64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
INVESTIGAÇÃO DA ABORDAGEM E IMPORTÂNCIA DO MECANISMO DE FORMAÇÃO, ASSIMILAÇÃO E DATAÇÃO DO CARBONO-14 EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Raila Vieira dos Santos 1
Nielson José Silva Furtado 1
Andressa Marques Leite 1
Antonio Wandreson Bitencourt Medeiros 1
Bruno da Silva Seixas 1
Evânia Carvalho dos Santos 2
1. Licenciatura em Química – IFPI – Parnaíba
2. Profa. Esp./Orientadora - IFPI- Parnaíba
INTRODUÇÃO:
O Carbono é formado por três isótopos, entre eles o Carbono-14 é o único radioativo com abundância na natureza de dez partes por bilhão. Esse Carbono é fracamente radioativo com tempo de meia-vida de 5730 anos e emite partícula beta em sua desintegração (LISBOA, 2010). Segundo Lee (1999), o Carbono-14 é formado em alta atmosfera, onde o gás nitrogênio é bombardeado com nêutrons provenientes de raios cósmicos, que depois reage com gás oxigênio, formando o dióxido de carbono radioativo que é assimilado pelas plantas verdes no processo de fotossíntese e usado na síntese de glicose que, posteriormente, é convertida em amido, proteínas, celulose e etc., que são utilizados pelos animais em sua alimentação. Há um equilíbrio entre a quantidade de Carbono-14 assimilada e a quantidade perdida por decaimento. Por isso, quando a planta ou o animal morrem cessa a assimilação, existindo apenas o decaimento beta. Para tanto, é importante conhecer o número de páginas ou linhas dedicadas à contextualização desse conteúdo e com isso analisar se a abordagem contida proporciona uma aprendizagem Química significativa. O objetivo do presente estudo é investigar a abordagem e importância do mecanismo de formação, assimilação e datação do Carbono-14 em dois livros didáticos de Química do Ensino Médio.
METODOLOGIA:
Esse estudo foi realizado nos meses de Fevereiro e Março de 2012, em Parnaíba-Pi, sendo fruto de uma análise de capítulos de livros desenvolvida pelos bolsistas do PIBID. A referência dos dois livros didáticos de Química investigados foram: PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano. v.2. Físico-Química.- 3.ed.- São Paulo: Moderna, 2003 que será representado pela abreviação L01, e FELTRE, R. Química. v.2. Físico-Química.- 6.ed.- São Paulo: Moderna, 2004 com abreviação L02. Nesse contexto o tema ou conteúdo em estudo foi o mecanismo de formação, assimilação e datação do Carbono-14 presente no capitulo Radioatividade. Os dados foram coletados com o preenchimento de um questionário que continha 05 questões: sendo a 01ª, 02ª, 03ª e 05ª (objetivas) analisava a abordagem e a 04ª (subjetiva) avaliava à importância do tema em função do número de páginas ou linhas. A 01ª questão do questionário buscava saber se os livros faziam citação ao conteúdo, a 02ª diagnosticava a presença de abordagem do tema, a 03ª visava conhecer a existência de contextualização do conteúdo com o cotidiano. A 04ª fazia uma sondagem sobre a importância do tema. Já a 05ª verificava a presença de Interdisciplinaridade do conteúdo com outras áreas do conhecimento.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que o livro L02 faz uma abordagem bem resumida no que tange a presença do tema, além de não mostrar nenhuma etapa do mecanismo de formação, assimilação e datação do Carbono-14, assim como sua relação com o cotidiano, também foi constatado que das 36 páginas (364 à 400) dedicadas ao capítulo de Radioatividade apenas 03 linhas da página 393 relata alguma informação sobre o tema. Talvez, esse seja o motivo da falta de Interdisciplinaridade do conteúdo com outras áreas do conhecimento. Em relação ao livro L01 foi observado que o mesmo traz mais detalhadamente o tema em estudo, faz uma contextualização voltada para o cotidiano, explorando todas as etapas do mecanismo de formação, assimilação e datação do Carbono-14, sendo marcante também a forte presença de Interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento (medicina, arqueologia e paleontologia). No que refere à importância do conteúdo, o capítulo de Radioatividade do livro L01 traz 22 páginas (293 à 315), com 01 página (entre 303 à 304) dedicada exclusivamente ao Carbono-14 e as etapas do seu mecanismo. O contexto Químico inserido nos dois livros didáticos analisados contribui de maneira distinta para aquisição de conhecimentos, assim como de uma aprendizagem Química significativa no Ensino Médio.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que ambos os livros abordam o Carbono-14 no capítulo Radioatividade, mas com diferenças significativas em várias questões exploradas no questionário. O Livro L02 explora apenas duas questões do questionário (01ª e 04ª), com uma abordagem bem sucinta, inexistindo valorização e importância adequada para o tema, sendo essa a diferença marcante entre o livro L02 e L01. Portanto, esses dois livros contribuem de maneira distinta para aquisição de conhecimentos significativos sobre o mecanismo de formação, assimilação e datação do Carbono-14. Esse estudo também revela que o livro L02 precisa ser reformulado, pelos menos na abordagem do tema explorado nesse trabalho, de maneira que o mesmo proporcione uma aprendizagem adequada e eficaz para o Ensino Médio.
Palavras-chave: Carbono Radioativo, Livros Didáticos de Química, Análise do Capítulo Radioatividade.