64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 1. Ciência de Alimentos
AVALIAÇÃO DO TEOR DE VITAMINA C EM ARAÇÁ-BOI (Eugenia stipitata) PRODUZIDA NA REGIÃO SUL DA BAHIA
Victor César Nunes Nogueira de Lima 1
Danilo da Cruz Ramos 1
Francklin Joel Santos Souza 1
Elias Nascimento da Silva 1
Marcondes Viana da Silva 2
1. Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais - UESB
2. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Estudos Básicos e Instrumentais – UESB
INTRODUÇÃO:
A espécie (Eugenia stipitata), conhecida popularmente como araçá-boi, é uma espécie arbórea nativa da Amazônia, que está sendo introduzida na agricultura moderna, devido grande comercialização de seus frutos, por apresentar polpa suculenta, amarelo-clara, pouco fibrosa, ácida e com aroma agradável, destacando-se o seu potencial para o processamento de sucos concentrados, sorvetes, doces e dentre outras. A cultura do araçazeiro foi introduzida no sul da Bahia na década de oitenta e está se destacando como uma alternativa para a diversificação da lavoura cacaueira. A determinação do ácido ascórbico em vegetais é muito importante, pois além de seu papel fundamental na nutrição humana, sua degradação pode favorecer o escurecimento não enzimático além de causar alteração no sabor quando oxidada. O ácido ascórbico é um importante indicador da eficiência do processamento térmico, por ser considerada a vitamina mais termolábil dentre os compostos bioativos da dieta. Pelo exposto, objetivou-se com o presente estudo quantificar o teor de vitamina C e estabelecer os parâmetros qualitativos em frutos de araçá-boi produzidos na região sul da Bahia.
METODOLOGIA:
O presente estudo foi conduzido no laboratório do Núcleo de Estudos em Ciência de Alimentos (NECAL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Os frutos utilizados para a análise foram colhidos no município de Ilhéus, situado na região sul da Bahia, apresentavam grau médio de maturação, sendo acondicionados em freezer a -20ºC e mantidos congelados até a realização das análises. A determinação de vitamina C foi realizada pelo método titulométrico utilizando o 2,6 diclorofenol-indofenol sódico, recomendado pelo AOAC (1984), substituindo a solução de ácido metafosfórico por solução de ácido oxálico. Os resultados foram expressos em mg.100ml-1 de ácido ascórbico. Para determinação do pH, acidez titulável (g de ácido cítrico.100ml-1), sólidos solúveis totais (°Brix), utilizou-se os protocolos recomendados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL 2005).
RESULTADOS:
O resultado obtido para o teores de vitamina C no fruto do araçá-boi apresentaram valores médios de 6,24 mg. 100ml-1. Os dados observados para o pH, sólidos solúveis e acidez total foram respectivamente: 1,45, 5,3 °Brix e 11,95 g de ácido cítrico.100ml-1. Estudos realizados por CANUTO et al. (2010) observaram teores de ácido ascórbico inferires aos encontrados nesse estudo, quando analisaram a polpa do araçá-boi (0,2mg.100ml-1). RUFINO et al., (2009) verificaram que o teor de vitamina C pode variar entre frutos de diferentes regiões do país, em função de diversos fatores, incluindo, temperatura, intensidade de luz e conteúdo de umidade, além do processamento da polpa, que pode afetar bastante a concentração dessa vitamina. Foram verificados valores semelhantes aos observados nesse estudo para os teores de sólidos solúveis (5,54 ºBrix) em estudos realizados por SACRAMENTO et.al (2008) em frutos de araçá-boi. Os teores dos sólidos solúveis totais do araçá-boi são inferiores aos valores apresentados pela maioria dos frutos tropicais. Entretanto, a polpa de araçá-boi, com adição de açúcar, tem sido utilizada com sucesso na fabricação de sorvetes e néctares (SACRAMENTO et.al 2008).
CONCLUSÃO:
Com os resultados obtidos para os teores de vitamina C, constatou-se que os frutos do araçá-boi apresentam valores inferiores ao recomendado pela ANVISA. Apresenta ainda alto índice de acidez, embora apresente valores reduzidos para o potencial hidrogeniônico e teores de sólidos solúveis totais.
Palavras-chave: Ácido ascórbico, Titulometria, Composição química.