64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: saberes necessários à prática docente
Soeli Batista da Silva 1
Renata Aparecida Silva dos Santos 2
Gleicy Calhau Gomes 3
Sonia de Fátima Camargo 4
Tatiane Alves dos Santos 5
Fátima Aparecida da Silva Iocca 6
1. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
2. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
3. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
4. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
5. Acadêmica de Pedagogia. Bolsista PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
6. Profa. Dra. Orientadora/ Coord. PIBID/CAPES/UNEMAT/ Sinop
INTRODUÇÃO:
Este é um recorte de uma pesquisa realizada pelas acadêmicas/ bolsistas do Subprojeto de Licenciatura em Pedagogia/ PIBID a qual teve como objetivo compreender se a experiência na escola parceira do projeto reflete na formação acadêmica dando ênfase a importância de vivenciar os diversos conflitos presentes no meio escolar. Nesse sentido, faz-se necessário uma reflexão de como a iniciação à docência, através de projetos no início das licenciaturas, influenciam no desenvolvimento da práxis pedagógica desses futuros profissionais, propiciando a formação continuada durante o percurso acadêmico. Diante disso, faz-se necessário a reflexão das práticas desenvolvidas nos espaços em que elas ocorrem, haja vista, a necessidade da busca por qualificação profissional e a melhoria da educação.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada durante o ano de 2011 na E.M.E.B Prof.ª Ana Cristina de Sena, uma das escolas parceiras do PIBID, localizada na periferia do município de Sinop/ MT. Tal pesquisa envolveu acadêmicas/ bolsistas do Subprojeto de Licenciatura em Pedagogia. As bases teórico-metodológicas desta pesquisa estão fundamentadas dentro da perspectiva qualitativa com enfoque na pesquisa-ação, pois, não há como desassociar os três componentes básicos da pesquisa: meio, metodologia e pesquisador. Através da metodologia da pesquisa-ação os sujeitos foram instigados a construir a sua própria bagagem de conhecimento, tendo como desafio a superação de dois pontos essenciais: ação e conhecimento. Além disso, entre os métodos utilizados que deram subsídio a esta pesquisa citam-se a observação e a análise crítica do desenvolvimento das acadêmicas a partir das produções realizadas durante a vivência no projeto.
RESULTADOS:
Através desta pesquisa compreendeu-se que a participação das bolsistas neste projeto é de suma importância para o desenvolvimento acadêmico, tendo em vista, que o PIBID proporciona as bolsistas uma experiência rica dando embasamento teórico e prático para as experiências que permeiam o contexto escolar. No entanto, cabe ressaltar que nenhuma formação docente dá-se pela neutralidade, mas, sim pelos conflitos existentes nos diversos contextos. Nessa perspectiva, o projeto também tem possibilitado a formação profissional através das produções científicas desenvolvidas no decorrer da trajetória acadêmica, tais como, publicações de artigos, resumos entre outros, participações em eventos e ainda as produções de cunho cultural como, por exemplo: apresentações teatrais e musicais. Sendo assim, as ações como: auxílio em sala de aula, recreação, práticas de incentivo à leitura, oficinas etc. que foram desenvolvidas durante o projeto propiciou um novo olhar sobre a formação docente, ou seja, a revalorização e um novo conceito sobre o que é ser professor e as implicações diárias enfrentadas por este profissional, sendo este, muitas vezes julgado a partir de um ponto de vista pragmático como elemento secundário no processo educativo tornando a sua atuação reprodutivista e limitada.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista, que a intenção desta pesquisa foi compreender a importância do PIBID na formação acadêmica, pode-se dizer que é fundamental que o discente vivencie a realidade escolar através de projetos de iniciação a docência, pois, a partir dele é possível fazer a aproximação teórica do campo empírico. Nesse contexto, fica evidente que o projeto propicia uma formação diferenciada por meio da prática compensando as lacunas ainda existentes na grade curricular do curso de licenciatura. Portanto, a formação acadêmica através do projeto PIBID dá-se de maneira desafiadora e instigante, pois, exige do discente empenho, dedicação e colaboração para a efetuação das atividades propostas. Diante do exposto, a vivência no projeto proporciona incentivos com relação à pesquisa e a formação docente crítica-reflexiva à medida que torna a aprendizagem significativa, baseando-se nos diversos contextos e conflitos, que permeiam o campo educativo. Assim sendo, ressalta-se que é relevante vivenciar, refletir e reconstruir as práticas por intermédio do projeto, compartilhando as idéias e discussões desenvolvidas no período, atendendo a demanda existente em prol da educação emancipadora, significativa e democrática, ou seja, um desafio posto para o professor do século XXI.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Formação de professores, Docência.