64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
EDUCAÇÃO MUSICAL NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO-MA
Nayana de Sousa Silva 1
Alana Oliveira de Sousa 1
Genilson Evaristo Carvalho 1
Lucélio Silva de Barros 1
Rachel Sousa Tavares 2
1. Linguagens e Códigos – Campus São Bernardo - UFMA
2. Prof. Ms./Orientadora – Linguagens e Códigos - Campus São Bernardo - UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho objetiva traçar o perfil da educação musical no ensino básico do município de São Bernardo - MA, por meio de dados coletados em pesquisa de campo. Nesta pesquisa, tem se buscado refletir e analisar os modos por meio dos quais a Lei nº. 11.769/08, que estabelece a música como componente obrigatório em toda educação básica, tem sido aplicada nas escolas públicas do município. De acordo com a lei, toda rede de ensino básico nacional deveria, por determinação do estado, incluir em sua grade curricular o ensino de música até agosto de 2011. O objetivo da lei não é formar músicos profissionais, mas sim reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer para o desenvolvimento e a sociabilidade dos estudantes. Segundo Bréscia (2003), a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo assim a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, o prazer de ouvir música, a concentração, a autodisciplina e, também, contribui para uma efetiva consciência corporal de motivação. Portanto, os dados que serão aqui discutidos são frutos de pesquisa de campo, sendo significativos revelando a realidade do ensino de música em São Bernardo-MA.
METODOLOGIA:
Nas discussões com colegas de curso, começamos a nos indagar ao que diz respeito à qualidade do ensino. Sempre eram colocados fatores diversos, tais como: falta de recursos didáticos e tecnológicos na escola, ou ainda se o professor tem uma boa preparação e um bom domínio de conteúdo. Foi a partir destas discussões, aprofundadas na disciplina de Artes, que começamos a questionar sobre as condições do ensino de música no município de São Bernardo e resolvemos realizar uma pesquisa de campo para saber o que pensam os gestores da educação sobre a implantação da Lei nº 11.769/2008. Assim, elaboramos roteiros de entrevistas para obter dados junto aos órgãos responsáveis pela educação no município. Foram entrevistadas a secretária de educação, a coordenadora pedagógica geral, e para as mesmas, perguntamos se tinham conhecimento da Lei nº 11.769/2008, que altera o artigo 26 da Lei 9.394/96 (LDB), que torna o ensino de música obrigatório na educação básica nacional. Se já foi implantado o ensino na grade curricular. Se não. Porque não foi. E como pretendem resolver este problema.
RESULTADOS:
Ao analisar os primeiros achados do período exploratório, constatamos dois fatores que nos chamaram atenção: que o ensino musical não está sendo aplicado como uma das áreas de Artes, mas sim como um auxílio para o ensino de outras áreas do conhecimento, como na língua inglesa, e que, se esse ensino for implantado no ano de 2012, segundo a Lei nº 11.769/2008, que previa a inclusão a partir do segundo semestre de 2011, ainda não há profissionais habilitados para lecionar o mesmo. Ou seja, foi observado que os gestores da educação conhecem a lei, contudo o ensino musical ainda não foi implantado nas escolas públicas do município de São Bernardo, justificando-se este fato por não existir professores qualificados para o exercício da função na área de Artes, e foi mencionado, também, sobre uma suposta utilização de músicos autodidatas.
CONCLUSÃO:
Neste artigo, buscou-se colocar a necessidade de uma ampla compreensão e reflexão da importância do ensino de música nas escolas do município de São Bernardo. Como futuros educadores, escolhemos pesquisar sobre esta temática para conhecermos a realidade deste ensino, e constatamos que o mesmo ainda não foi implantado na grade curricular da rede pública do município. A importância desta pesquisa é contribuir para a possibilidade de problematizar a implantação do ensino musical e que esse seja incluso na grade curricular, trazendo melhorias e benefícios para o desenvolvimento, sociabilidade dos estudantes e que eles possam ter noções do que é este ensino.
Palavras-chave: ensino de música, grade curricular, educação básica..