64ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Rosana de Jesus Santos Martins 1
Carlos Amaral de Sousa Oliveira 2
Silvia Nelson 3
Patrícia Ribeiro Azevedo 4
Poliana Pereira Costa Rabelo 5
Andréa Cristina Oliveira Silva 5
1. Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão,membro GEPSA
2. Graduando de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão,membro GEPSA
3. Administradora, Dra., membro GEPSA
4. Profª Msc.Depto.de Enfermagem – UFMA, membro GEPSA
5. Profª Msc.Depto.de Enfermagem – UFMA, membro GEPSA
6. Profª Msc.Depto.de Enfermagem – UFMA, membro GEPSA
INTRODUÇÃO:
Ao exercer a liderança de sua equipe o enfermeiro influencia as ações dos outros profissionais de enfermagem interagindo de forma satisfatória com os mesmos e sendo determinante no planejamento da assistência de enfermagem. A comunicação é um requisito vital nesse cenário interativo, pois o enfermeiro responsável por uma equipe utiliza-se desta ferramenta para difundir entre a equipe os planos traçados para a efetiva assistência de enfermagem motivando-os para as implementações dos mesmos. Diante do quantitativo de profissionais de enfermagem na estrutura de uma organização hospitalar é imprescindível que estudos demonstrem como os profissionais dessa área articulam-se para estruturar e organizar a sua forma de trabalho e de que forma estabelecem entre si o processo de comunicação que interferirá diretamente no cuidado prestado aos pacientes. E nessa prerrogativa assentamos a relevância e justificativa desta pesquisa pelo papel que o enfermeiro assume na estrutura assistencial e gerencial nos estabelecimentos hospitalares. Objetiva-se com esta pesquisa identificar as práticas de comunicação entre os profissionais de enfermagem de um Hospital Universitário na cidade de São Luís – MA.
METODOLOGIA:
Este estudo delineia-se como estudo de campo cuja metodologia integra abordagem quantitativa, adotando a técnica de aplicação de questionário. O estudo quantitativo objetivou verificar as relações co-existentes entre variáveis a serem investigadas e foi realizado no período de fevereiro a junho de 2011. Participaram da pesquisa 550 profissionais de enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, de um hospital universitário que concordaram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. As principais variáveis incluídas no questionário utilizado para a coleta de dados desta pesquisa, além das características pessoais e profissionais, foram: comunicação, satisfação no trabalho e comprometimento do empregado com a organização. A análise dos dados foi realizada pelo software SPSS. Da amostra pesquisada 89,3% era do sexo feminino, a faixa etária prevalente foi de 30 e 45 anos e a maioria trabalha entre 6 e 15 anos na função.
RESULTADOS:
Dos 550 profissionais que participaram da pesquisa, 92,7% trabalham entre 20 a 40 horas semanais no hospital universitário e o vínculo desses profissionais em sua maioria 65,1% é da esfera federal seguidos de contratação e profissionais cedidos da esfera estadual e municipal. De acordo com os participantes da pesquisa, a prática de comunicação mais utilizada no hospital, é a comunicação verbal. Comunicado por escrito ou por meio de reunião é pouco utilizado. Assim, a comunicação entre coordenadores e equipe de enfermagem foi positiva, considerando que a maioria dos profissionais considera ser fácil o contato com o seu coordenador. Segundo os participantes, existe uma boa interação e comunicação entre a equipe, relatando que existe facilidade em agregar amigos e conhecer pessoas. No que diz respeito ao relacionamento no trabalho, os resultados revelam que o relacionamento tanto com o paciente quanto entre coordenadores e subordinados apresenta bons resultados entre os colegas de trabalho, que afirmam contar com o apoio tanto dos mesmos quanto da coordenação para resolução de problemas. Na satisfação do trabalho, ficou evidente que os profissionais de enfermagem sentem-se satisfeitos em trabalhar no hospital universitário.
CONCLUSÃO:
A comunicação é essencial para a relação interpessoal e o profissional de enfermagem tem como um dos seus principais instrumentos básicos para o cuidar, a comunicação, seja ela realizada entre o profissional de enfermagem e o paciente ou entre as pessoas que compõem a equipe de enfermagem. Pode-se constatar que no hospital universitário em estudo a comunicação verbal das questões administrativas e assistenciais foi a mais prevalente, mas se faz necessário estimular entre a equipe a comunicação por escrito das ações desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem para que o fazer seja partilhado entre toda a equipe de enfermagem e equipe de saúde. Enfatizamos que a comunicação para o enfermeiro e sua equipe irá proporcionar uma melhor interação, além de proporcionar ao cliente uma assistência de enfermagem de maneira efetiva.
Palavras-chave: Comunicação, Sistemas de comunicação no hospital, Enfermagem.