64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 6. Liguística
ANÁLISE DOS ASPECTOS VISUAIS DA QUALIDADE VOCAL: DADOS DE INVESTIGAÇÃO DE IMAGENS DE FALANTES COM BASE EM ROTEIRO DE DESCRIÇÃO FONÉTICA DA QUALIDADE VOCAL
Thamires Rodrigues de Freitas 1
Zuleica Camargo 2
1. Faculdade de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP
2. Profa. Dra./ Orientadora – Depto. de Linguística- Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla)/ PUC-SP
INTRODUÇÃO:
A linha de estudos em prosódia audiovisual é recente para o campo da qualidade vocal, porém estudos atuais apontam a informação visual do falante como fator importante na percepção da voz e fala. Diante do exposto, o objetivo da pesquisa foi analisar gravações em vídeo representativas de ajustes de qualidade vocal dos planos supralaríngeo e de tensão, com base em princípios de modelo fonético para descrição da qualidade vocal.
METODOLOGIA:
O conjunto de 38 vídeos, integrante de material instrutivo para o uso do roteiro Vocal Profile Analysis Scheme, para o Português Brasileiro (VPAS-PB), do Laboratório de Análise Acústica e Cognição (LIAAC PUC-SP), foi editado, redimensionado e submetido à decupagem (em sequência de imagens), por meio de softwares de livre acesso do sistema operacional LINUX. As sequências de imagens geradas foram analisadas segundo as mobilizações prevalentes em quadros sucessivos e aquelas específicas em segmentos-chave, por meio de um roteiro de análise visual, que abordou aspectos de motricidade orofacial. Os resultados foram apresentados a partir do detalhamento das imagens e das correlações à avaliação perceptiva com base nos diferentes segmentos-chave para detecção de ajustes específicos de qualidade vocal.
RESULTADOS:
Os ajustes de qualidade vocal susceptíveis aos efeitos de percepção visual foram aqueles de lábios (estirados, arredondados, labiodentalização e extensão diminuída), mandíbula (aberta, fechada, protraída, extensão aumentada e diminuída), ponta de língua (avançada), faringe (constrição) e posição vertical de laringe (laringe elevada) no plano supralaríngeo e de hiperfunção de laringe e de trato vocal no plano dos ajustes de tensão.
CONCLUSÃO:
Os achados reforçam os efeitos da percepção visual da qualidade vocal nos planos dos ajustes supralaríngeos e de tensão, de acordo com princípios de modelo fonético como parâmetros para avaliação.
Palavras-chave: Percepção visual, Fonética, Qualidade vocal.