótico. Diversos trabalhos têm sido dedicados a desenvolver métodos para determinação e quantificação de tetraciclina (eletroforese capilar com detecção no UV, potenciometria, voltametria, espectrofotometria, cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e análise por injeção em fluxo) e avaliação de sua atividade em organismos aquáticos. Com isso, o presente trabalho teve por objetivo validar um método analítico por espectrofotometria UV-Vis para quantificação de tetraciclina em meio aquoso, visando a aplicação de monitoramento da qualidade ambiental.
METODOLOGIA:
O método empregado neste trabalho para quantificação do resíduo de tetraciclina em meio aquoso foi por espectrofotometria UV-Vis, conforme descrito na Farmacopeia Americana e Brasileira. Os parâmetros linearidade, efeitos de matriz, seletividade, exatidão, precisão e limites de detecção e de quantificação foram estabelecidos em ensaios com soluções padrão e formulações. A adequação para uso do método foi avaliada em função dos parâmetros estudados e respectivos critérios de aceitabilidade definidos. O procedimento de validação adotado foi baseado em um delineamento experimental simples e testes estatísticos robustos, incluindo verificações das premissas relacionadas a cada teste. O nível de significância adotado nos testes de hipóteses foi α = 0,05.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que as varreduras espectrofotométricas apresentavam as melhores absorções na faixa de comprimentos de onda entre 200 e 400 nm em todas as concentrações analisadas. A análise de regressão linear dos mínimos quadrados apresentou um coeficiente de correlação de 0,99978, indicando linearidade dentro dos limites das concentrações estudadas, obtendo-se a equação da reta y = 0,0520x – 0,0099 nas faixas de concentração de 0,001 a 25,0 μg mL-1. Através da análise de variância pode-se testar a validação do método e a significância estatística da curva ajustada. O método desenvolvido demonstrou ser preciso nos três níveis avaliados: repetitividade, precisão intermediária e reprodutibilidade. O método apresentado foi desenvolvido e validado segundo a legislação vigente, apresentou a confiabilidade requerida para um método analítico. Além de se mostrar como uma alternativa rápida, segura e de baixo custo quando comparado ao método por CLAE.
CONCLUSÃO:
Nas condições descritas, o método espectrofotométrico para determinação quantitativa de tetraciclina, mostrou estar de acordo com os parâmetros de validação exigidos pela legislação vigente.
Palavras-chave: Tetraciclina, Validação, Espectrofotometria UV-Vis.