64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas
A PERCEPÇÃO DOS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN
José Igor Rebouças de Oliveira 1
Geminy Lopes dos Santos 2
Hudson do Vale de Oliveira 3
Andréa Kaliany da Costa Lima 4
1. Departamento de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
2. Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
3. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR.
4. Professora MSc./Orientadora – Departamento de Administração/FACEM/UERN.
INTRODUÇÃO:
As grandes organizações na atualidade têm percebido o diferencial competitivo que as pessoas possuem dentro do ambiente empresarial e investido fortemente em ações educacionais estruturadas com o objetivo de melhorar o seu desempenho e atingir patamares mais elevados de lucratividade. A Educação Corporativa, foco do nosso trabalho, emerge como uma solução nova diante dessa realidade. O objetivo geral a que nos propomos com a presente pesquisa é o de analisar a percepção dos funcionários que atuam em uma instituição financeira da cidade de Mossoró-RN sobre os princípios educacionais que fundamentam a atuação pedagógica de sua Universidade Corporativa. O presente estudo se justifica visto que a empresa tem investido fortemente nessa área de atuação e por ser um tema novo, pouco discutido nas disciplinas curriculares do curso de Administração, mas de importância fundamental nas grandes corporações atuais. Um estudo dessa ordem pode oferecer uma grande contribuição acadêmica e, também, um aperfeiçoamento das ações desta instituição no caminho da aprendizagem continuada.
METODOLOGIA:
De acordo com as classificações da pesquisa apontadas por Silva e Menezes (2001), a presente pesquisa pode ser caracterizada como: aplicada, em função da natureza; qualitativa e quantitativa, em função da abordagem do problema; exploratória, em função dos objetivos; e um estudo de caso, em função dos procedimentos técnicos adotados. A pesquisa bibliográfica também está presente. O universo é um total de trinta e oito funcionários, excluindo-se seis ausentes, ou seja, trinta e dois respondentes sendo que, destes, houve duas abstenções, resultando em um total de trinta questionários respondidos e devolvidos para análise. O questionário foi dividido em três partes, a saber: 1) Identificação do perfil: com o objetivo de conhecer o respondente (gênero, idade, tempo de serviço, formação acadêmica e formação na instituição, por exemplo); 2) Identificação dos princípios educacionais (o aluno como sujeito da aprendizagem; diálogo e conscientização; problematização da realidade; abordagem complexa e visão multirreferencial; e aprender a aprender): foi utilizada uma escala do tipo Likert, que é recomendada quando se avalia a intensidade de uma percepção ou sentimento; e 3) Desenvolvimento profissional: formulado através de perguntas abertas para dar maior liberdade ao respondente. Os dados obtidos foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS:
A proposta político-pedagógica para atuação em Gestão de Pessoas da instituição financeira analisada a partir do ano de 2008 define 5 Princípios Educacionais. Em relação ao primeiro princípio educacional, o aluno como sujeito da aprendizagem, o resultado obtido, considerando os dois itens de concordância (concordo plenamente e concordo), é praticamente 90% de assimilação com este princípio. O segundo princípio versa sobre como é conduzido o trabalho docente na educadoria da instituição, ou seja, se há respeito mútuo entre o educador e o educando e se o processo educacional se desenvolve por meio do diálogo e da capacidade de intervir na realidade. Nesse sentido, 62% dos respondentes afirmaram está na faixa de concordância deste princípio (concordo plenamente – 22%; e concordo – 40%). No terceiro princípio, problematização da realidade, houve praticamente 80% de assimilação por parte dos respondentes. A abordagem complexa e visão multireferencial, quarto princípio, trata do enfoque sistêmico e articulado de como são conduzidos os estudos e da conjugação de diferentes perspectivas. Para esse princípio, praticamente 60% dos respondentes (concordo plenamente – 8%; e concordo – 51%) afirmaram concordar com o que ele se refere. Por fim, o quinto princípio, aprender a aprender, que versa sobre a construção do conhecimento e de como o trabalho educativo objetiva desenvolver no educando a capacidade de aprender, apresenta 68% dos respondentes dentro da faixa de concordância.
CONCLUSÃO:
Pela análise, na conclusão do estudo, verificou-se que a atuação da universidade corporativa na instituição financeira considerada é eficaz e que os seus princípios pedagógicos são aceitos, assimilados e percebidos pela maioria dos funcionários. Este estudo oferece abertura para novas pesquisas, bem como sugestões para outras pesquisas com base nesta temática. Autores da área da Administração e da área da Educação foram confrontados e o estudo teórico confirmou que a educação é um tema que permeia vários setores da sociedade, inclusive o corporativo, e é dimensão fundamental para garantir a competitividade nas empresas.
Palavras-chave: Educação, Organizações, Universidade..