64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia
MEDIDA DE PRECIPITAÇÃO COM PLUVIÔMETRO VILLE DE PARIS EM JI-PARANÁ/RO
Sharon Ayako Bueno Tanaka 1
Jania Maria de Paula 2
Kécio Gonçalves Leite 3
Joager Alexandre Camargo Nonato 4
Alipio Saraiva 5
1. Aluna do curso Técnico em Florestas - IFRO, campus Ji-Paraná
2. Professora/Orientadora - Instituto Federal de Rondônia, campus Ji-Paraná
3. Profe. Mestre - Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná
4. Aluno do curso Técnico em Florestas - IFRO, campus Ji-Paraná
5. Aluno do curso Técnico em Florestas - IFRO, campus Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa teve por objetivo monitorar a quantidade de chuva no município de Ji-Paraná/RO, utilizando o pluviômetro do tipo Ville de Paris que foi construído em PVC, com auxílio dos alunos de curso Técnico em Florestas, do Instituto Federal de Rondônia. O projeto compreendeu as fases de construção e instalação do pluviômetro, além de observações diárias para coleta de dados. Através das observações foi possível o estudo da sazonalidade do regime de chuvas na região de Ji-Paraná e criar, no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Ji-Paraná, uma base de dados inicial sobre precipitação na região.
METODOLOGIA:
Para a coleta de dados, foi utilizado um pluviômetro do tipo Ville de Paris, que foi construído e instalado no IFRO – Campus Ji-Paraná. O pluviômetro foi construído em PVC, obedecendo-se as recomendações da World Meteorological Organization (WMO, 2008). A medida de precipitação, em milímetros, foi obtida utilizando-se a fórmula de conversão de mililitros para milímetros, considerando-se a altura da lâmina de água sobre uma superfície plana de um metro quadrado. Sendo válida a relação um milímetro igual a um litro por metro quadrado. A coleta dos dados ocorreu diariamente no período de novembro de 2010 a setembro de 2011, sendo realizada às 07:30 h, às 12:30 h e às 17:30 h, horário local.
RESULTADOS:
No período de coleta de dados deste projeto, isto é, de novembro de 2010 a setembro de 2011, observou-se que existe uma sazonalidade de precipitação na região de Ji-Paraná, sendo que no período de novembro a abril (estação chuvosa) observou-se um total de precipitação de 1445,94 mm. Por sua vez, o período de maio a setembro (estação seca) acumulou um total de precipitação de 75,15 mm. Sobre a distribuição de dias com chuva ao longo dos meses observados, verificou-se que o mês de fevereiro teve a maior quantidade de dias com chuva, com um total de 22 dias. De modo geral, observou-se uma média de dias com chuva por mês na estação chuvosa de 17,83 dias, enquanto a estação seca teve uma média de 3 dias com chuva por mês.
CONCLUSÃO:
O pluviômetro construído em PVC nesse projeto mostrou-se satisfatório para a coleta de dados. Em se tratando de inovação tecnológica, o instrumento respondeu com precisão aos objetivos esperados no projeto de pesquisa. De modo geral, observou-se nessa pesquisa uma sazonalidade da precipitação na região de Ji-Paraná, com duas estações bem definidas, sendo a estação chuvosa de novembro a abril, e a estação seca de maio a setembro. O mês de janeiro teve a maior quantidade de chuva precipitada (336,42 mm), e nos meses de junho e julho não ocorreu nenhum evento de precipitação. Não se observou um padrão de distribuição horária das chuvas no período de coleta de dados.
Palavras-chave: Precipitação, Pluviômetro Ville de Paris, Ji-Paraná.