64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A ESCOLA NORMAL “PADRE ANCHIETA”: CONFIGURAÇÕES INSTITUCIONAIS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Fernanda Lopes 1
Luciana Maria Viviani 2
1. Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo – USP
2. Profa. Dra. /Orientadora – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo – USP
INTRODUÇÃO:
Este projeto teve como finalidade estudar aspectos institucionais da Escola Normal “Padre Anchieta”, localizada na capital paulista, no bairro do Brás, durante a década de 1940, buscando ampliar a caracterização de seu corpo discente e um melhor entendimento de suas relações com a população local. Nessa época, São Paulo presenciava intensa industrialização, concentrada em alguns bairros que, como o Brás, receberam grande afluxo de imigrantes e ficaram conhecidos por serem bairros pobres e operários. As casas desses trabalhadores eram consideradas insalubres, ou seja, sem condições higiênicas para permitir uma vida saudável e eficiente dos cidadãos que deveriam trabalhar pelo progresso do país. Os ideais dos republicanos e, mais tarde, dos educadores conhecidos como renovadores do ensino, relacionavam-se a alcançar mudanças sociais, especialmente nos meios educacionais e na área da saúde, para promover o desenvolvimento do país. Desde o início do século XX, a instalação de grupos escolares e de escolas normais em locais centrais e de grande visibilidade indicava a importância que teria a educação nesse processo. Nesse sentido, buscou-se também identificar os motivos da instalação dessa instituição de ensino em um bairro pobre e operário.
METODOLOGIA:
Foi realizada uma coleta de dados nos arquivos da Escola Estadual “Padre Anchieta”, antiga Escola Normal “Padre Anchieta”, para obter informações sobre os estudantes e suas famílias, buscando uma caracterização da comunidade que frequentava a instituição na década de 1940. O período de análise referiu-se aos anos de 1939 a 1949, em que se obteve a maior quantidade de informações nos arquivos pesquisados. A análise foi realizada através dos prontuários das alunas e de livros com dados sobre o processo de formação de professores. Esses documentos foram fotografados e os dados digitalizados em tabelas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a história da cidade de São Paulo, sobre a escola normal e sobre o bairro onde a instituição está instalada.
RESULTADOS:
Foi possível obter dados referentes à naturalidade e endereço das alunas, nacionalidade e profissão dos pais. Ao longo do período considerado a escola contou com um total de 1.328 alunas. As análises com base nos prontuários indicaram que nesse período a maioria dos estudantes que frequentavam a escola se constituía de moças, nascidas em São Paulo, filhas de pais com nacionalidade brasileira. A maioria residia na área central e na zona leste da capital, portanto nos arredores da instituição em que estudavam. Em relação à profissão dos pais, observou-se que a maioria dos homens se caracterizava como empresários, funcionários públicos e profissionais autônomos. Quanto às mães, destacavam-se em primeiro lugar aquelas dedicadas às prendas domésticas e em segundo lugar as funcionárias públicas, principalmente aquelas voltadas à profissão docente. Por meio dessas análises estabeleceu-se um perfil do corpo discente da Escola Normal “Padre Anchieta” que aponta para alunas de famílias de classe social elevada, perfil diverso daquele da população do bairro.
CONCLUSÃO:
A Escola Normal “Padre Anchieta”, criada em 1912 como Escola Normal do Braz, funcionava no mesmo edifício do Terceiro Grupo Escolar do Braz. O propósito de se instalar uma escola no Brás se constituía em dar a oportunidade de escolarização elementar para a população do bairro, região pobre, de imigrantes e operários. No entanto, verificou-se que, no período em foco neste trabalho, as alunas da escola normal e suas famílias tinham uma condição econômica superior em relação aos moradores da região. Desde a década de 1920, o discurso dos educadores tidos como renovadores de ensino era voltado à educação para todos, visando o progresso do país, mas as oportunidades acabaram sendo direcionadas para poucos, especialmente no que se referia ao ensino em níveis mais elevados, como aquele praticado na escola normal.
Palavras-chave: Escola Normal, Bairro do Brás, Renovadores do ensino.