64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ESTUDO DOS BIOMAS BRASILEIROS A PARTIR DE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO PRÁTICO ALTERNATIVA
Kathriny Medeiros Pereira 1
Dayara Pamela Otaviano pereira da silva 1
Mayane de Holanda Ferreira 1
Jéssica Caroline de Brito Abreu 1
Jéssica Sousa Fontes 1
Jullys Allan Guimarães Gama 2
1. Depto de Ciências Biológicas - UNISULMA
2. Prof. Esp./ Orientador - Depto de Ciências Biológicas - UNISULMA
INTRODUÇÃO:
O ensino de Biologia, no Brasil, enfrenta graves dificuldades em relação à aprendizagem dos alunos, especialmente, pela restrição do método, tradicional e já ultrapassado, adotado pela grande maioria dos professores da área. Essa realidade se torna ainda mais premente, quando se trata do ensino de biologia em escolas públicas, pois, além da utilização maciça do livro didático e da falta de aplicabilidade prática do conteúdo ministrado, encontram-se professores e alunos desmotivados (PEREIRA; GOUVEIA, 2009). No município de Imperatriz-MA, mais de 90% dos professores, atuantes em escolas públicas e privadas, não realizam aulas práticas no ensino de biologia, alegando, quase sempre, falta de laboratórios e recursos adequados (SILVA; MORAIS; CUNHA, 2011). Partindo da premissa de que a biologia é uma ciência que depende diretamente da associação da teoria com a prática, para ser, de fato, compreendida, é que se propôs a realização desta pesquisa, que teve por objetivo, demonstrar, através do estudo de biomas brasileiros, que para se trabalhar a biologia de forma prática, podem ser utilizados recursos alternativos, de baixo custo, sem a necessidade direta de espaços especializados.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Mourão Rangel, situada na região central de Imperatriz-MA, no período de janeiro a março de 2012. O universo amostral foi constituído por uma turma de 40 alunos, destinada ao ensino de jovens e adultos, do período noturno. No primeiro momento, os alunos foram submetidos a uma exposição oral sobre o conteúdo, e em seguida, avaliados quanto ao grau de assimilação. Em um segundo momento, trabalhou-se de forma prática de duas maneiras – uma em sala e outra em campo, onde, inicialmente, foram entregues aos alunos desenhos impressos de mapas, revistas e livros para que os alunos recortassem diversas paisagens e em seguida procedessem à identificação dos respectivos biomas; e depois, pelo fato do município está localizado em uma área de ecótono, eles foram levados para a entrada da cidade, onde era possível a observação desse confronto de espécies da Amazônia e do Cerrado. Por fim, realizou-se nova avaliação a fim de verificar diferenças no grau de assimilação geral.
RESULTADOS:
Os principais resultados alcançados foram os seguintes: após as aulas expositivas, contemplando o modo tradicional em que estão habituados, foi constatado um alto grau de dispersão dos alunos, bem como um baixo índice de assimilação do conteúdo ministrado – apenas 15% da turma respondeu de forma correta os questionamentos acerca dos biomas em estudo. Quando do trabalho prático, ainda em relação às atividades em sala, os alunos já demonstraram maior interesse, e, na avaliação das montagens das paisagens, obteve-se um índice de aproveitamento de mais de 40% da turma; nas atividades finais, quando os alunos tiveram contato direto com as espécies características dos biomas da Amazônia e do Cerrado, este índice aumentou para mais de 70%.
CONCLUSÃO:
Diante do que foi apresentado, acredita-se que a principal forma de instigar e promover uma reaproximação dos alunos aos conteúdos ligados às ciências biológicas, possa ser feita, gradativamente, por meio da implementação de aulas práticas. Deve-se pensar também em uma atualização didática, acrescentando novas tecnologias, como complemento e suporte auxiliar. Haja vista que, os problemas enfrentados pelas instituições como, indisciplina e falta de interesse, devem-se, em boa parte, pelo ensino arcaico e pelo uso de materiais que não mais condizem com a realidade dos alunos.
Palavras-chave: Biomas brasileiros, Estratégia metodológica, Aulas práticas.