64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
TRABALHANDO OS VALORES SOCIAIS, ÉTICOS E MORAIS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UMA DINÂMICA INTERATIVA.
Carlos Rangel Batista Sousa 1
Wagner dos Santos Mariano 2
1. Acadêmico do curso de Química (licenciatura), bolsista PET/Ciências Naturais - UFT
2. Prof. MSC./ Orientador - Curso de Biologia (licenciatura) - UFT
INTRODUÇÃO:
Os valores humanos são fundamentais na organização dos sistemas de crenças dos indivíduos e servem como padrões ou critérios que orientam ações, escolham julgamentos, atitudes e explicações sociais (ROKEACH, 1979). Para Vázquez (2001), o valor não é propriedade dos objetos em si, mas ele só atinge propriedade graças à sua relação com o homem, enquanto sujeito social. Apesar de que os objetos também têm um valor em função de certas propriedades objetivas, é o homem, como ser histórico-social e a sua atividade prática que cria os valores e os bens nos quais acreditam e seguem. Os valores são, portanto, criações humanas, e só existem e se realizam no homem e pelo homem. No atual estágio em que se encontra o Brasil diante dos problemas que a educação enfrenta, a pesquisa em si só evidenciou a falta de desenvolvimento dos jovens do Ensino Fundamental em relação a elaboração de conceitos prévios do dia a dia, sendo preocupante a situação de tais em relação ao assunto abordado, onde objetivava-se enfatizar a influência dos valores sociais e morais em uma sociedade ética e utilizar o conto como um intermediador para o desenvolvimento cognitivo e intelectual, sendo assim a pesquisa de suma importância para o meio educacional e social.
METODOLOGIA:
O presente estudo compreendeu a relação entre os alunos a respeito dos valores éticos e morais, analisando assim a percepção de tais sobre o assunto abordado por meio de uma dinâmica em sala de aula. A pesquisa foi realizada contando com a participação dos alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de ensino no Município de Araguaína-TO. Estes apresentaram uma média de idade de 14 anos, considerando-se predominantemente de classe média baixa. Os alunos contaram como instrumento de pesquisa um conto (que foi elaborado especialmente com esse intuito, trabalhar conceitos éticos na sala de aula) e pedaços de papéis recortados contendo alguns nomes de valores humanos dentro de uma caixa, produzido pelo autor como ferramenta de auxílio. Com a dinâmica e o conto baseados nos valores éticos e morais, ambos desenvolvidos em uma situação coletiva em sala de aula. Duas pessoas ficaram responsáveis em aplicar todos os instrumentos. Os alunos foram solicitados a responder individualmente e de forma voluntária, sendo enfatizado que não existiam respostas certas ou erradas, interessando unicamente conhecer o seu modo de pensar e a sua concepção a respeito do assunto abordado, na qual com o auxilio de uma câmera fotográfica foi gravado as respostas dos alunos, havendo alguma divergência entre as respostas foram abertos espaços para debates no final da aula.
RESULTADOS:
Com a análise dos dados obtidos, percebeu-se uma distorcida exposição dos conceitos dos alunos no que diz respeito aos valores éticos e morais abordados no conto. Os alunos sentiram dificuldades em expor suas idéias e em citar exemplos. Fazendo uso do modelo de Schwartz, os resultados aqui apresentados ajudam a entender, sob uma perspectiva inovadora, a relação entre os valores humanos e a maneira de como os alunos adotam esses valores. De fato, os estudos sobre a relação dos valores humanos e a tomada de decisão ética na forma de abordagem desse assunto têm sido escassos e controversos. Enquanto alguns estudos atribuem peso à influência dos valores na compreensão do comportamento ético (ROZEN et al., 2001; STEENHAULT; VAN KENHOVE, 2006), outros minimizam seu peso e poder de explicação (NONIS; SWIFT, 2001). Os resultados encontrados permitem uma breve análise em relação a forma com que esses valores são passados de pais para filhos. Sendo desfocados com a realidade e necessitando de uma nova interiorização conceitual.
CONCLUSÃO:
Esta pesquisa buscou contribuir para uma melhor compreensão a respeito da percepção dos alunos em relação aos valores éticos e morais, e identificar o grau de desenvolvimento a respeito de seus conceitos em relação ao tema. Os resultados comprovam que os valores humanos estão sendo cada vez mais deixados no esquecimento, valores esses que são a essência do homem, necessitando de um urgente resgate pelas gerações, ou posteriormente, tais valores serão lendas influenciadas pelo capitalismo e outros fatores externos que o ser humano vem adotando. Outro fato, é que a forma em que são passados esses valores está sendo cada vez mais descontextualizadas, as gerações em si, não estão se preocupando em adotar tais valores, gerando assim a má formação humana, o que propicia a uma verdadeira mudança no comportamento do homem e da humanidade.
Palavras-chave: Valores