64ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
A NOVA PERSPECTIVA DO TRATO COM OS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Daiara Nascimento Almeida 1 Dayane Ramos Dórea 1,2 Andressa Nunes Costa 1 Isis Santos Moreira 1 Ana Isa de Jesus Bastos 1 Alesandro de Souza Ferreira 3 |
1. Licencianda em Educação Física na UNEB Campus II 2. Pedagoga 3. Licenciando em Educação Física na UNEB Campus II |
INTRODUÇÃO: |
A Educação Física está inserida na escola como componente curricular obrigatório em toda a educação básica a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/96. Esta reconhece a então disciplina como possuidora e produtora de conhecimento e, o que antes era visto como uma simples área de práticas desconectadas da realidade do aluno torna-se, pois, área de promoção do aprendizado. Em se tratando da área acadêmica, o Estágio Supervisionado II apresenta-se como disciplina curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II. O mesmo se refere à integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso com a experiência prática através da aplicação dos mesmos. Para tanto, houve encontros na Universidade a fim de realizar discussões acerca das metodologias de ensino utilizadas e dos possíveis conteúdos norteadores do fazer pedagógico. Sendo assim, ao concebermos a Educação Física como uma disciplina integradora de conhecimentos, aos quais são palpáveis e experimentáveis pelos alunos, utilizando-a reflexivamente na vida dos mesmos através da práxis pedagógica do professor, torna-se de extrema relevância pensar o seu trabalho em sala de aula a partir de uma perspectiva crítica. |
METODOLOGIA: |
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, idealizado para atender à disciplina Estágio Supervisionado II – semestre 2011.1 –, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, num período de 18 de julho a 19 de setembro de 2011. As atividades foram desenvolvidas numa instituição da rede pública de ensino, localizada na cidade de Alagoinhas, situada no Território 18 – Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas –, Bahia. A turma com a qual nos coube desenvolver as intervenções foi a do 8º ano do Ensino Fundamental II, que contava com vinte e oito alunos, com a faixa etária entre doze e quatorze anos. Porém menos da metade compareciam às aulas de Educação Física, visto as mesmas acontecerem em turno oposto. Ou seja, muitos dos alunos eram de cidades circunvizinhas, ou mesmo moravam distante do colégio, inviabilizando, pois, a frequência de boa parte dos educandos. |
RESULTADOS: |
Compreendemos que ao utilizar qualquer conteúdo no processo educacional devemos estar atentos às etapas de desenvolvimento e interesse dos alunos. Nessa perspectiva, ao tomarmos como base as necessidades da turma que outrora se mostrara queixosa pudemos então, em nossas intervenções, lançar mão da exploração do simbolismo representativo da nossa proposta, bem como das manifestações de prazer e liberdade dos educandos. Nesse sentido, a nossa prática pedagógica pautou-se em Jogos Populares de outras culturas, não somente da brasileira, mas também estrangeira como, por exemplo, o boliche e o beisebol, trabalhados de maneira flexível no que diz respeito às suas regras. Assim, acerca da resposta dos alunos referente à nossa práxis, constatamos haver uma correlação direta com a pedagogia que utilizamos como base às nossas intervenções. Os educandos foram mobilizados a refletirem sobre o papel social que existiam nas regras predeterminadas e também criadas por eles, através da problematização, da instrumentalização, da catarse e, enfim, da suas atuações práticas sociais finais, que é quando o aluno atinge um pleno amadurecimento, podendo inferir noção de valor ao conhecimento adquirido. |
CONCLUSÃO: |
O Estágio ocorreu a contento das idealizações por nós almejadas, mesmo apresentando divergências no ato de planejar e executar as nossas atividades, posto que inicialmente foi pensado um conteúdo e, ao nos depararmos com a realidade do Colégio, tivemos que nos adaptar às suas demandas. Levando em consideração que o conteúdo preestabelecido apresenta-se numa configuração peculiar de experimentação, haja vista trabalhar necessariamente com os elementos da cultura popular, a forma com que foi abordado suscitava uma estruturação mais sistematizada das estratégias de resolução das situações-problema. Ou seja, não perdemos a essência do jogo e ainda conseguimos dinamizá-lo, propondo uma nova visão do que se é popular em dadas culturas. Destarte, apontamos à necessidade de um professor pesquisador, pois ao se organizar um dado conteúdo, que servirá de organização curricular acerca do conhecimento que trata a Educação Física, torna-se importante ser conhecedor do assunto a ser abordado nas aulas. Isto significa a superação do senso comum e apropriação do conhecimento científico, atribuindo-lhe um trato metodológico que fomentará a aprendizagem do aluno. |
Palavras-chave: Jogos Populares, Cultura Corporal, Educação Física. |