64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AS EXPECTATIVAS DA FAMÍLIA PARA COM A ESCOLA: uma análise a partir dos depoimentos de pais e responsáveis pelas crianças estudantes de duas escolas públicas de Mossoró - RN
Adailza Torres de Oliveira 1
Francisca Neuma dos Santos 2
Isabele Reiciele de Sá 3
Francisca Maria Gomes Cabral Soares 4
1. Depto. de Educação, Fac. de Educação– UERN
2. Depto. de Educação, Fac. de Educação– UERN
3. Depto. de Educação, Fac. de Educação– UERN
4. Profª. Ms. / Orientadora – Depto. de Educação, Fac. de Educação – UERN
INTRODUÇÃO:
A busca constante por uma educação de qualidade faz com que os pais desejem que a escola prepare seus filhos para além do convívio social, ou seja, preparação para vida, assim atribuindo a educação escolar a responsabilidade de formar cidadãos críticos e responsáveis que adquiram valores pautados na construção da ética e do respeito para instituir o convívio harmonioso e uma sociedade mais justa para todos. Diante da necessidade de estudarmos o que a família espera da educação que a escola oferece aos seus filhos, e qual a importância que estes dão a mesma, realizamos uma investigação, com os pais dos alunos de duas Escolas Públicas Estaduais. Ambas localizadas em um bairro da periferia da cidade de Mossoró - RN. Nossa intenção de estudo buscou perceber o que a família realmente deseja da instituição educativa. Para isso, utilizarmos entrevistas e questionários com perguntas abertas e fechadas, os resultados demonstram que: os pais das duas instituições consideram ser a educação importante para a formação dos seus filhos e esperam que esta os prepare para vida e para o mercado de trabalho.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada foi um estudo exploratório para fins de diagnóstico, para isso foram aplicados questionários com os pais das escolas pesquisadas, 87 questionários com os pais das duas escolas, com o objetivo de identificar o que essas famílias esperam da educação escolar. A pesquisa foi realizada nas escolas no período de outubro a novembro de 2011. A construção dos dados foi feita pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID).
RESULTADOS:
O QUE AS FAMÍLIAS ESPERAM DA ESCOLA PARA A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS?
Referente à questão citada acima, dos 30 pais, de uma das escolas que responderam ao questionário 23 esperam que a escola prepare seus filhos para serem futuros profissionais e 08 anseiam uma preparação para a vida. Já os pais da outra escola, dos 57 pesquisados 24 esperam uma preparação profissional e 31 anseiam uma preparação para a vida e 02 preferiram não responder. Com essa análise refletimos que os pais da segunda instituição de ensino dão mais importância à formação do individuo como seres sociais que precisam de valores humanos, do que especificamente uma formação profissional que prepare o aluno somente para atuação profissional. Ressaltamos também que na segunda escola há uma participação mais efetiva dos pais e maior relacionamento com as professoras, o que provavelmente desvela para nós que ao refletir junto escola e família geram expectativas mais próximas.
CONCLUSÃO:
Percebemos que a pesquisa foi muito importante para conhecemos melhor as famílias e suas expectativas em relação ao que elas esperam da escola, já que as mesmas consideram a educação de suma importância para a formação de seus filhos. Sabemos que para isso se realizar é preciso que não só a família, mas, também a escola faça sua parte, onde esta última deve organizar conteúdos e metodologias que proporcione para os alunos um aprendizado significativo, considerando o meio social em que a criança convive. Por meio do nosso trabalho, podemos refletir e dizer que a relação entre família e escola é de fundamental importância para que aconteça uma educação de qualidade. Portanto, cabe a cada uma, família e escola, refletir e assumir sua parte, visando formar um cidadão crítico que consiga adquirir uma transformação social, por meio de uma ação coletiva dessas instituições. Ainda ressaltamos que a construção diária pode fazer com que isso se torne realidade. Diante do exposto, afirmamos que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem proporcionado experiências enriquecedoras e mais próximas da realidade escolar como essa já mencionada anteriormente, assim contribuindo e incentivando a iniciação à docência e a prática da pesquisa sobre o ensino.
Palavras-chave: Educação, Escola, Família.