64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
DO MANGUE AO SERTÃO: LUIZ GONZAGA - HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO REI DO BAIÃO
Fabiana da Conceição de Lacerda 1
Maria Cristina Rocha de Oliveira 1
Valdelúzia Maria Coelho 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer - SEEL/PCR
INTRODUÇÃO:
Embasados na temática da Secretaria de Educação Esporte e Lazer – SEEL da Prefeitura da Cidade do Recife que em 2012 aborda Luiz Gonzaga, procuramos elaborar esse projeto de aprendizagem junto aos estudantes da Escola Itinerante de Informática 3, com o intuito de fazê-los conhecer o legado do cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Luiz Gonzaga, o rei do Baião, uma vez que ele é um personagem ícone do Nordeste Brasileiro e grande responsável por difundir a cultura nordestina ao abordar em suas canções temas de relevância social como a sustentabilidade, os conflitos sociais, políticos e econômicos, descrevendo o fazer cotidiano e o jeito de ser do povo de sua terra natal, e, a partir desse conhecimento, os estudantes possam refletir e conscientizarem-se sobre a imprescindível importância da sustentabilidade social e, consequentemente, venham a propor e promover ações que visem a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Estabelecemos como objetivo geral a definição de ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos cidadãos em relação ao uso do meio ambiente sem comprometer o futuro das próximas gerações, pensando nas formas de sua preservação, usando diversidades textuais para pontuar o uso dos recursos ambientais de forma inteligente, além de estabelecer critérios de julgamento sobre a relevância em relação à sustentabilidade.
METODOLOGIA:
O caminho pelo qual procuramos alcançar os objetivos propostos para conduzir o trabalho com os estudantes com idade a partir de 14 anos, localizados nas comunidades da Região Político-Administrativa 3 (RPA3) da Cidade do Recife foi através do desenvolvimento de um clima de respeito mútuo, estimulando a liberdade de expressão de cada um sobre sua maneira diferente de compreender o mundo, bem como a promoção de formas para a definição compartilhada de parâmetros nas relações e nas regras para a convivência com as diferenças tanto individuais como ambientais.
Procuramos promover a articulação das formas de trabalho, eleitas pelos alunos, com seus objetivos, interesses e formas de aprender voltadas para o gerenciamento e organização do ambiente de aprendizagem.
As atividades desenvolvidas embasaram-se no estudo do legado de Luiz Gonzaga com pesquisas em acervos digitais e pessoais de professores e nas diversas mídias sobre sua trajetória social e, a partir do conhecimento desses aspectos, refletir, analisar, confrontar, resignificar no que tange à sustentabilidade e aos problemas sócio-culturais.
Sendo assim, procuramos promover e registrar o protagonismo dos envolvidos através da elaboração de um livro digital constituído a partir da coletânea dos textos digitais de diferentes gêneros textuais elaborados pelos estudantes.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos a partir da elaboração desse projeto de aprendizagem foram bastante enriquecedores tanto para os estudantes quanto para os demais envolvidos, pois juntos, conseguimos, através da interação, do respeito mútuo, discernimento e trabalho colaborativo, estimular a conscientização para a sustentabilidade, a responsabilidade e cuidados necessários para que preservemos o nosso planeta e utilizemos com cuidado e responsabilidade os recursos naturais. Essa conscientização foi sendo construída a partir da reflexão e análise, através das atividades realizadas que tiveram como arcabouço o legado e as canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, tendo como resultados produções digitais de autoria dos estudantes e estas, por sua vez, culminaram em um livro digital.
CONCLUSÃO:
Consideramos que obtivemos êxito uma vez que alcançamos os objetivos propostos que se referiam à conscientização em relação à sustentabilidade e, consequentemente, ao uso dos recursos naturais.
Essa afirmação se sustenta nos diversos relatos e nas produções digitais de autoria dos estudantes bem como nos registros fotográficos e audiovisuais com depoimentos e experimentos realizados ao longo da trajetória do projeto.
Ao estimular o estudante a uma interação e propor uma reflexão sobre Luiz Gonzaga o “Rei do Baião”, transpondo algumas de suas músicas como elemento estimulatório para o estudo de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Preservação da Água, Ecologia, entre outros, foram focadas no processo “tecnologia e cidadania” tendo a característica natural delas: apoio ao desenvolvimento, à aprendizagem, ao “fazer”; foram “instrumentos para potencializar as ações” e enriqueceram o processo. Promoveram a aprendizagem colaborativa. É no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer” que as tecnologias foram aprendidas. O projeto teve naturalmente a característica de aprendizagem colaborativa e permitiu que não apenas os estudantes aprendessem de forma colaborativa, mas também os seus professores.
É no “aprender a aprender” e no “aprender a fazer” que construímos um “livro digital” onde estudantes autores registraram suas produções embasadas nos estudos e experimentos que foram realizados.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Luiz Gonzaga, Tecnologia.