64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
OS CAMINHOS DA LIBERDADE: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO TRADICIONAL BAIRRO DE SÃO LUIS E SUA TRADIÇÃO COM A CULTURA POPULAR
Robson Ruiter Mendonça Santos 01
1. Profa. Dra. Maria de Fátima da Costa Gonçalves - Programa de Pós-Graduação em Educação UFMA
INTRODUÇÃO:
Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro, e com a cultura popular maranhense não é diferente, pois é, uma feliz convergência de influências. Produto da mistura de brancos, negros e índios, ela também traduz a localização geográfica do Estado, mostrando a sua ascendência nordestina e amazônica. A força deste multiculturalismo deu origem a uma das mais ricas, vivas e originais expressões culturais do País. Trata-se de compreender nesta proposta, a história do bairro da Ascensão no início do século XX. Com o objetivo de estudar e identificar o processo de formação cultural desse bairro, bem como a procedência de sua população, e as manifestações de festas populares trazidas por eles.
METODOLOGIA:
Este estudo se constitui em uma pesquisa historiográfica, no primeiro momento a pesquisa documental feita em: diários oficiais, decretos e leis municipais, encontrados em arquivos da câmara municipal de São LUIS que nos relataram a história da comunidade; também em visitas locais e entrevistas com antigos moradores. E no segundo momento utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que nos auxiliou com temas referentes ao estudo em questão, aprofundando em autores como SILVA, 1997; BOURDIEU, 2004; McLAREN, 1999; BRANDÃO, 2002; GIROUX, 1986. Mapeando os assuntos encontrados na documentação, que foram analisados e catalogados segundo a temática adotada, extraindo desses documentos informações referente ao bairro da Ascensão, bem como as pretensões do governo municipal em torno dessa comunidade na tentativa de compreendermos o contexto histórico da mesma.
RESULTADOS:
Verificamos que a origem do bairro da Ascensão se deu graças a uma determinação da administração municipal da capital que determinou na década de 1910 (Lei de nº 260, de 5 de janeiro de 1918), a construção de um matadouro modelo que atendesse às necessidades de abastecimento da cidade. Esse bairro possuía uma localização privilegiada, ficava às margens do Rio Anil e do Porto do Jenipapeiro, onde desembarcava os possíveis primeiros moradores da comunidade e o gado que seria abatido pelo matadouro. Na outra extremidade, localizava-se a estrada da Vitória, importante via férrea que atendia a capital maranhense, fator esse que veio a atrair moradores para essa localidade, favorecendo a concentração inicial de famílias advindas da baixada maranhense que trouxeram manifestações da cultura popular: Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, a festa do Divino Espírito Santo, festa de Santa Luzia, de São Cosme e Damião e grupos carnavalescos, especialmente blocos tradicionais. Verificou-se que na década de 1980 ocorreu o fechamento do Matadouro municipal, e atualmente em sua localização foi instalada uma Unidade de educação básica municipal.
CONCLUSÃO:
Este trabalho investigativo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Onde identificou-se através da documentação que o bairro da Ascensão se constitui como uma das mais antigas comunidades da capital maranhense, o qual deve sua formação principalmente pela sua boa localização que era zona de congruência de vias de acesso; o que proporcionou a instalação de seus primeiros moradores, que estabeleceram suas raízes e construíram a identidade do bairro. Destacou-se a cultura popular que aqui se estabelece como uma ferramenta de agregação de valores culturais, e que se transformou no decorrer da criação e desenvolvimento dessa comunidade, tornando-se assim um importante campo de investigação para o entendimento da cultura popular maranhense. Pretendeu-se contribuir neste estudo, com pesquisas que abordem a história da cultura popular maranhense e com as pesquisas de cunho histórico, especificamente as que se referirem à comunidade da Ascensão, que aqui é alocada como um espaço privilegiado de desenvolvimento cultural.
Palavras-chave: Cultura Popular, Processo de formação cultural, Maranhão.