64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A NARRATIVIZAÇÃO NO CONTO INFANTIL OS TRÊS PORQUINHOS
Eliane de Menezes Cabral 1
Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista 2
1. Mestranda do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - UFPB
2. Profª. Drª/Orientadora-Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas-UFPB
INTRODUÇÃO:
Elaboramos, neste trabalho, uma análise semiótica do conto Os três porquinhos, um clássico da literatura infantil, que é classificado pelos estudiosos como fábula. Esta é de natureza moralizante e suas personagens são animais personificados. As histórias infantis aproxima a criança da realidade adulta, sendo bastante utilizada como recurso pedagógico para promover-lhes ensinamentos. Trata-se da história de três porquinhos irmãos que deixam o seio familiar em busca de estabelecerem, independentemente, suas vidas. A primeira iniciativa que tomam é a construção da própria casa. Dois constroem casas de material frágil que acabam sendo destruídas pelo lobo, enquanto que o terceiro, mais trabalhador, constrói sua casa de material forte que resiste às investidas do lobo.
METODOLOGIA:
O corpus foi constituído do conto infantil Os três porquinhos, na versão escrita por Cristina Marques (BrasiLeitura, S/D). O modelo teórico escolhido foi a semiótica de origem francesa proposta por Greimas & Courtés, cujo objeto de estudo e a significação. Esta é interpretada como um percurso constituído de três níveis: fundamental, narrativo e discursivo, impondo-se como uma valiosa ferramenta de análise do texto. Realizamos uma análise das estruturas narrativas, considerando o percurso do sujeito em busca do seu objeto de valor para investigar os sistemas de valores presentes no texto. Cada sujeito semiótico ao buscar o objeto de valor relaciona-se com outros sujeitos e produz o seu próprio percurso onde é impulsionado pelo destinador, podendo ser ou não ajudado pelo adjuvante ou prejudicado pelo oponente.
RESULTADOS:
A análise revelou a existência de uma narrativização constituída de três sujeitos semióticos figurativizados pelos três porquinhos e o lobo. O desejo de liberdade almejado pelos porquinhos concretiza-se com a construção de uma casa por cada um. O lobo representa o perigo, a maldade do mundo que ameaça o inexperiente, o aventureiro. A saída dos porquinhos de casa representa a emancipação familiar e financeira, a escolha dos materiais para construção da casa nos faz identificar elementos da personalidade de cada um, como o trabalhador, preguiçoso, descuidado, descompromissado, astuto, esperto. O desejo de liberdade é ameaçado pelo lobo que leva os porquinhos a repensar onde está a liberdade e qual o valor da família. Os sujeitos modalizantes são vistos como sujeitos de um querer-fazer, uma casa de palha, madeira e tijolo, evidenciando seu compromisso com a responsabilidade de fazer bem cada coisa e também de um querer-ser livre que os faz pensar onde está a liberdade.
CONCLUSÃO:
Concluindo, observa-se que os sujeitos semióticos, apesar de terem, inicialmente, o mesmo objeto de valor – a liberdade – possuem percursos diversos. Os dois primeiros porquinhos querem usá-la para divertirem-se e constroem sua casa de forma descuidada, enquanto o mais velho deseja estabelecer-se na vida e a constrói de forma cuidadosa. As características de cada sujeito semiótico influenciam nas escolhas que fazem, produzindo percursos que levam a resultados diferenciados. O percurso narrativo realizado pelo primeiro e segundo porquinho os levam, de início, a disjunção com o seu objeto de valor e o terceiro porquinho estabelece uma relação conjunta, ou seja, de conquista da casa, da liberdade, sendo apresentado como o sujeito bem sucedido na vida que, com trabalho e empenho, realiza suas conquistas. No segundo momento, o objeto de valor dos porquinhos é salvaguardar a vida e eles a preservam indo morar na casa construída pelo porquinho mais velho. O sujeito semiótico lobo tem como objeto de valor comer os porquinhos, sendo destinado pelo instinto natural de caçador. A fome é seu adjuvante neste percurso e como oponente temos os três porquinhos. O lobo conclui seu percurso narrativo disjunto de seu objeto de valor.
Palavras-chave: Semiótica, Narrativização, Conto Infantil..