64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
A MULHER NO UNIVERSO MASCULINO DO ROMANCE POLICIAL
Melissa Maria da Silva de Lima 1
Glória Carneiro do Amaral 2
1. UPM - Centro de Comunicação e Letras (IC)
2. Profª. Drª. - UPM - Centro de Comunicação e Letras (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Desde o nascimento do gênero policial, com o conto The Murders in the Rue Morgue, de Edgar Allan Poe, o detetive tem caráter racionalista: analisa, observa as evidências e deduz a solução do enigma. O trunfo da narrativa é impressionar o leitor com a capacidade dedutiva de Dupin. Embora os crimes tenham sido cometidos contra mulheres, elas não estão no papel central. Talvez, por uma herança literária e ainda pela influência do ambiente social em que essa literatura ganhou espaço: séculos XVIII e XIX, períodos em que a figura masculina estava a frente da sociedade. O homem é o motor da modernidade: o burguês, o operário, o cientista. Dupin inspirou uma vasta gama de escritores ao redor do mundo, em diferentes épocas. Algumas convenções genéricas sofreram alterações na expansão do policial, porém as características do detetive foram, majoritariamente, mantidas. São homens reservados, cultuadores da lógica, que não se deixam levar por emoções. Não se apaixonam ou têm vínculos amorosos. Já em Le crime de Rouletabille, o detetive tem de investigar a morte de sua própria esposa da qual ele é o acusado. A obra conta com mais duas personagens-chave femininas. Qual a sua relevância no desenrolar da trama? Qual o resultado do envolvimento afetivo do detetive? Qual o papel social da mulher?
METODOLOGIA:
Primeiro, foi feito um estudo para identificar o surgimento do gênero. Por meio de livros teóricos mais abrangentes, foi possível constatar a época de seu nascimento, nomes de autores pioneiros e seguidores. Em seguida, um levantamento dos aspectos referentes à narrativa: como eram os detetives, quais as circunstâncias dos crimes, quem eram os envolvidos, como foram solucionados, etc. Então, a pesquisa voltou-se aos livros mais específicos. Aqui foi constatada a existência de duas formas historicamente distintas: a primeira, contendo mais influência dos contos originários e a segunda, apresentando algumas novidades. Também foram descobertas supostas regras de elaboração. Para passar do papel da mulher no contexto social ao papel da personagem nas narrativas literárias, o vínculo entre a obra e seu contexto social começou a ser estabelecido. Finalmente, o romance tornou-se o foco da pesquisa. Seu enredo, suas personagens e seus temas foram levantados e discutidos, com base nos estudos já concluídos. Após levantar estes aspectos mais gerais, as personagens femininas foram focalizadas para concluir a pesquisa e fundamentar as hipóteses levantadas a princípio. Os resultados finais serão apresentados mais detalhadamente a seguir.
RESULTADOS:
Os principais resultados do trabalho científico desenvolvidos foram: a descoberta da época e do surgimento do gênero; seus principais nomes; a influência social na literatura; as convenções do romance policial; os aspectos comuns e diferentes existentes entre as obras comparadas; e finalmente, como o romance central poderia ser visto como um retrato do papel moderno da mulher, tanto social, quanto literário. A pesquisa não seguiu o cronograma esperado. Isto ocorreu principalmente pela necessidade de responder perguntas que não estavam previstas. Os resultados também superaram as expectativas do projeto, formulado há doze meses: na época a proposta era um pouco mais superficial, no que diz respeito aos motivos da pesquisa. O que chamou atenção no romance, em primeiro lugar, foi o envolvimento afetivo do detetive com uma mulher, não era esperado que tal aspecto fosse tão significativo, quanto à imagem feminina social e literária. Estas novas descobertas e, consequentemente, as novas dúvidas influenciaram também no foco da pesquisa, seu eixo de desenvolvimento foi ligeiramente alterado, pois também não era esperado que o estudo de uma única obra envolvesse tantas outras e fosse tão carente de precedentes.
CONCLUSÃO:
O romance policial é um gênero popular. Apresenta duas vertentes, mesmo assim, há pouca possibilidade de inovação em ambas. Na arte popular não há espaço para a dialética entre gênero e obra: a melhor é a que mais se enquadra e difere da estética classicista por seu caráter popular. O romance policial por excelência é aquele que se adapta às regras. Destes nada temos a dizer, porém, aquele que as “quebra” sai do âmbito prescritivo, acabando assim, por fazer literatura. Muitos escritores fizeram fama seguindo uma “receita”, porém poucos apresentaram originalidade, como é o caso de Gaston Leroux. A temática presente em sua obra dialoga com seu momento histórico. Através das personagens e ambientes, ele representa e analisa seu meio social. O objeto desta pesquisa é o papel feminino. O grande trunfo do autor é justamente como são trabalhados: suas personalidades são fortes e distintas, suas características vão além do clichê; a mulher apresenta uma dualidade, mesmo a bela e angelical esposa do protagonista, é vista, em alguns momentos, por uma ótica que contradiz estes preceitos e explora seu psicológico de modo mais profundo. A novidade vai além, o detetive possui humor mais maleável, esta entre a razão e a emoção, se apaixona e vive um grande amor.
Palavras-chave: romance policial, personagem feminina, literatura francesa.